Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9905dar1.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 25/5/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/08/13 22:38:17

INTERNET
Profissionais ampliam troca de experiências pela Internet

Como acontece em outras atividades, também na Arquitetura aumenta o intercâmbio de conhecimentos pela Internet, que também é usada na própria realização de parte do trabalho (cálculos de plantas ou envio de trabalhos para birôs de impressão). Pesquisadores e estudantes já encontram na rede muitos sites com descrições de projetos arquitetônicos de grandes mestres do passado e da atualidade, sendo também crescente a presença na rede mundial de sites das associações de classe.

Um exemplo - que pode representar um bom ponto de partida para as pesquisas - é o site da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), que desde 1973 congrega cerca de 150 associados entre os principais escritórios de arquitetura nacionais, e mais de 50 sócios-colaboradores, entre fornecedores de equipamentos e materiais para construção civil. O site pretende incluir artigos sobre a história da arquitetura brasileira, com o apoio de universidades e pesquisadores. Vale a consulta pelos informativos do Colégio Brasileiro de Arquitetos, o Programa de Qualidade ITQC/Qualihab, a questão do direito autoral na Arquitetura, entre outros itens.

No exterior, para quem gosta de planejamento urbano, há um excelente site, a revista eletrônica Planners Web. Procure especialmente pelo estudo Sprawl Resources Guide, que analisa o crescimento desordenado das cidades (pode ir direto). Através de seus links, ou diretamente, poderá fazer um passeio virtual (de 20 minutos) pela cidade norte-americana de Rochester (NY), em um estudo de sua prefeitura que mostra visualmente esse problema e como os recursos da Tecnologia da Informação vêm auxiliando em sua solução.

Na América – O celebrado Frank Lloyd Wright é destacado em um site, bem como a primeira revista eletrônica de Arquitetura, a Architronic, e um serviço eletrônico de informações sobre essa atividade, o Archiweb.

Dois grandes centros de projetos arquitetônicos da atualidade estão nos Estados Unidos e no Canadá. Na cidade canadense de Toronto, a Escola de Arquitetura e Urbanismo mantém um Centro de Informações sobre Arquitetura. Aproveite a visita para conhecer a página do Contemporary Landscape Inquiry Project. Também nessa cidade canadense está o Urban Resource Base for Analysis and Networked Education (Urbane). O AEC InfoCenter - The Internet Expo for Architecture Engeneering and Construction, do Royal Architectural Institute of Canada, também tem página. Outro endereço importante é o do Centro Canadense para Arquitetura, de Montreal, com páginas em inglês e francês.

Nos Estados Unidos, a The American Society of Landscape Architects (ASLA) congrega os paisagistas. Já o American Institute of Architects (AIA) deixou de usar um endereço institucional (com sufixo [ORG]) e agora usa endereço comercial.

Um dos endereços que os arquitetos consideram mais interessantes na Net é o do Cyburbia - Internet Resources for Built Environment, da Universidade de Buffalo, em http://www.arch.buffalo.edu/pairc/ (mudando para http://www.cyburbia.org) (N.E: mudou para http://www.onlineuniversity.net/ [*], item Architecture Resources). Ele funciona como um centro de recursos para Planejamento e Arquitetura na Internet, daí o nome antigo, a sigla Pairc, e inclui até um cybercafé. A Universidade de Nevada também é um endereço americano importante para os arquitetos.

Europa e Oceania – Também podem ser encontradas as páginas do XIX Congresso da União Internacional dos Arquitetos, realizado em Barcelona em 1996. Outro endereço espanhol é o da Bienal de Zaragoza, da Fundacion Arquitectura y Universidad.

Há muitos outros endereços, mas vale a pena conhecer o da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. O site hospeda o The Virtual Study Tour, com uma série de trabalhos nessa área. Por exemplo, a EcoHouse, o modelo de um bar americano existente em Viena, na Áustria, modelos do palácio de Ramses III, do labirinto de Knossos, da galeria de arte Rossi de Fukuoka (Japão) e a reconstrução em computador do complexo de banhos norte-africano Hadrianic, em Leptis Magna, aberto no ano de 127 DC. Pode-se até passear virtualmente pelo Pavilhão Alemão de Barcelona, de Mies van der Rohe, uma das mais famosas peças da arquitetura moderna, reconstruída em computador pelo especialista Matiu Carr, incluindo a estátua Kolbe e a mundialmente famosa cadeira Barcelona, usada pela realeza espanhola quando visitou o pavilhão em 1929.

Há também a página da The Mies van der Rohe Foundation, criada em 1983 com o objetivo de reconstruir o Pavilhão Alemão dessa Exposição Mundial de 1929. A entidade atingiu seu objetivo: o pavilhão terminou de ser reconstruído em 1986.
Merece uma visita, ainda, o site argentino da Base de Dados Hipermídia da Arquitetura Moderna (DataArq). O museu Alvar Aalto, também sobre o tema Arquitetura, tem página num provedor finlandês.

Veja mais:
AEAS lança seu site Web


N.E.: Thank you, Natalia Esposito, to correct a link on this page em 10/2011!

 

[*] N.E.: Link para onlineuniversity.net em fase de desativação em 2013, conforme informado a Novo Milênio por Kaitlin Piercy, daquela universidade (Thanks, Kaitlin!). Em PDF, a página citada, consultada em 8/5/2013 (clique >>aqui<< ou na imagem abaixo para obter o arquivo):

 

Clique na imagem para obter o arquivo PDF correspondente