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AGENDA 21 - CUBATÃO 2020

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Clique na imagem para voltar ao índice de Agenda 21 Cubatão 2020Texto do livro "Cubatão 2020 - A Cidade que Queremos", lançado em 2006, incorporando com algumas modificações o diagnóstico da cidade e as propostas para realização até o ano 2020, dentro do projeto Agenda 21:
 

Imagem: reprodução da página. Fotos: Rolando Roebbelen

17 - Administração pública

17.1 COMPOSIÇÃO E EVOLUÇÃO DA RECEITA

A Constituição determina que 25% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), imposto estadual, seja destinado aos seus municípios. A distribuição é feita por meio do Índice de Retorno, no qual o valor adicionado no município tem peso de 76%; a população, 13%; a receita tributária própria, 5%; e outros itens, 6%.

A composição da receita municipal de Cubatão demonstra absoluta predominância dos recursos oriundos da aplicação do Índice de Retorno do ICMS, os quais representam 63% do total. Verifica-se, assim, que a indústria local é a principal fonte de receita do município.

As receitas próprias, aquelas referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), além de outros impostos e taxas de menor expressão, representam apenas 12% da receita líquida do município.

Observa-se, desde  2000, um expressivo aumento da receita líquida do município, causado pelo crescimento do valor adicionado gerado nas indústrias locais, maior do que nos outros municípios do estado, aumentando o Índice de Retorno do ICMS de Cubatão.

Em 2005, a arrecadação municipal ficou estimada em R$ 420 milhões, a maior entre todos os municípios da região metropolitana da Baixada Santista. Entretanto, sabe-se que em 2006 haverá uma diminuição do Índice de Retorno, já que ele é calculado com antecipação, a partir de dados dos dois anos anteriores.

Cubatão tem a terceira maior receita entre os municípios da Baixada Santista e, comparada com a população, a maior receita per capita. O alto valor da  arrecadação municipal, entretanto, não coaduna com a situação dos próprios públicos e a qualidade dos serviços prestados.

Receita Total dos Municípios em 2003

Município

Receita em 1000 reais

População estimada

Receita per capita

Cubatão

274.938

117.120

2.347

Bertioga

87.751

39.565

2.218

Santos

570.737

418.255

1.365

Guarujá

337.114

292.828

1.151

Mongaguá

49.021

43.344

1.131

P. Grande

231.510

229.542

1.009

Peruíbe

61.538

61.034

1.008

Itanhaém

78.651

85.294

   922

S. Vicente

212.165

321.474

  660

Fonte: Ministério de Fazenda/Secretaria do Tesouro Nacional/FINBRA, 
MuniNet - Rede Brasileira para o Desenvolvimento Municipal e IBGE


Uma ameaça potencial  à receita municipal em Cubatão é a Reforma Tributária que, eventualmente, poderá reduzir a participação dos municípios produtores e portanto geradores do ICMS, em prol dos municípios consumidores.

17.2 ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

A estrutura municipal é composta da administração direta, duas autarquias: Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e Caixa de Previdência dos Servidores; e uma empresa de economia mista, que é a Companhia Cubatense de Urbanização e Saneamento (Cursan).

Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), foi alterado o procedimento das administrações municipais em relação a autarquias e empresas mistas, eliminando-se as vantagens que outrora justificavam sua existência. Esse fato levou muitas delas à extinção na maioria dos municípios brasileiros.

Em decorrência da desatualização do sistema de controle financeiro da prefeitura, não existem balancetes consolidados e informações detalhadas acerca da escrituração das receitas da CMT e Cursan.

No caso específico da Cursan, a administração municipal, na impossibilidade legal de promover o repasse de recursos, mesmo a título de subsídio, aliada ao fato de a empresa não gerar  receitas, tem realizado permanentes aumentos de capital para cobrir gastos correntes, sendo que, em 2004, esse tipo de operação envolveu  R$ 4 milhões.

Também a CMT tem dificuldade de gerar recursos próprios, fato explicado em parte porque a população da cidade busca licenciar seus veículos em outros municípios da região. Assim, os sucessivos repasses da prefeitura são feitos sob a rubrica de ressarcimento aos serviços prestados pelo pessoal cedido à municipalidade, sem correspondência com o contingente de servidores cedidos.

Apesar das transferências da prefeitura, o déficit destas empresas cresce rapidamente. Obrigações trabalhistas - principalmente na Cursan - são relegadas a segundo plano, e a PMC vem assumindo a responsabilidade pela quitação das dívidas acumuladas.

Em relação às despesas da prefeitura, a maior delas refere-se ao pagamento de pessoal. Em 2004, representou 50% da receita corrente líquida, muito próximo do limite prudencial de 51,3% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Os investimentos representaram 4,8% da receita, em torno de R$ 16 milhões.

Quanto à amortização das dívidas, representou 10,3% do orçamento, sendo que o pagamento de precatórios foi de R$ 23 milhões, representando 6,9% do total, ou 66% das amortizações. Somando-se os juros, o gasto total com a dívida alcança 13% da receita corrente líquida.

Quanto à Caixa de Previdência, verifica-se que a prefeitura é devedora à Caixa por empréstimo de mais de 50 milhões de reais. Além disso, estudo atuarial recente, feito pelo Banco do Brasil, indica déficit da mesma ordem no Fundo de Previdência, o que indica a necessidade de ações para garantir sua sustentabilidade. Além disso, o modelo gerencial da Caixa é centralizado, sem a participação dos servidores.

Dados do balanço financeiro - 2004 - Prefeitura Municipal de Cubatão
(em mil reais)

Itens

R$

%

Receita Corrente Líquida

333.379

100

Despesa corrente

261.531

78,4

Das quais com pessoal

166.530

50,0

Investimentos

  15.986

4,8

Amortização da dívida

  34.516

10,3

Juros da dívida

    8.737

2,6

Quadro de Servidores da Administração Municipal em Cubatão

Nível básico

1.128

Nível médio

1.122

Nível superior 

1.347

Total

3.597

Fonte: Sec. de Administração

Despesas da Prefeitura Municipal de Cubatão -  2004 (em mil reais)

Discriminação

Realizado

Legislativo
19.666
Judiciário
42
Essencial à Justiça
110
Administração
114.553
Assistência social
5.407
Assistência à  criança e ao adolescente
2.569
          
Assistência comunitária
2.839
 
Previdência social
84.701
Saúde
74.077
Atenção básica
46.477
 
Assistência hospitalar e ambulatorial
25.394
 
Alimentação e nutrição
2.205
 
Trabalho
2.088
Proteção e benef. ao trabalhador
541
 
Empregabilidade
1.547
 
Educação
71.220
Ensino fundamental
45.801
 
Ensino médio
0
 
Ensino superior
580
 
Educação infantil
24.565
 
Educação especial
275
 
Cultura
2.615
Urbanismo
6.590
Infra-estrutura urbana
274
 
Serviços urbanos
6.316
 
Habitação
374
Saneamento
304
Gestão ambiental
9.163
Preservação e conservação ambiental
9
 
Controle ambiental
9.154
 
Comércio e serviços
497
Turismo
497
 
Desporto e lazer
546
Encargos especiais
46.886
Serviço da dívida interna
43.293
 
Outros encargos especiais
3.593
 
Total
438.839

O quadro de servidores é composto de 3.597 servidores, dos quais 38% têm nível superior e 197 cargos comissionados. Acredita-se que nos serviços básicos exista um número de funcionários maior do que o necessário.

Observa-se uma disparidade entre os níveis salariais do mercado e os pagos na prefeitura: para o nível básico são elevados e para o nível técnico, baixos.

O grande número de servidores, situação salarial sem critério, e a não obediência a um plano de carreiras definido, implica em um alto comprometimento da receita e problemas administrativos de difícil solução.

A tendência mundial de terceirização de serviços básicos não vem sendo implementada em Cubatão, o que promove o inchamento da prefeitura, gerando gastos elevados com pagamento de pessoal e contenção em novos investimentos.

A administração municipal não se estruturou para acompanhar o progresso e as novas tecnologias que se desenvolveram no serviço público. Não existe um sistema de planejamento estratégico, e nem mesmo um plano de governo vem sendo adotado de forma efetiva. As decisões são tomadas em função das emergências e sem visão integrada e de longo prazo.

Em muitos casos, falta à prefeitura estrutura e capacidade de elaborar projetos para a captação de recursos de fontes disponíveis, sejam federais e estaduais, de bancos oficiais ou de outras fontes.

A participação da população não tem sido efetiva, apesar da existência oficial de 18 conselhos com os mais diversos objetivos. A participação nesses conselhos precisa ser incentivada por meio da conscientização da população e melhoria dos procedimentos deliberativos.

Cristalizou-se ao longo dos anos a prática de uma política paternalista/assistencialista que mantém feudos eleitorais. Por essa razão, talvez se explique a tolerância na contenção de invasões.

Existe em Cubatão uma discussão a respeito do fato de que alguns dirigentes públicos não residem no município Para alguns representa um ponto fraco, enquanto para outros o fundamental é que sejam bons administradores e se dediquem à cidade.

PONTOS FORTES
Alta receita do município.
Previsão de crescimento de atividades industriais, gerando receita adicional para a prefeitura.
Existência de capacitação técnica no corpo de servidores da prefeitura.
Infra-estrutura de serviços públicos na área urbanizada.
Caixa da Previdência estruturada.

PONTOS FRACOS
O alto valor das despesas com pagamento de precatórios.
Déficit atuarial no Fundo de Previdência e deficiências no modelo de gestão da Caixa de Previdência.
Inexistência de plano de carreira satisfatório em relação à distribuição de cargos e salários.
Más condições de trabalho, lay-out deficiente e espaço inadequado nos órgãos públicos.
Desvio de função de servidores municipais.
Falta de participação da comunidade nos conselhos.
Inexistência de um sistema de planejamento estratégico na prefeitura.
Baixo nível de terceirização.
Economia do município centrada em única atividade.
Existência de populismo/assistencialismo na política do município.
Subutilização dos equipamentos públicos.
Ingerência política e nepotismo na designação dos cargos e no funcionamento da administração.
Falta de credibilidade do serviço público.
Inoperância, por parte da prefeitura, na busca da participação solidária das indústrias.
Excessivo número de cargos comissionados.
Falta de informação e integração entre as secretarias e outros órgãos da administração.
Falta de estrutura da administração municipal para elaborar projetos para a captação de recursos de fontes disponíveis, sejam federais, estaduais, de bancos oficiais ou de outras fontes.
Estrutura informal se sobrepondo à formal.
Falta de investimento na capacitação de funcionários públicos.

OPORTUNIDADE
Possibilidade de Implantação do Projeto de Gestão Ambiental e Renovação Urbana de Cubatão, com apoio do Banco Mundial, para realocar e urbanizar áreas de ocupação desordenada.

AMEAÇA
Possível reforma tributária reduzindo o repasse de ICMS aos municípios geradores.

Câmara Municipal de Cubatão

Foto: Rolando Roebbelen, publicada no livro Agenda 21 Cubatão 2020

Cenários, Estratégias e Meta

CENÁRIO INERCIAL

A receita do município estará reduzida, em razão do acentuado decréscimo do índice de retorno do ICMS. A máquina administrativa estará inchada, as condições de trabalho precárias e os salários reduzidos. A população não terá participação efetiva nas decisões sobre os destinos da cidade, a qual estará sendo administrada em função das necessidades que se apresentam e sem um projeto de longo prazo. Os projetos e programas em parceria com organismos federais ou internacionais não terão se realizado pelas dificuldades de a prefeitura obter certidões e oferecer garantias, devido a repetidos déficits orçamentários e financeiros. O Fundo de Previdência estará deficitário, necessitando de aportes de recursos da prefeitura para fazer frente ao pagamento dos inativos. A CMT e a Cursan estarão em dificuldades financeiras.

CENÁRIO DESEJÁVEL

A Prefeitura Municipal de Cubatão estará com suas finanças equilibradas, e atuando de forma eficiente, com os servidores públicos motivados e atenciosos no atendimento aos munícipes. Os serviços estarão informatizados, facilitando o atendimento ao cidadão. A terceirização de serviços básicos terá reduzido gastos e permitido a especialização dos servidores. O Fundo de Previdência estará devidamente lastreado e superavitáiro.

ESTRATÉGIAS

Realizar reforma administrativa.

Realizar terceirização paulatina de alguns serviços básicos.

Melhorar as condições de trabalho dos servidores e promover o seu permanente treinamento.

Implantar um sistema informatizado global na prefeitura, para facilitar o atendimento à população.

Aumentar a receita própria do município.

Promover ações de indução ao desenvolvimento econômico, para aumentar a receita do município.

META

Implantar um modelo de gestão para a qualidade e certificar os procedimentos de atendimento direto ao público da Prefeitura Municipal de Cubatão pelas normas ISO 9000, ISO 14000, OHSAS 18000 e outras adequadas.

Acesso à Avenida Joaquim Miguel Couto

Foto: Rolando Roebbelen, publicada no livro Agenda 21 Cubatão 2020

Ações e Projetos

Ações e Projetos Responsáveis Parceiros Prazos
1 - Adotar um Plano Estratégico da Prefeitura Municipal para nortear as decisões e procedimentos da prefeitura, com base na Agenda 21 de Cubatão. Prefeito e Secretaria Municipal de Planejamento Assessoria de Projetos Especiais curto
2 - Manter o Conselho Consultivo da Agenda 21, como uma instância opinativa, com o objetivo de acompanhar e impulsionar a implementação da Agenda 21. Prefeitura Municipal de Cubatão Cide, Ciesp imediato
3 - Elaborar um novo estudo atuarial procurando o equilíbrio financeiro do Fundo de Previdência e negociar a efetivação do aporte de capital pela Prefeitura Municipal de Cubatão e o pagamento da dívida da prefeitura contraída com a Caixa de Previdência, conforme obrigatório por lei. Secretaria Municipal de Planejamento Secretaria Municipal de Finanças, Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos, Caixa de Previdência curto
4 - Reestruturar a Prefeitura Municipal de Cubatão e realizar a reforma administrativa para reequilibrar o quadro de servidores, sanar questões relacionadas a desvios de função, corrigir distorções e adequar os níveis salariais às responsabilidades assumidas e aos patamares legais e de mercado, proibir o nepotismo e priorizar a paulatina terceirização de alguns serviços básicos. Secretaria Municipal de Administração   curto e médio
5 - Criar programas de treinamento e requalificação dos servidores. Prefeitura Municipal de Cubatão e Secretaria Municipal de Administração   imediato e permanente
6 - Reestruturar os ambientes a fim de melhorar as condições de trabalho, inclusive com a renovação de mobiliário, equipamentos, iluminação, a fim de proporcionar conforto e segurança e adequação dos ambientes às pessoas com deficiência. Prefeitura Municipal de Cubatão e Secretaria Municipal de Administração   imediato e permanente
7 - Implantar Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), envolvendo um novo sistema de informatização global, com a disponibilização de terminais informatizados no município, oferecendo acesso a informações e serviços ao cidadão. Prefeitura Municipal de Cubatão e Secretaria Municipal de Administração   médio
8 - Realizar um programa de divulgação da melhoria ambiental de Cubatão em âmbito nacional e internacional. Prefeitura Municipal de Cubatão e Ação Governamental Secretaria Municipal de Planejamento imediato e permanente
9 - Promover ações de diversificação das atividades econômicas, conforme abordado em outros temas, visando aumentar a arrecadação de impostos pelo município. Secretaria Municipal de Planejamento   imediato e permanente
10 - Criar incentivo e realizar fiscalização para que a população de Cubatão passe a licenciar seus veículos no município, para aumentar a receita da municipalidade. CMT Polícia Civil, Polícia Militar curto
11 - Realizar um programa de educação para o trânsito destinado à população de Cubatão. CMT Polícia Civil, Polícia Militar curto
12 - Contratar a Cursan para assumir os serviços de manutenção dos prédios públicos do município e outros, garantindo receita permanente, e modificar a lei de forma a que ela possa prestar serviços a terceiros e ampliar seu campo de atuação. Prefeitura Municipal de Cubatão   imediato e permanente
13 - Ampliar a participação da população no orçamento participativo, nos conselhos municipais e outras instâncias da administração, com maior difusão e informação. Prefeitura Municipal de Cubatão   imediato e permanente
14 - Realizar consolidação das leis municipais, simplificando e aperfeiçoando a legislação. Prefeitura Municipal de Cubatão   médio
15 - Promover ação política de defesa da manutenção da receita tributária de Cubatão, como pólo de indústrias de base, no projeto de reforma tributária nacional. Prefeitura Municipal de Cubatão entidades da sociedade civil, empresas imediato e permanente
16 - Publicar anualmente o Boletim Informativo da Prefeitura, com todos os dados do município. Prefeitura Municipal de Cubatão   imediato e permanente
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