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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 1/12/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:51:11
Super Jet lança papel para impressões com qualidade fotográfica 

Empresa quer aumentar em 35% seu faturamento com linha de papéis especiais

Fabricado na Alemanha e adquirido em regime de OEM, o papel SuperJet 1440 dpi, que a empresa brasileira SuperJet está lançando no mercado nacional, se destina a usuários de aplicações gráficas que exigem alta qualidade de impressão, como imagens de CD-ROM, fotos digitais e gráficos em geral. O novo papel está sendo comercializado em caixas de 100 folhas no tamanho A4 (210 por 297 mm) e gramatura 90. Seu preço sugerido para o consumidor final é de R$ 20,00, e o produto já pode ser encontrado em mais de 1.500 revendas de todo o Brasil, incluindo os supermercados das redes Carrefour e Paes Mendonça.

Outra novidade da empresa, também já disponível no mercado brasileiro, é um papel fotográfico impermeável. "Com base nas solicitações de diversos clientes, estamos ampliando nossa linha de produtos e já fechamos acordos com fabricantes para a aquisição de novos produtos em regime de OEM", afirma Fernando de Souza, presidente da SuperJet.

O mercado de suprimentos para impressoras tem aumentado 30% ao ano e os consumidores estão em busca de soluções de qualidade com custos mais acessíveis, destaca Souza. Este crescimento, diz ele, deve-se especialmente à popularização das impressoras e está diretamente relacionado à venda de cartuchos.
 

"Os fabricantes de impressoras tornaram o consumidor escravo dos cartuchos originais"
Fernando de Souza

Ponto forte – "Há cerca de sete anos, os fabricantes reduziram o preço das impressoras a jato de tinta, incorporando o suprimento como valor agregado do custo, e determinaram a utilização de cartuchos originais como norma para assegurar a garantia de suas máquinas", explica, acrescentando: "Os fabricantes de impressoras tornaram o consumidor escravo dos cartuchos originais e estão obrigando-o a pagar muito caro por isso. Dependendo do tipo de impressora, ao adquirir seis jogos de cartuchos de tinta o usuário desembolsa um valor eqüivalente ao de uma impressora nova".

"Nosso grande desafio é mostrar ao consumidor que há produtos com a mesma qualidade dos originais, a preços mais acessíveis", enfatiza. Na Europa, onde os fabricantes não oficiais de suprimentos para impressora a jato de tinta atuam há mais tempo, a venda deste tipo de cartucho já corresponde a 15% do total comercializado. No Brasil, este percentual ainda é pequeno. Dos quase 1 milhão de cartuchos para impressoras a jato de tinta vendidos mensalmente, somente 5% corresponde aos cartuchos não originais.

"Estamos extremamente otimistas com o mercado brasileiro. Em setembro, a SuperJet comercializou 10.500 cartuchos para impressoras Epson e Canon. Nossos planos prevêem, até o final de dezembro, um crescimento de 40% nas vendas. Dentro de um ano, nossa expectativa é atender 70% do mercado de cartuchos não originais dessas marcas, atingindo 35.000 unidades/mês", declara Souza. Já com o início da venda de papéis, sua previsão é de aumentar em 35% o faturamento no próximo semestre.