Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto061.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/03/14 20:10:16
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão
CUBATÃO DE ANTIGAMENTE
Uma prova de kart em 2002
O Kartódromo Nélson Piquet foi inaugurado pela Prefeitura de Cubatão em 1981, na gestão do prefeito Nei Eduardo Serra, com uma pista de 480 metros de comprimento situada em terreno atrás do Paço Municipal (confluência das ruas Bernardo Pinto e Embaixador Pedro de Toledo e entre as ruas Ana Nery e Professora Ana Dias). Antes disso, as corridas de veículos tipo kart aconteciam nas ruas das cidades da região, fechadas ao trânsito em horários e trechos determinados previamente. Mas, nos últimos anos, são raras corridas como essa de 2002:


Foto: Arquivo/Departamento de Imprensa/Prefeitura Municipal de Cubatão


Foto: Arquivo/Departamento de Imprensa/Prefeitura Municipal de Cubatão


Foto: Arquivo/Departamento de Imprensa/Prefeitura Municipal de Cubatão


Foto: Arquivo/Departamento de Imprensa/Prefeitura Municipal de Cubatão


Foto: Arquivo/Departamento de Imprensa/Prefeitura Municipal de Cubatão


Foto: Arquivo/Departamento de Imprensa/Prefeitura Municipal de Cubatão

Clique nesta imagem para obter o vídeo em formato MP4/FLV
Uma corrida no Kartódromo de Cubatão - Largada na categoria de veículos 13 hp, na reinauguração do local em um domingo de abril de 2008

Vídeo postado no site YouTube por David Lopes Filho em 21/4/2008 (acesso: 20/8/2013)

Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter o vídeo em formato MP4/FLV (3,94 MB)

Anos depois de instalado no terreno atrás do prédio da Prefeitura, e como continuou acontecendo nas décadas seguintes, surgiram planos para a mudança do local. Em 1987, chegou a ser anunciada para breve a instalação do Kartódromo no sítio Cotia-Pará, como registra esta matéria publicada em janeiro de 1987, nas páginas 1 e 3 da edição 25/Ano I do boletim informativo Cubatão - Governo com o povo, produzido pela Prefeitura Municipal de Cubatão (ortografia atualizada nesta transcrição):


Imagem: reprodução parcial da página 1 com a matéria

Pista de Kart vai ajudar na mudança da imagem de Cubatão


O kartódromo vai ocupar área de preservação ambiental

Foto publicada na página 1 com a matéria

Passarelli quer construir kartódromo ainda este ano

Ainda este ano, o prefeito José Osvaldo Passarelli pretende contratar as obras de construção do kartódromo, que vai ocupar uma grande parte da área do sítio Cotia-Pará, bem próximo ao Viveiro de Mudas da Prefeitura.

Serão ao todo mais de mil metros de pista, das quais 541 em trechos de reta e o restante do percurso em curvas, pavimentados com asfalto. Para desenvolver o projeto, o arquiteto Sérgio Lucon, da Secretaria de Planejamento do Município, foi buscar orientação de técnicos da Federação Paulista de Kart, que determinaram os padrões oficiais necessários a uma competição completa, qualquer que seja a categoria. Por isso mesmo, o cuidado também na projeção de pistas alternativas, para limitar distâncias de percurso. Ao final da grande reta de chegada, que passa bem defronte das arquibancadas, há, ainda, a entrada para os boxes, com a respectiva pista de desaceleração.

Atualmente uma firma já contratada pela Prefeitura está fazendo os trabalhos de sondagem do solo, no Cotia-Pará, para verificar se existe material próprio para a realização de aterro hidráulico da área, o que facilitaria, inclusive, a regularização do local, deixando-a em condições mais firmes à realização da obra.

Consta do projeto a construção de uma arquibancada, com 8 lances de escada de 80 metros cada um, para poder acomodar aproximadamente 1.300 pessoas. Sob esta arquibancada, sanitários, depósito e grande cantina formam esta parte do conjunto.

O projeto do kartódromo já foi aprovado pelo prefeito, que o encaminhou à Secretaria de Obras, para que esta contrate os projetos complementares de elétrica, hidráulica e esgotos e, em seguida, solicite as obras no seu todo.

Os 38 boxes serão cobertos, como acontecerá também com a área para abastecimento e que contará com tambores para armazenamento de 200 litros de combustível. Em dois pavimentos, na pista, será erguida uma torre, em alvenaria, para acomodar o diretor e o cronometrista das provas.

Como toda pista moderna, a do kartódromo de Cubatão terá separação, no seu miolo, por extensos gramados. E o arquiteto não esqueceu, também, das demais áreas administrativas, como é o caso da secretaria, oficina, cantina, posto médico, sanitários, estacionamento para ambulância e outro para o público, entre outras dependências dessa natureza.

Toda a área do kartódromo será cercada, grande parte com tela de arame galvanizado, e o perímetro fronteiriço aos boxes e à portaria com muro de alvenaria.

O kartódromo vai integrar a grande área de lazer que Passarelli pretende criar nas terras que compõem o Sítio Cotia-Pará, onde não pode ser dada outra destinação a não ser a recreativa de preservação ambiental, já que uma lei aprovada pela Câmara Municipal atendeu proposta nesse sentido do então vereador Paulo Nogueira. Além do mais, a opção do prefeito pelo kart visa à incrementação desse esporte, hoje bastante difundido e com perspectiva de atrair visitantes a Cubatão.


A área para o kartódromo receberá aterro hidráulico

Imagem: reprodução parcial da página 3 com a matéria

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais