Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9810blab.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 13/10/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:40:28
EDUCAÇÃO
Microtec lança laboratório informatizado para escolas 

Edulab 21 facilita estudo de Física, Química, Biologia, Matemática e outras ciências

Um laboratório computadorizado de arquitetura modular, com equipamentos e soluções voltadas para o ensino das disciplinas das ciências experimentais – como Física, Química, Biologia, Matemática e outras –, está sendo lançado pela Microtec, uma das principais fabricantes brasileiras de microcomputadores. É o Edulab 21, adaptável às necessidades particulares das instituições educacionais, e integrando o Projeto Microtec Educacional - que oferece toda a estrutura de suporte para alunos e professores desenvolverem suas atividades educacionais com o apoio de recursos de informática.

Criado para substituir os laboratórios tradicionais, o Edulab apresenta um sistema interativo de equipamentos e softwares, como um microscópio de alta precisão cuja imagem gerada pode ser projetada através de um monitor colorido de 31 polegadas de alta definição ou mesmo gravada, editada ou arquivada em videocassete ou computador. 

O pacote conta com computadores Pentium com 32 MB de RAM, arquitetura ATX, multimídia, CD-ROM interno de alta velocidade, placa digitalizadora de vídeo em tempo real e fax-modem. O laboratório digital Edulab também prevê mini-câmeras de vídeo coloridas que capturam qualquer experimento realizado, projetando-o via monitor.

Interfaces – Os vários módulos também podem conjugar sistemas de coleta de dados que, através de uma interface e por meio e uma das portas de comunicação, se conecta a qualquer equipamento de informática, com a capacidade de registrar dados como umidade relativa do ar, intensidade de luz, PH de uma substância, percentual de oxigênio ou gás carbônico etc. 

Estas medições podem ser realizadas em tempo real ou de forma remota. Os dados obtidos podem ser analisados e tratados pelo software que acompanha o módulo. Todos os equipamentos são assistidos por computador, para que as medições ou os experimentos realizados possam ser registrados para análise, tabulação, elaboração gráfica, impressão, edição e armazenagem.

Os coletores de dados do Edulab 21 apresentam em torno de 60 sensores diferentes para medições específicas (como ritmo cardíaco, índices de poluentes em ambientes externos etc.). Além de poder operar com qualquer software educacional do mercado, o Edulab 21 oferece 28 diferentes títulos para aprendizado e experimentação em Matemática e Física, voltados para alunos do primeiro, segundo e terceiro graus. Adicionalmente, a Microtec também oferece um gerenciador de sala de aula, dispositivo de comunicação que faz com que o professor possa exibir nos monitores dos alunos sua própria tela de trabalho, com experimentos, informações ou ensaios práticos.

Móveis – A Microtec também está preparada para o fornecimento dos móveis necessários aos laboratórios. De concepção modular, oferece às instituições de ensino a venda em separado de seus componentes ou todos os seus conjuntos. A empresa oferece também consultoria para montagem ou adaptação de laboratórios experimentais. Todos os custos podem ser financiados pela própria fabricante.

A Microtec está investindo cerca de R$ 1 milhão para a fabricação de equipamentos multidisciplinares (como os coletores e gerenciadores), além da integração de tecnologias envolvidas. Esse mercado, estimado em 250 mil instituições de ensino (entre escolas, faculdades e universidades, públicas e privadas) interessadas em laboratórios, deve significar um faturamento de até R$ 10 milhões no próximo ano. Os primeiros usuários do Edulab 21 são o Colégio Bandeirantes e a Universidade São Camilo (ambos na capital paulista).

O Edulab 21 integra o trabalho conjunto de engenheiros, pesquisadores, professores, técnicos internacionais e empresas líderes em tecnologia aliados a equipamento audiovisual, experimentos assistidos por computador, multimídia e telecomunicações e programas de estudos - de níveis fundamental, médio e superior. Os programas educacionais foram elaborados a partir da experiência adquirida em mais de 100 escolas por todo o Brasil onde o Projeto Microtec Educacional vem sendo aplicado.
***
Microtec Vision - tel. 0800.177878, fax (011) 5070.9150, e-mail. 

Veja mais:
Positivo também cria sistema laboratorial para uso no ensino