Clique aqui para voltar à página inicialAJUDA (Help)
http://www.novomilenio.inf.br/com/ajuda.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/21/09 13:40:15

Auxílio para a navegação em Novo Milênio

[Simplicidade] [Vínculos] [Letras e imagens] [Opções] [Grafia]
[Volta ao início] [Legendas e créditos] [Datação] [Privacidade]

For English users: sorry, this site is only in Portuguese. 
But some pages including any information in English, in this colour. Click here.

Embora procurando fazer com que a navegação seja o mais intuitiva possível, Novo Milênio reserva este espaço para esclarecer eventuais dúvidas do internauta, complementando ainda as informações contidas na proposta de atuação.

Novo Milênio é preparado para uso principalmente com navegadores que suportem frames (divisão da tela em sub-janelas), Java e JavaScript, em tela 800x640 pixels High Color. Alguns navegadores apresentam mínimas diferenças na exibição destas páginas, que Novo Milênio procura minimizar. No caso de estar desabilitado o uso de Java, serão perdidas algumas funcionalidades.

O recurso de quadros objetiva suportar a manutenção de um cabeçalho permanente no alto da tela com a data, a hora e o logo de Novo Milênio - no qual, clicando-se sobre o logo (Clique aqui para voltar à página inicial), é possível de qualquer ponto voltar à página principal.

Na página principal, o acesso às páginas é obtido clicando-se primeiro na editoria desejada, à esquerda, o que provoca mudanças na caixa de seleção à direita. Nesta, escolhe-se o setor e, se necessário, clica-se no botão OK.

Nas duas caixas de seleção, clique na seta para baixo (Imagem para efeito ilustrativo, sem funcionalidades) que existe do lado direito desse quadro para ver as opções e percorra a lista usando o mouse. Em algumas caixas de seleção há uma barra deslizante que dá acesso a mais informações.

O conteúdo de cada página é colocado dentro de um espaço à esquerda com a largura de 600 pixels, para garantir a visibilidade mesmo em equipamentos cuja resolução de tela seja de 640x480 pixels.

Simplicidade - Para manter máxima compatibilidade com os diferentes aplicativos de navegação Web, Novo Milênio evita usar os recursos mais sofisticados de que dispõe, que obriguem à instalação de plug-ins para o acesso à informação. Entretanto, esses recursos podem ser solicitados em casos específicos, quando o conteúdo original o exigir.

Na verdade, para gerar código de página mais "enxuto" e padronizado, Novo Milênio usava apenas o editor de páginas do Netscape Communicator (depois substituído pelo MS FrontPage) e o "Bloco de Notas" (Notepad) ou o Wordpad do Windows para o preparo das páginas. O tratamento das imagens geralmente usa apenas Paint Shop Pro (PSP) e o Paint do Windows.

Todavia, por ser padrão há alguns anos o suporte nos navegadores aos recursos Java e Javascript, Novo Milênio usa esses recursos na forma básica, para que mantenham a compatibilidade com os principais navegadores no mercado. Desabilitar esses recursos veda ao internauta a obtenção de algumas facilidades, como data e hora na barra negra do alto da página e a visualização de fotos cambiáveis em algumas páginas.

Novo Milênio usa moderadamente o recurso de quadros, mas também detecta se esse recurso estiver indisponível no navegador do usuário e informa sobre isso.

Vínculos - Todos os vínculos (links) internos do site são constantemente revistos, e Novo Milênio prima pela inexistência de vínculos internos "quebrados". Assim, desde já agradece a comunicação de eventuais problemas, por correio eletrônico, ao editor Carlos Pimentel Mendes.

No entanto, durante a transmissão (upload) dos dados para o servidor, pode ocorrer alguma falha não detectada de imediato. Pode também haver uma degradação do arquivo no servidor, por uma falha em disco rígido, por exemplo. Nos dois casos, Novo Milênio gostaria de receber essa informação, para imediato reparo.

A terceira possibilidade é que ocorra uma falha de comunicação entre o computador do internauta e o servidor - neste caso, a rechamada da página pelo internauta, alguns minutos ou algumas horas depois, poderá resolver. Também - em situações raras - pode ocorrer erro em função da página chamada ter uma versão antiga guardada na memória cache do próprio computador do internauta. Os programas de navegação possuem a função de limpar essa memória, que poderá resolver o problema.

Já os vínculos para endereços situados em outros servidores, de responsabilidade de terceiros, podem ser alterados por eles sem aviso, pela própria dinâmica da Internet. Nas páginas editoriais, datadas, o texto das notícias é mantido com os vínculos válidos no momento em que foi elaborado. Nas páginas de serviço, caso ocorra um vínculo "quebrado", Novo Milênio gostaria de ser comunicado para fazer a atualização.

A propósito, Novo Milênio evita vínculos para páginas com conteúdo notoriamente pernicioso ou maligno, analisando conscienciosamente, caso a caso, situações em que a divulgação de um endereço possa trazer conseqüências nefastas ou possa ser considerada como incentivo a práticas deletérias. Não há, porém, como prever que um site citado seja em algum momento invadido por hackers/crackers ou tenha seu conteúdo alterado/substituído depois da época em que as páginas foram visitadas. Novo Milênio procura visitar todas as páginas citadas, não só por essa razão como para confirmar a existência das mesmas e a correção de seus endereços eletrônicos.

Novo Milênio oferece alguns arquivos para cópia (download), como apresentações em PowerPoint, arquivos sonoros e executáveis. Alerta sempre, porém, para a necessidade do internauta manter atualizado seu sistema antivírus e anti-intrusão, pois não há como garantir que os equipamentos do provedor estejam imunes a invasões e adulteração de arquivos.

Letras e imagens - Todas as páginas de Novo Milênio apresentam o mesmo desenho básico, com fundo em cores degradée estudadas para facilitar a visibilidade do texto. Os textos são compostos em fonte de letra Verdana, desenvolvida para facilitar a leitura na tela, e presente na maioria dos programas de navegação. O menor corpo usado é o 8 e o maior (usado excepcionalmente) é o 36.

Embora os tamanhos sejam estudados para facilitar a leitura normal, o internauta geralmente tem no seu navegador o recurso de aumentar/diminuir fonte (o tamanho das letras).

Imagens de tamanho mínimo são usadas para compor os fundos de tela, inclusive nas tabelas, para garantir visualização semelhante em diferentes programas de navegação. Entretanto, eventual falha na recepção de uma página pode fazer com que o(s) fundo(s) de tela apareçam com cores uniformes, caso em que basta rechamar a página. Navegadores mais antigos poderão exibir apenas cores uniformes suaves como fundo de tela, especialmente dentro de tabelas: a solução é atualizar o programa usado para a navegação Web.

Todas as imagens usadas na ilustração das matérias têm largura máxima de 550 pixels. Quando for o caso, o internauta será convidado pela legenda da imagem a clicar na mesma para obter uma ampliação. Nesse caso, após ver a imagem ampliada, deve usar a opção de retrocesso existente no navegador, para voltar à página a partir da qual a imagem foi chamada.

Novo Milênio privilegia a qualidade e quantidade das imagens, procurando compatibilizar essa tendência com a rapidez no carregamento das páginas. Assim, imagens no padrão JPEG sofrem uma compressão fator .30 numa escala de 0 a 100, que não prejudica a qualidade mas reduz consideravalmente o tamanho do arquivo. Novo Milênio considera que eventuais demoras no carregamento de uma página deixarão de ser problema rapidamente, com o surgimento de novos recursos para acesso veloz à Internet e a padronização do uso de monitores de maior definição/tamanho.

Opções - No alto de cada página geralmente há um quadro de escolha com diversas opções, como este:

Clique na seta para baixo (Imagem para efeito ilustrativo, sem funcionalidades) que existe do lado direito desse quadro para ver as opções e percorra a lista usando o mouse. Se necessário, use a barra deslizante sob a seta para ver algum ítem que não esteja aparecendo nessa janela de opções. Encontrada a opção desejada, basta dar um clique sobre ela para obtê-la na tela. Neste exemplo, estaria sendo chamada a página Aplicativos:

Imagem para efeito ilustrativo, sem funcionalidades

Em diversas páginas, o mesmo recurso é utilizado para evitar que o grande número de opções disponíveis deixe a página visualmente "poluída".

Em páginas de certos blocos editoriais, esse quadro pode ser substituído por uma imagem clicável, ou o brasão da cidade, que levam à página de índice desse grupo.

Novo Milênio evita a abertura de novas janelas, só o fazendo em caso de necessidade imperiosa, como no caso da opção Hora Certa, que precisa receber atualização a cada segundo.

Volta ao início - Mesmo quando são visitadas páginas externas indicadas a partir de Novo Milênio, se o navegador suportar frames o cabeçalho de Novo Milênio poderá continuar aparecendo no alto da tela. Isto não significa responsabilidade sobre o conteúdo apresentado por terceiros, constituindo unicamente um recurso para facilitar a volta a Novo Milênio quando o internauta terminar a visita à página externa.

Cada página interna deste site também possui o logo (Clique aqui para voltar à página inicial), que permite o retorno à página principal, bastando clicar nele com o mouse.

As páginas também possuem uma barra flutuante, no canto inferior direito da tela, com pelo menos três símbolos: seta para cima, que ao ser clicada leva ao topo da página; seta para baixo, que leva ao rodapé da página; o símbolo Leva para a página inicial de Novo Milênio que leva à página principal do site. Quando a página for parte de uma série, também apresentará setas laterais que permitem o retorno à página anterior da série ou o avanço para a página seguinte.

Colocando-se a seta do mouse sobre os símbolos, nos navegadores mais modernos aparecerá uma caixa de texto especial explicando a função.

No alto de cada página há o título da seção ou o endereço permanente dessa página, que pode ser anotado para indicação a outras pessoas ou para buscas futuras. A propósito, Novo Milênio não vê inconveniente no uso dos chamados vínculos profundos, criados a partir de outros sites para suas páginas, e até estimula essa possibilidade - é uma das razões do endereço da página ser permanente.

Uma das seções das páginas principais e de índice é o serviço de localização por palavras-chave dentro do site, oferecido pelo servidor Google, que poderá facilitar ao internauta encontrar a informação desejada em meio às milhares de páginas deste site. A mesma caixa de pesquisa tem também a opção de fazer a consulta em toda a Internet.

Legendas e créditos - Nas matérias mais antigas, normalmente a legenda da ilustração só aparece quando a seta do mouse é posicionada sobre a imagem. É comum ainda a existência de vínculos sob as imagens apresentadas, da mesma forma que em alguns pontos do texto. Esses vínculos podem apontar tanto para outros lugares da mesma página como para outras páginas, externas ou sob responsabilidade de Novo Milênio. As páginas mais recentes substituíram esse recurso pela inclusão de legenda junto a cada foto.

Os créditos das imagens, quando estejam disponíveis e não estejam expressos no texto, aparecerão nas legendas, quando se coloca o ponteiro do mouse sobre elas. Capturas de tela da Web e imagens distribuídas como Divulgação não têm crédito de autoria assinalado. Capturas de tela de programas de televisão terão o crédito normalmente assinalado na legenda, caso não seja citado na própria imagem. Imagens digitalizadas por escaneamento terão, quando possível, identificada a publicação de origem. Fotos antigas ou cedidas por colecionadores terão, sempre que a informação esteja disponível, o crédito de autoria ou a quem cedeu a imagem.

Novo Milênio é partidário da livre difusão das informações. Assim, permite a livre cópia de seu conteúdo (exceto em caso de material produzido por terceiros e/ou com restrição expressa de seu autor), solicitando apenas que seja identificada a origem/autoria e, quando possível, seja informado o uso do material desejado, para efeitos estatísticos. É por essa razão que o internauta não encontra nas páginas deste site menções de copyright ou reserva de autoria. 

É política de Novo Milênio respeitar direitos de autoria de terceiros, ressalvado o direito de citar trechos de obras e apresentar imagens com identificação de autoria, conforme expresso nas legislações de direitos autorais. Em alguns casos, em que não seja possível identificar o autor, Novo Milênio fica no aguardo de que este se identifique para promover a alteração, atribuindo o crédito correspondente ou retirando o material do site, assim que solicitado. Interessa a Novo Milênio divulgar essa informação de autoria/acervo, pois facilitará aos pesquisadores a localização do material original e conferir as informações apresentadas, o que é uma forma de o site ter credibilidade.

Datação - No alto de cada página é informada a data da última modificação ocorrida nessa página, que pode ser em conteúdo ou apenas na aparência, correção de eventual erro de digitação etc. Essa data é gerada por um sistema datador que segue o padrão norte-americano (mês/dia/ano/horário). 

Verifique sempre essa data (ou, imediatamente acima, a data em que a matéria foi originalmente publicada, caso haja essa informação) pois normalmente as matérias publicadas não sofrem atualização e refletem apenas a realidade do momento em que foram escritas. Vínculos para páginas externas, citados nas matérias, poderão deixar de existir após a data de sua publicação, pela própria dinâmica da Internet.

As páginas de conteúdo informativo também usam um padrão de nomenclatura que facilita a identificação da época a que se referem, com datação na forma invertida ano/mês/semana/código de identificação/[.htm]. Assim, a página [0010bbps.htm] se refere à segunda semana (letra [b]) de outubro (mês [10]) do ano 2000 [00].  As letras [bps] indicam ser a página da seção semanal Bips. Por se referir ao ano 2000, seu endereço eletrônico completo, neste exemplo, é http:/www.novomilenio.inf.br/ano00/0010bbps.htm.

Em seções especiais, pode ser adotado o formato de quatro dígitos para o ano, mais dois para o mês e dois para o dia, como em http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20000612.htm, que se refere portanto a uma publicação ocorrida em 12 de junho de 2000.

Todas as páginas internas, diretórios (pastas), imagens e arquivos anexados usam, por padrão, denominações com letras minúsculas.

Grafia - Novo Milênio procura seguir as normas do Português do Brasil, tanto que hospeda as páginas do Movimento Nacional em Defesa da Língua Portuguesa (MNDLP). Em alguns casos, devido à própria velocidade necessária ao preparo dos textos, algum erro pode ser cometido, caso em que desde já se desculpa e agradece caso o leitor possa comunicar a falha. 

Nem sempre é possível traduzir termos de outros idiomas, que costumam permear os textos, especialmente em informática. Para isso é que inclui um amplo glossário próprio com a significação dos principais termos e coloca vínculos para dicionários e glossários específicos existentes na Internet.

Privacidade - Novo Milênio não coleta diretamente nenhuma informação dos internautas, nem as solicita. Entretanto, podem ser coletadas automaticamente por sites parceiros informações de uso estatístico, como o local de onde está sendo feita a consulta ao site, para determinar de que países e cidades são feitos os acessos, a quantidade de acessos únicos e sua duração etc. Novo Milênio não tem acesso a esses bancos de dados, apenas às estatísticas por eles geradas, que são as mesmas vistas pelos visitantes nas principais páginas do site.

A partir de 8 de abril de 2009, o sistema de anúncios Google Adsense também passou a coletar informações estatísticas que lhe permitem aprimorar a oferta de publicidade que seja interessante ao usuário. E cabe ao internauta controlar seu acesso a sites externos, que podem adotar outras políticas de privacidade, sob as quais Novo Milênio não tem como possuir controle.

English users:
In homepage, the first box is for selection of main themes. 
Click in the arrow (Image only for demonstration, no have function active here), select the theme, then go to the second box, at right, and select the page. Click on OK button if necessary. Reload the page for reset the original status.

The logo Click here to homepage in all pages is a button for return to the homepage.

The same for click in logo Leva para a página inicial de Novo Milênio at the floating bar at botton right of the page.
In all pages, at the top, use this box Image only for demonstration, no have function active herefor the selection of the themes. Click in the arrow (Image only for demonstration, no have function active here), select the theme and click, only.

The legends, credits and more information are in yellow box visible when you point the mouse arrow upon the pictures.

The Web address at the top of the pages is a permanent addresss, you have the possibility of to establish a deep link for the page. In the same place is the date of last update (month/day/year/hour). Page with text before 2000 have too, here, an indication of the last publication, and update date is referring to the Web publication. Old texts are in original form, and the links for third pages are eventualy broken.

Novo Milênio (New Millenium, in portuguese) encourage the free diffusion of the texts and images with no copyright indication, thanks for citation of origin.

Contacts:

Dúvidas mais específicas poderão ser endereçadas ao editor Carlos Pimentel Mendes.