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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP em 3/8/1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/20/00 21:53:50
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Comércio eletrônico já é uma realidade - VII

Mais de vinte motivos para a empresa se instalar na Internet

Carlos Pimentel Mendes
Editor

Existem pelo menos 20 razões para uma empresa se estabelecer na Internet, segundo um popular texto que pode ser encontrado em inglês e em espanhol, entre outros idiomas. 

Resumindo:
  1) Aproveitar o novo mercado que se abre;
  2) Fazer contatos;
  3) Anunciar interativamente seu negócio;
  4) Oferecer serviços aos clientes;
  5) Atrair o interesse público;
  6) Publicar informação estratégica;
  7) Vender produtos ou serviços;
  8) Difundir fotografias, sons ou vídeos;
  9) Alcançar um perfil de mercado altamente desejável;
10) Responder às perguntas mais freqüentes;
11) Estar em contato direto com os vendedores;
12) Penetrar em mercados internacionais;
13) Oferecer serviços 24 horas ao dia;
14) Publicar instantaneamente as informações que sejam alteradas;
15) Promover o intercâmbio com os clientes;
16) Experimentar novos produtos e serviços;
17) Causar impacto nos meios de comunicação;
18) Alcançar o mercado educativo e juvenil;
19) Atacar mercados especializados; e
20) Cobrir seu mercado local.

Outras razões – Em publicações anteriores desta série, foram lembrados outros motivos de igual importância, como passar uma imagem de modernidade empresarial e até manter a clientela já conquistada frente à concorrência globalizada, buscando garantir a própria sobrevivência da empresa neste novo patamar de competição econômica.

Decerto, é um caminho espinhoso, com muitos desafios a enfrentar, como ocorre sempre que o ser humano se lança numa aventura. Há o problema da segurança nas transações, a montagem de uma estrutura própria de atendimento, todos os imprevistos característicos de uma trilha pioneira, em que não se pode contar com indicações seguras sobre onde pisar e as armadilhas a evitar.

Mas, é um caminho que precisa começar a ser trilhado agora, não é possível esperar, pois competidores de que o empresário nunca ouviu falar antes já estão avançando na trilha e podem aparecer com surpresas que signifiquem simplesmente o fim de sua empresa. Sempre vale recordar: no mundo globalizado, o competidor com potencial de arrasar com seu negócio pode ser uma obscura empresa situada no outro lado do planeta. Basta que ela consiga atrair seus clientes com a oferta de um produto novo, um serviço melhor, um custo mais reduzido, uma entrega mais rápida ou uma vantagem adicional qualquer. As indústrias têxtil e de brinquedos, por exemplo, têm muitas histórias para contar sobre a competição das empresas asiáticas aqui mesmo no Brasil.

Ainda em 7/1999, tivemos dois exemplos de percalços que fizeram a diferença entre as empresas com e sem presença na Internet: as falhas no sistema telefônico e a greve dos transportadores. Quem não estava na Internet teve problemas muito maiores para superar esses obstáculos, e muitos devem ter perdido negócios pela falta de um sistema de comunicações mais eficiente. 

Muitas empresas, com linhas de produção ou de distribuição paradas pela falta de produtos, buscaram na Internet alternativas de fornecimento. Nesse momento, quem pudesse oferecer informações atualizadas sobre seus produtos e as rotas de entrega conquistou clientes e encomendas. Ou seja: o pioneirismo tem seu ônus, mas também tem suas recompensas.

Agulha – Mas, não basta apenas criar uma presença na Internet, seja um endereço de e-mail ou uma completa loja virtual. Só isso, é como abrir uma loja na Patagônia e se postar à frente do balcão, esperando os fregueses. Exceto os enregelados habitantes das proximidades, provavelmente ninguém mais entrará na loja, até por simplesmente desconhecer sua existência. Mesmo recém-criado, o mundo virtual da Internet é como o palheiro daquele dito popular: por ser muito grande (e cada vez maior), fica difícil saber até se a célebre agulha nele se esconde.

Daí, a importância de divulgar o site por todos os meios possíveis. Banners (faixas publicitárias), em outros endereços que os internautas costumam visitar, são um dos recursos mais conhecidos e com menor custo para atrair visitantes (além da óbvia citação dos endereços eletrônicos em todo o material promocional da empresa).
De nada adiantará atrair visitantes, se não houver o que mostrar. O site da empresa precisa motivar o visitante a conhecer (e adquirir) os produtos e/ou serviços comercializados e, principalmente, precisa ter novidades constantes que levem o internauta a registrar seu endereço em suas agendas (bookmarks) para futuras visitas.

É nessa função que toda a criatividade de sua empresa, ou de quem for contratado para montar o site, será posta à prova. Já está se tornando comum, por exemplo, receber por correio eletrônico uma mensagem na qual o remetente oferece pagamento para instalar uma faixa de publicidade no seu computador. Quando não oferece o próprio computador. 

Não duvide: ainda vai chegar o dia em que sua geladeira vai perceber que seu forno microondas está ultrapassado e lhe oferecer gratuitamente um novo modelo em que o visor contenha publicidade interativa, sugerindo um novo tempero para o frango. Ou um forno em que o alarme indicador de que o alimento está pronto soe como um certo "plim-plim" global...

 Veja nesta série:
     I - Abertura
       Crescimento começou com a Web
       "É uma nova revolução nos negócios"
     II - Abertura
       Duas siglas que já beneficiam os usuários
       Web tem respostas até mais rápidas
     III - Abertura
       Se minha geladeira falasse...
       Mulheres lideram no número de net-compradores (40% em nove meses)
       Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão Preto.
     IV - Abertura
       Opus é exemplo santista de loja virtual
       Promoções e preço menor atraem clientes
       Tomorrow é exemplo de shopping digital
       Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
       Automóveis usados ganham maior loja virtual da Internet brasileira
     V - Abertura
       Internet muda relação entre comerciante e cliente.
       Canais de distribuição reformulam suas práticas.
     VI - Abertura
       Custo da publicidade na Web não é o problema
       Presença na Internet é tão importante quanto dispor de telefone e fax.
       Nova economia é alicerçada na informação.
     VII - Mais de vinte motivos para a empresa se instalar na Internet
      Quem tem medo de entrar na Web?
      Banners apresentam resultados acima das expectativas