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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP em 15/6/1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/20/00 21:53:58
COMÉRCIO ELETRÔNICO
"É uma nova revolução nos negócios"

"Historicamente, algumas das maiores transformações no comércio ocorreram quando novos veículos para distribuição de produtos e varejo foram inventados (...). Os catálogos da Sears, Roebuck são um significativo exemplo dessas inovações. Outro é a cadeia de lojas varejistas Wal-Mart, cujo uso de tecnologia estado-da-arte ajudou a integrar fornecedores, vendedores e sistemas de controle de estoque e de distribuição. (...) É virtualmente certo que aplicações similares de tecnologia eletrônica devem proliferar (...) Estima-se que os custos de distribuição fiquem entre 50% e 80% do custo do produto para os consumidores. Considerando que a indústria do varejo tem aproximadamente US$ 9 trilhões em negócios, substanciais reduções podem ser obtidas pelo encurtamento das atuais cadeias de distribuição (...)" que a Internet permite oferecer, na medida em que a indústria pode efetuar vendas diretas aos consumidores, sem os custos de intermediação".

As citações são do relatório "O Futuro do Comércio Eletrônico", assinado em 1995 pelo jornalista David Boullier e publicado pelo The Aspen Institute, relatando os resultados da mesa-redonda realizada naquele ano em Aspen, estado norte-americano do Colorado. Um arquivo tipo Adobe PDF com o texto integral do relatório pode ser obtido a partir da página introdutória.

Em outro trecho do relatório, também sumarizado, é citado que a Internet Shopping Network, uma loja virtual de computação, tem mais de 20 mil títulos de software disponíveis, mas não existe um estoque físico, nem operadoras de tele-atendimento. Suas transações são realizadas on-line através de interfaces gráficas e formulários de encomenda, por exemplo. Sem estoque nem custos trabalhistas, a empresa tem um custo de US$ 0,20 a US$ 0,50 por transação. Em contraste, uma encomenda feita por um serviço telefônico tipo 0800 (de chamada gratuita) pode custar à empresa vendedora US$ 5,00, ou US$ 15,00 se a compra for feita numa loja de varejo.

Crescimento - "Em 1996, as vendas pela Internet foram de cerca de US$ 800 milhões, segundo um estudo Direct Marketing Association conduzido pelo The Wefa Group. Especialistas acreditam que as vendas on-line vão explodir. A Wefa projeta que no ano 2000 as vendas pela Internet atingirão US$ 13,8 bilhões", assinala a Direct Marketing Association Inc. (DMA) no relatório "Best Practices in Interactive Marketing".

Números, aliás, já superados: a irlandesa Nua Internet Surveys compara informações do mundo inteiro para prever que já neste ano as vendas para consumidores finais atingirão US$ 18 bilhões e os negócios eletrônicos entre empresas (business-to-business) alcançarão a casa dos US$ 108 bilhões. Dados apoiados pelo Forrester Research e apresentados em gráfico, mostram que, dobrando a cada ano, as vendas aos consumidores chegarão a US$ 108 bilhões em 2003, ano em que os negócios entre empresas on-line atingirão US$ 1 trilhão 331 bilhões.

A DMA cita que a Internet vem sendo uma poderosa ferramenta de negócios, pois ao mesmo tempo, fornece ampla informação sobre demografia do consumo e preferências de compra, permitindo construir bancos de dados mais atualizados e relevantes; facilita o oferecimento de novos bens e serviços aos consumidores, pesquisar novos mercados, agilizar o processo de compra/entrega/serviço ao cliente/retorno do consumidor (feedback); permite ainda aperfeiçoar e personalizar o apreçamento dos produtos e gerenciar mais eficientemente as funções internas (back-office) da empresa, provendo amplo acesso à companhia em tempo real e facilitando a transmissão de dados. Assim, além das vendas ao consumidor, crescem também exponencialmente as vendas entre empresas (business-to-business), as redes internas tipo intranet e as extranets (ligando as empresas diretamente com as redes dos fornecedores e dos principais clientes).

"A Internet é uma manifestação do fenômeno de convergência. É evolucionária, pois é o resultado da combinação da Lei de Moore, do empacotamento das telecomunicações e da digitalização do conteúdo. E é revolucionária, pois velhos meios são combinados com o poder de processamento do computador para criar um paradigma de interação completamente novo", observou em 1997 o grupo de pesquisas estratégicas norte-americano Gemini Strategic Research Group no estudo "A Nova Realidade Digital". Recorde-se que a Lei de Moore foi formulada por Gordon Moore, da Intel, prevendo acertadamente que a capacidade de processamento dos chips dobraria a cada 18 meses, e que o termo empacotamento se refere à forma como a Internet transmite os dados, quebrando o arquivo a ser transmitido (de texto, dados, vídeo, voz) em pequenos pacotes de informação, reconstituídos no destino.

"Se você acredita que as tendências destacadas da última década devem continuar em futuro próximo - completa o estudo -, então você está começando a entender o dramático impacto que a Internet deverá ter em negócios, economias e sociedades".

Veja nesta série:
     I - Abertura
       Crescimento começou com a Web
       "É uma nova revolução nos negócios"
     II - Abertura
       Duas siglas que já beneficiam os usuários
       Web tem respostas até mais rápidas
     III - Abertura
      Se minha geladeira falasse...
      Mulheres lideram no número de net-compradores (40% em nove meses)
      Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão Preto.
     IV - Abertura
      Opus é exemplo santista de loja virtual
      Promoções e preço menor atraem clientes
       Tomorrow é exemplo de shopping digital
       Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
       Automóveis usados ganham maior loja virtual da Internet brasileira
     V - Abertura
       Internet muda relação entre comerciante e cliente.
       Canais de distribuição reformulam suas práticas.
     VI - Abertura
      Custo da publicidade na Web não é o problema
       Presença na Internet é tão importante quanto dispor de telefone e fax.
      Nova economia é alicerçada na informação.
     VII - Mais de vinte motivos para a empresa se instalar na Internet
      Quem tem medo de entrar na Web?
      Banners apresentam resultados acima das expectativas