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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP em 6/7/1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/20/00 21:52:42
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Comércio eletrônico já é uma realidade - IV

Carlos Pimentel Mendes
Editor

Previsões do comércio varejista norte-americano indicam que nos Estados Unidos, dentro de dois anos, os CDs de música deixarão de ser vendidos em lojas físicas. Essa tendência também poderá se concretizar no Brasil nos próximos dez anos. Pode ser até que não aconteça, devido a fatores hoje impossíveis de prever, da mesma forma como o filme em fita videocassete não acabou com os cinemas, nem a televisão acabou com o rádio. Mas, um empresário de um setor ameaçado pelas novidades que estão chegando (e em que setor elas não estão surgindo?) não pode apenas cruzar os braços e esperar pelo que vai acontecer para depois pensar no que fazer. As mudanças são muito rápidas e, quando chegam, já vão passando por cima de quem não se adaptou a elas, não se preparou para os novos tempos.

No caso do comércio eletrônico, a possibilidade de se escolher o produto, comparar preços, fazer a compra e até de receber na hora, através do computador, sem sair de casa, já é uma realidade para uma parcela crescente da população, conforme mostram as pesquisas nacionais e internacionais. Computador já virou eletrodoméstico como geladeira e forno microondas (aliás, já mostramos nesta série a geladeira Screenfridge da Electrolux e o forno da NCR que acessam a Internet). Número cada vez maior de computadores - e também televisores, telefones celulares, até carros - já possui dispositivos para comunicação com outros computadores.

Com a difusão dos serviços bancários pela Internet, e das novas tecnologias de segurança nos meios de pagamento, as pessoas estão perdendo o medo que tinham de fazer compras pela Internet. Daí a integrarem esse novo mercado consumidor virtual é apenas um passo muito simples: arriscar a primeira compra. Por isso, todas as projeções indicam uma explosão das vendas via Internet nos próximos dois anos.

O lojista que não souber captar esse novo mercado verá seus clientes em fuga, atraídos por concorrentes do mundo inteiro, que nem precisam ter loja do outro lado da rua: com as novas tecnologias, eles estão dentro da casa do consumidor, prontos para atendê-lo com toda a comodidade e a qualquer hora do dia... ou da noite!

Investimento - É verdade que para montar uma loja virtual não basta contratar um perito em informática para fazer o programa de computador. Há necessidade de toda uma estrutura de atendimento de alto nível, preparada para lidar com as expectativas e necessidades do consumidor informatizado. O lucro pode ocorrer, mas não deve ser o objetivo imediato: empatar investimento e retorno financeiro é o melhor que se pode esperar nesta fase inicial.

Ou seja: o comércio eletrônico deve ser encarado como um investimento indispensável no futuro do negócio, um aprendizado necessário até que se crie uma rotina de trabalho, que o consumidor visado saiba que sua loja existe e que passe a visitar constantemente seu endereço eletrônico (site) em busca das novidades, como faria numa loja comum recém-inaugurada. Ou o lojista aprende a captar esses novos clientes, a ocupar esse novo espaço de negócios, ou fica vendo os comerciantes virtuais se instalarem em seu território e vai se preparando para encerrar suas atividades em breve futuro.

Veja nesta série:
     I - Abertura
       Crescimento começou com a Web
       "É uma nova revolução nos negócios"
     II - Abertura
       Duas siglas que já beneficiam os usuários
       Web tem respostas até mais rápidas
     III - Abertura
       Se minha geladeira falasse...
       Mulheres lideram no número de net-compradores (40% em nove meses)
       Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão Preto.
     IV - Abertura
       Opus é exemplo santista de loja virtual
       Promoções e preço menor atraem clientes
       Tomorrow é exemplo de shopping digital
       Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
       Automóveis usados ganham maior loja virtual da Internet brasileira
     V - Abertura
       Internet muda relação entre comerciante e cliente.
       Canais de distribuição reformulam suas práticas.
     VI - Abertura
       Custo da publicidade na Web não é o problema
       Presença na Internet é tão importante quanto dispor de telefone e fax.
       Nova economia é alicerçada na informação.
     VII - Mais de vinte motivos para a empresa se instalar na Internet
      Quem tem medo de entrar na Web?0
      Banners apresentam resultados acima das expectativas