Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9910abu1.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 5/10/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:50:39
FALHA DO MILÊNIO
Problema surgiu com os primeiros PCs 

O problema com o milênio surgiu com os softwares desenvolvidos no tempo dos primeiros computadores pessoais, que armazenavam só os dois últimos digitos do ano (assim, [1999] é registrado nesses sistemas como [99] apenas). Esse problema deve ser dividido em duas partes: hardware e software.

Na tela dos programas, os dígitos iniciais [19] apareciam como informação fixa na tela do programa ou no relatório. O objetivo disso era economizar espaço na memória (os primeiros PCs sequer tinham disco rígido, as informações eram todas guardadas em discos e fitas magnéticas). Quinze anos atrás, simplesmente não se imaginou que esses programas estariam em uso na chegada do ano 2000.

O problema de hardware do PC surge quando os programas em uso obtêm uma data incorreta a partir do hardware do próprio equipamento. Cada PC contém um componente de hardware que armazena sua configuração e é mantido por bateria (o CMOS). Nesse CMOS há um relógio (o RTC) que mantém a informação de data e hora mesmo quando a energia elétrica é desligada (daí a bateria). Como praticamente todos os chips disponíveis no mercado também usam esse sistema de economia de espaço, armazenando somente os dois últimos dígitos do ano, os digitos fixos referentes ao século (dígitos [19]) são armazenados em outro local do hardware.

Assim que o relógio passa de [99] para [00], ao chegar ao ano 2000, não foi previsto um mecanismo que altere o valor do século de [19] para [20]. Resultado: o computador age como se após o dia 31 de dezembro deste ano viesse o dia 1º de janeiro de 1900.

Atualização? – Alguns computadores possuem uma instrução que converte qualquer data mais antiga para outra mais recente, como 1/1/1980, por exemplo, e alguns programas também possuem esse tipo de ajuste, e a diversidade de equipamentos e programas já produzidos faz com que, praticamente, cada micro se comporte de uma forma diferente em relação a essa mudança de data.

Recentemente, surgiram equipamentos Millenium Compliant, certificados para o Bug por terem uma BIOS (Basic Input Output Sistem, o programa que assume o controle do computador logo que ele é ligado) desenvolvida para executar a correção do valor do século quando for feita uma correção de data e for encontrado um ano muito anterior. Isso pode resolver o problema para muitos usuários, mas há programas que ignoram essa correção, como o Windows NT e alguns aplicativos, o que pode criar situações inesperadas, com todas as conseqüências imagináveis.

Veja mais:
Nova placa faz a correção do clock do computador
Solução ocorre em tempo real e é livre de vírus