Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9903aeco.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 2/3/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:09:03
SALVE AS PRAIAS
Projeto internacional de Educação Ambiental reúne mais de 22 escolas 

Quinta edição ocorrerá de 16 de abril a 4 de junho de 1999

Esperando receber, como em anos anteriores, mais de 22 escolas de todo o mundo, o Projeto Salve as Praias (Save the Beaches Project) é uma criação da professora norte-americana Nina Hansen, da Timothy Edwards Middle School (South Windsor, Connecticut), e terá sua 5ª edição de 16/4 a 4/6/1999.

A finalidade do projeto é ter estudantes trabalhando juntos, de maneira global, enquanto descobrem meios de se tornarem mais responsáveis por seu meio ambiente, para que percebam as  interdependências existentes no planeta.

Os alunos visitam as praias locais, fazem uma coleta, analisam e classificam o lixo, compartilhando então os dados com as outras escolas participantes, via rede. A partir dessas práticas, eles são desafiados a desenvolver meios práticos de eliminação do lixo, estabelecendo uma relação direta entre as soluções dos problemas e suas próprias ações. 

O projeto já foi citado, como exemplo de atividades  realizadas pela Internet, em algumas publicações norte-americanas: "NetLearning: Why Teachers Use the Internet", de Ferdi Serim e Melissa Koch (O'Reilly & Associates & Songline Studios, 1996); "Teaching and Learning in the Information Age", de Boris Berenfeld e Lynne Schrum (Allyn & Bacon, 1997); "How to Create Sucessful Internet Projects", de Timothy McLain (Classroom Connect, 1997); "Virtual Architecture: Designing and Directing Curriculum-Based Telecomputing", do Dr. Judi Harris, publicado por ISTE International Society for Technology in Education em 1998. 

A página oficial do projeto na Internet está na Web  e o contato no Brasil é Ricardo Amatucci, do Colégio Albert Einstein de Osasco (SP).