Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9902apsq.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 2/2/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:07:29
EM REDE
Pesquisa mostra as atividades preferidas dos internautas na Web 

Eles querem abolir a ida ao banco, mas não à padaria

Com o objetivo de avaliar até que ponto os internautas estão dispostos a abrir mão de certos prazeres em nome da agilidade da Web, a revista Internet.br realizou uma pesquisa com 257 internautas de 21 estados brasileiros e até do exterior, entre os dias 23/12/1998 e 7/1/1999. O resultado demonstrou que muitos dos serviços desejados pelo cidadão internauta estão próximos de sua casa, mas, ainda assim, a maioria prefere fazê-los pela rede, embora nem todos: eles ainda preferem se deslocar até a padaria para comprar pão, por exemplo.

Entre os desejos mais citados na pesquisa estão jamais ter de ir novamente a uma agência bancária e usar as facilidades da Internet para fazer todas as transações financeiras; usar a interatividade da rede mundial de computadores para fazer cursos ou estudar; ter informações diretas sobre o trânsito, com rotas alternativas; trabalhar em casa, completamente plugados a seus antigos espaços de trabalho; acabar com a burocracia na renovação e tirada de documentos e, por fim, fazer (quase) tudo pela Internet, contanto que ela ofereça mais segurança.

A pesquisa avaliou ainda o limite entre a necessidade do cidadão internauta fazer as coisas pela rede de computadores e seu prazer de fazê-las pessoalmente. Enquanto 89,8% dos pesquisados se interessam em declarar seu Imposto de Renda pela Web, dispensando a burocracia da Receita Federal e seus formulários, só 14% estariam dispostos a abrir mão do prazer de comprar pão diretamente na padaria, passando a fazê-lo perla Internet. Por outro lado, 80,3% gostariam de poder votar pela Internet, um sonho ainda impossível, e 64,5% não abrem mão da Internet na hora de comprar ingressos para cinema e teatro. E apenas 22,1% dos entrevistados se mostraram interessados em realizar reuniões de condomínio via Web.

Perfil – Dos 257 entrevistados, 81% são do sexo masculino, 47% consideram seus conhecimentos sobre a Web avançados e 46% medianos, 72% possuem cartão de crédito, 58% já realizaram compras pela Internet, 32% ainda não fizeram uso do comércio eletrônico mas pretendem fazê-lo em breve. 

A pesquisa, que contou com a ajuda do Laboratório de Pesquisas Mercadológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) será publicada na edição de fevereiro da revista, que chega às bancas a partir do dia 8/2/1999.