Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9912cna1.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 21/12/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:14:06
CD-ROMS - NATAL
RPGs, estratégia e simulação têm novos títulos 

Entre as categorias de jogos de maior sucesso na atualidade estão os Rolle-Player Games (RPGs), os jogos de estratégia e de simulação. Entre as novidades mais recentes estão:

RollerCoaster Tycoon – Projete, construa e administre um parque temático que divirta milhares de pessoas e dê muito dinheiro. São os desafios do jogo que a Brasoft lançou com caixa e manual em Português, e a dica é que o jogador comece participando da aula para principiantes, pois logo descobrirá que não é nada fácil manter o parque lucrativo. Requer no mínimo Pentium 90 MHz, 16 MB de RAM, Win-95/98, leitor de CDs 4x, vídeo SVGA com 1 MB, placa de som.

Sim Theme Park – Lançado em 10/1999 pela Electronic Arts, o jogo também permite que o usuário crie seu parque de diversões temático (são quatro temas, cada um com 100 passeios possíveis) e teste suas habilidades como administrador. Requer Win-95/98, Pentium 166 MHz, 50 MB livres no HD, , 16 MB de RAM, leitor de CDs 4x, placa de vídeo e de som com suporte a DirectX 6 (software fornecido). O usuário pode publicar seu melhor parque, visitar outros parques e fazer downloads de passeios extras.

Constructor Streetwars – Continuação do hilariante jogo de estratégia Constructor, campeão de vendas, este jogo da GreenLeaf é uma grande gozação sobre a época da ascensão dos gangsters nos anos 30, com várias famílias de mafiosos se digladiando pelo controle total das operações comerciais. O cenário inclui cinco grandes cidades, permitindo construir mais de 40 estruturas (lanchonetes, casas de bilhar, bares, fábricas de cimento, prisões etc.), e enfrentar até quatro jogadores simultâneos em modo multiplayer, com suporte para rede local (LAN). Dublado em português, para adolescentes acima de 13 anos (temática adulta, violência), requer Windows 95, Pentium 166 MHz ou superior, 12 MB de RAM, placa de vídeo 2 MB PCI, leitor de CDs 4x, 50 MB livres no HD, mouse, placa de som compatível SoundBlaster com suporte para DirectX.

Seven Kingdoms II – Mistura de jogo de estratégia com RPG, da Ubi Soft/Brasoft, é a seqüência do jogo criado por Trevor Chan, baseado na construção de impérios e intriga diplomática. O usuário deve lutar por poder e glória contra monstros, magos, deuses e grandes figuras da história, em 12 diferentes culturas humanas, administrando recursos e organizando a defesa bélica do ovo, além de edificar uma economia forte e observar a população prosperar. Roda em Pentium 120 com 32 MB de RAM e 200 MB livres no HD, Win-95/98, leitor de CDs 8x. Com manual em português, permite até 8 jogadores em rede.

Warzone 2100 – O jogo de estratégia em tempo real da Eidos/BraSoft começa em 2085, quando a Terra é devastada por uma guerra nuclear. Em 2100 os sobreviventes agonizam por causa dela e cabe ao usuário reconstruir o planeta, atacando os inimigos com sangue frio, decisões rápidas e capacidade para coordenar várias ações simultâneas, em três campanhas. Pode ser jogado individualmente, em rede e pela Internet, requerendo Pentium 166 MHz, 16 MB de RAM, leitor de CDs 4x, vídeo SVGA de 2 MB, som compatível SoundBlaster e Win-95/98.

Age of Empires II: The Age of Kings – Desenvolvido pelo Ensemble Studios dos EUA, este jogo de estratégia com o selo Microsoft mantém o escopo épico e a acessibilidade que ajudaram a série a vender mais de 3 milhões de unidades. Com novas opções de inteligência artificial, combina gráficos aos dramas e intrigas da Idade Média. Os jogadores têm a chance de comandar 13 grandes civilizações, que incluem personalidades como Joana D’Arc, William Wallace, Genghis Khan, Frederick Barbarossa e Saladin.

Fleet Command – O simulador de estratégia militar da linha Jane’s, distribuído pela Electronic Arts, apresenta alto grau de realismo na reconstrução individual 3D de 150 naus da marinha americana, e uso intenso de inteligência artificial, podendo ser disputado entre duas ou quatro pessoas via rede ou na Internet. Requer Win-95/98, Pentium 200 MMX, 32 MB de RAM, 275 MB livres no HD, placa aceleradora 3D, leitor de CDs 8x.

Command & Conquer Tiberian Sun – No início do século 21, mais uma vez a Global Defense Initiative luta contra o Brotherhood of NOD pelo controle do planeta. Aos poucos, o jogador sabe porque a explosão de Tiberium envenenou a Terra e o que aconteceu ao líder dos NOD (Kane), dado como morto ao final do jogo anterior da série. Nova engenharia e controles aprimorados, novas armas, iluminação colorida dinâmica e a possibilidade de combate com até oito participantes em rede local ou pela Internet e Westwood Online são alguns dos recursos do game lançado em 8/1999 pela Electronic Arts, que requer Pentium 166 MHz com 32 MB de RAM, leitor de CDs 4x, vídeo compatível DirectX, som 16 bits.

Civilization: Call to Power – Versão lançada em 6/1999 pela Electronic Arts, permite criar impérios em diversas eras da nossa civilização, da pré-história ao ano 3000 DC. Além da estratégia que determina o futuro de cada civilização, o jogador pode usar artifícios como terrorismo biológico, conversão religiosa, propaganda etc. Há 65 campos de batalha, mais de 100 avanços tecnológicos e 35 opções de maravilhas do mundo. Requer Pentium 133 MHz, Win-95/98, 32 MB de RAM, 400 MB livres no HD, leitor de CDs 8x.

Commandos: Um Chamado do Dever – O jogo de estratégia em tempo real (em inglês: Beyond The Call of Duty) da Eidos/Brasoft, lançado em português há três meses, se destaca pelo detalhamento dos oficiais do grupo Commandos, seis homens de grande carisma e habilidades de combate muito particulares, que é fundamental para o jogador conhecer, já que dependerá dessas habilidades a cada momento. Atrás das linhas inimigas, têm a missão de enfrentar a Gestapo e derrotar o Terceiro Reich. Às vezes, atirar num soldado alemão pode atrair a atenção dos inimigos, e o estrategista deve saber quando é melhor não atacar. Requer Pentium 166 MHz, 32 MB de RAM, vídeo SVGA de 1 MB, som compatível com DirectX 6.1, 225 MB livres no HD, Win-95/98, leitor de CDs 4x. Permite jogo em rede local ou na Internet.

Armored Fist 3 – Lançado neste mês (12/1999) pela Novalogic/Brasoft, este simulador do potente tanque de batalha M1A2 Abrams tem manual em Português. Tudo acontece como numa batalha de verdade e o jogador, no posto de comandante, atirador ou motorista do tanque, participa de campanhas em Somália, Tailândia, Irã, Paquistão e Afeganistão, totalizando mais de 50 missões (fora as de treinamento, as individuais e as personalizadas pelo editor de missões). Tem diferentes ângulos de visão e usa a tecnologia Voxel Space 32 que garante gráficos com até 15 milhões de cores e grande detalhamento. Pode ter disputa pela Web com 32 jogadores em cinco tipos de multiplayer (cooperativo, combate mortal isolado ou em equipe, vermelho-em-azul e rouba-bandeira). A tecnologia Voice-Over-Net permite troca de mensagens de voz durante os combates, com placa de som full-duplex e microfone conectado à sua entrada Mic In (e não Line In). Requer no mínimo Pentium 233 MMX, 64 MB de RAM, 75 MB livres no HD, leitor de CDs 4x, Win-95/98/NT.

HomeWorld – Jogo de estratégia 3D em tempo real da Sierra/BraSoft, lançado em 10/1999 com caixa e manual em Português, tem qualidade cinematográfica, permite grande personalização (o usuário pode construir até 54 naves). Sua história começa bilhões de anos atrás, quando conquistadores invadem uma galáxia, dizimam parte dos habitantes e transferem os sobreviventes para outro planeta. Mais tarde, esse povo inicia a viagem de volta. Mas o inimigo pode atacar de qualquer direção, repentinamente. Há 16 missões individuais e disputa on-line com até oito jogadores. Requer Pentium 200, 32 MB de RAM, 100 MB livres no HD, leitor de CDs 4x, vídeo PCI 4 MB/16 bits de cor, Win-95/98. Documentação em português.

Quest for Glory V Fogo do Dragão – RPG e ação de combate em tempo real se combinam neste jogo, lançado em 11/1999 pela BraSoft, com legendas em Português, que tem como ambiente o reino de Silmária, um lugar habitado por criaturas mitológicas. Neste game, o reino foi atingido por uma tragédia, está sem rei e é dominado por um dragão. O usuário pode personalizar seu herói, escolher o nível de dificuldade. Outra característica, além do uso da inteligência artificial, é a gravação automática, sempre que o herói está em perigo, o que permite recomeçar o jogo desse ponto. A pontuação é por experiência e por enigma decifrado. Requer Pentium 166 MHz, 32 MB de RAM, 500 MB livres no HD, vídeo SVGA 640x480/16 bits de cor, leitor de CDs 8x, Win-95/98.

Veja mais: 
Computação traz bons e maus presentes
Algumas surpresas podem acontecer
Faça seu plano de contingência
Um vírus como presente de Natal 
Bug do Milênio agora tem verme como companhia
Novos problemas para quem está corrigindo a Falha Y2K
Computação tem muitas sugestões para presentes
Lojas de Santos também destacam promoções
Novos programas chegam às lojas
Escolha seu jogo para o Natal!
Até o Pluft virou jogo
Simuladores de vôo são diversão certa
Esportes incluem até rodeio nos novos games
Recomendações finais sobre o ano 00