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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP em 29/6/1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/20/00 21:53:18
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Comércio eletrônico já é uma realidade - III

Carlos Pimentel Mendes
Colaborador

Uma das grandes produtoras de computadores do mundo, a Dell é um sucesso de vendas, comercializando os equipamentos exclusivamente pela Internet. Produtores nacionais como a Itautec permitem que o comprador personalize a configuração do equipamento a ser adquirido, montando as partes de forma interativa na Web. Depois da NCR lançar um forno microondas que acessa a rede mundial de computadores, também a Electrolux comparece com uma geladeira plugada na rede. 

É indiscutível o sucesso obtido pela Receita Federal com seu programa de Imposto de Renda pela Internet, usado pela grande maioria dos internautas (58% no ano passado, antes mesmo da grande popularização do serviço verificada neste ano). Dos internautas brasileiros, 28% já reduziram o tempo que passam diante da televisão e 51% usam serviços de home banking. E mais e mais internautas copiam músicas pela Internet, no formato de áudio MP3, e saem pela cidade ouvindo essas gravações, em players portáteis. 

São facetas diferentes de um mesmo fenômeno: uma drástica mudança no comportamento das pessoas, face à revolução causada pela Internet - que apenas começou. Quem não se adaptar a essas mudanças, será rapidamente engolido, e isso vale especialmente para as empresas que comercializam bens e serviços.

Começamos esta série destacando números que mostram o crescimento internacional da Internet, tanto em número de usuários como em seu uso para negócios, como um gráfico da empresa de pesquisas Nua Internet Surveys sobre as vendas geradas pela Internet de 1996 a 2002. A linha do crescimento, que até este ano se mostrava ligeiramente ascendente, repentinamente se empina e fica praticamente vertical: de US$ 73,9 bilhões em vendas no ano passado, deve passar este ano para US$ 180 bilhões, US$ 377 bilhões no próximo ano, dobrando em 2001 para US$ 717 bilhões e chegando em 2002 a US$ 1 trilhão 234 bilhões, 16 vezes mais que o total do ano passado. 

Só esse número, mais do que atiçar a cobiça, deveria ser alerta para todo empresário, de que uma radical mudança está ocorrendo em todo o mundo. Quem simplesmente esperar para ver que bicho vai dar, será simplesmente engolido pelo bicho, antes mesmo de saber de onde ele está vindo.

É por isso que estamos abrindo esse debate: não dá para apenas esperar, é preciso que cada empresa comercial invista na Internet já, para começar a marcar sua presença no espaço cibernético e aprender como as coisas funcionam. Neste momento, em que todos estão começando, os inevitáveis erros de avaliação que se comete quando se inicia algo novo ainda podem ser perdoados pelo mercado e corrigidos. 

Mas, como o mercado praticamente dobra de tamanho a cada ano, um erro cometido no próximo ano significa pelo menos o dobro do prejuízo que tal falha causaria agora. Assim, mesmo que não se espere lucro imediato e possa haver mesmo algum prejuízo, já é consenso na elite empresarial de que a Internet é uma realidade que não pode mais ser desprezada. O tempo é agora.

Brasil - A última pesquisa elaborada pelo serviço de buscas Cadê? e pelo instituto de pesquisas Ibope data de agosto passado e pode ser consultada na Internet partindo-se da página do Comitê Gestor da Internet-Brasil. Vale recordar que, embora sejam os últimos números disponíveis, provavelmente já estão bastante superados, pois este é um dos países onde a Internet mais cresce no mundo. Lembre-se, também, de que todo esse quadro foi montado em menos de quatro anos, que é o tempo em que foi liberado o acesso comercial à Internet no Brasil.

Por aquela pesquisa, dos brasileiros que usam computador,7% estão conectados à Internet, o que significa existirem mais de 2,5 milhões de internautas já em agosto passado. Um indicador do crescimento previsto é a ansiedade como 33% dos entrevistados que não tinham acesso à rede pretendiam obtê-lo. Dos usuários, 46% acessam a rede todos os dias, e em 66% dos lares pesquisados há pelo menos dois internautas, crescendo também significativamente a proporção dos domicílios com três internautas. "A 3ª pesquisa Internet Brasil detectou que o maior número de acessos se encontra na faixa etária de 15 a 24 anos, entre os que trabalham, têm escolaridade superior e pertencem às classes A e B", cita a pesquisa, mostrando um grande nicho de mercado que as empresas não podem se dar ao luxo de desprezar.

"A cada pesquisa - prossegue o relatório -, os internautas se mostram mais disponíveis para compras online. Em 1997, um percentual de 19% declarou ter feito compras virtuais. Já em 1998, esse número chegou a 24% do total. Quase a metade dos entrevistados disse que estaria disposta a pagar por serviços e informações, especialmente por notícias (21%) e informações sobre assuntos específicos (17%)."

Mostrando dados que, mais uma vez, devem servir de alerta ao comércio, a pesquisa indica: "A Internet tem perfil qualificado, sendo acessada por 18% de executivos e empresários. Mais da metade dos pesquisados têm renda familiar acima de 20 salários mínimos, sinalizando o topo da pirâmide social, mas há uma tendência à popularização. O principal grupo de internautas possui secundário completo. A língua inglesa é falada por 55%, especialmente pelos mais jovens."

Comenta o especialista Mário Persona que, "seja no comércio business-to-consummer, ou business-to-business, a revolução da Internet nos negócios só não está sendo percebida pelas empresas que ainda não acordaram para a realidade. Como já disse alguém, será impossível uma empresa que trabalha hoje com os meios de ontem permanecer no negócio amanhã."

Veja nesta série:
     I - Abertura
        Crescimento começou com a Web
        "É uma nova revolução nos negócios"
     II - Abertura
        Duas siglas que já beneficiam os usuários
        Web tem respostas até mais rápidas
     III - Abertura
       Se minha geladeira falasse...
       Mulheres lideram no número de net-compradores (40% em nove meses)
       Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão Preto.
     IV - Abertura
       Opus é exemplo santista de loja virtual
       Promoções e preço menor atraem clientes
        Tomorrow é exemplo de shopping digital
        Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
        Automóveis usados ganham maior loja virtual da Internet brasileira
     V - Abertura
        Internet muda relação entre comerciante e cliente.
        Canais de distribuição reformulam suas práticas.
     VI - Abertura
       Custo da publicidade na Web não é o problema
        Presença na Internet é tão importante quanto dispor de telefone e fax.
       Nova economia é alicerçada na informação.
     VII - Mais de vinte motivos para a empresa se instalar na Internet
       Quem tem medo de entrar na Web?