Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9807cdvd.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 21/7/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:34:20
DVD-ROM
Chegam os primeiros títulos nacionais para computador 

São adaptações de obras em CD, com mais recursos multimídia

Por fora, parece um CD, mas contém até 27 vezes mais informação: é o DVD-ROM, que estreou no ano passado com filmes e neste mês aparece com os primeiros lançamentos na área de dados. São a Enciclopédia Digital Master e Aprenda Futebol com Zico, ambos também disponíveis em CD-ROM, porém com menores recursos multimídia.

Sigla que originalmente significava Digital Video Disc (pois se destinava a armazenar filmes inteiros do cinema), e por conta das possibilidades de uso em computador passou a Digital Versatile Disc, hoje é apenas uma sigla para designar o novo tipo de disco. A briga entre os criadores dessa mídia não ficou no nome: interesses canhestros de Hollywood obrigaram à divisão do mundo em seis zonas de código, para supostamente evitar que um filme possa ser visto em DVD antes mesmo de chegar aos cinemas de cada região.

Na prática, a tendência é que – especialmente no Brasil, praticamente isolado na zona 4 com o idioma Português – os produtores de DVD preparem os discos para a zona 1 (EUA/Canadá), incluindo nosso idioma entre as diversas opções possíveis. Na área de dados, então, nem deverá haver zoneamento. E o mercado brasileiro praticamente começa a descobrir o DVD de segunda geração, cujos equipamentos têm o dobro da velocidade dos de primeira geração. Instalados nos computadores, permitem ler outros formatos de discos, como o já tradicional CD-ROM (em velocidade equivalente à dos leitores 20x) e também os discos CD-R e CD-RW. O preço dos discos DVD-ROM tende a ficar próximo ao dos CDs, já que o custo de produção física é praticamente igual.

Enciclopédia Digital Master  – Produzida pela GLLG, está sendo lançada na Fenasoft pela MSD Multimídia, como sendo a primeira obra de referência em português em DVD-ROM que chega ao mercado brasileiro. A versão em DVD tem 4,7 GB de dados (o equivalente a oito CDs), e possui 300 clips de vídeo, o dobro da existente na obra em CD-ROM, e ambas podem ser semanalmente atualizadas pela Internet: a intenção é colocar ao menos 20 verbetes novos por semana e atualizar os demais simultaneamente aos acontecimentos (mudança de um presidente, por exemplo), mantendo integração total entre os dados obtidos pela Internet e a base do software, com acesso unificado.

A enciclopédia é toda feita on-line, por cerca de 70 profissionais de diversas áreas, que se comunicam por e-mail. Seu recurso vídeo display award permite tirar um aproveitamento máximo das fotos e imagens contidas no DVD, de acordo com o equipamento usado. Assim, um PC com 16 milhões de cores simultâneas na tela permite obter a qualidade máxima das imagens.

O lançamento em DVD contém 42 mil verbetes, dez mil artigos e sete mil fotos. Os vídeos são todos em MPEG-2, com som Dolby AC-3, e incluem cenas do desastre do Hindenburg, Tacoma Bridge, Hitler, Einstein, ataque a Pearl Harbor, explosão da bomba atômica em Hiroshima, momentos históricos, artistas, esportes, destacando-se um vídeo sobre o Brasil feito na década de 30 (mostrando Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Belém do Pará, Manaus e o Amazonas). 

A década de 30 no Brasil – com uma série de imagens exclusivas - também é destaque entre as quatro mil fotos adicionais, e a obra inclui cerca de mil fotos de personalidades e momentos históricos em todo o mundo. A enciclopédia tem dois mil artigos novos, distribuídos em suas 42 áreas de conhecimento, destacando-se uma seção nova dedicada às questões da Juventude, com artigos da psicóloga Alessandra Maurutto.

A enciclopédia inclui o novo Atlas Geográfico Mundial, com 234 mapas tamanho Leter 150 DPIs, desenvolvido a partir de fotos de satélite. Apresenta o mundo físico, político e o relevo, incluindo o Brasil e seus Estados, e pode ser impresso em cores, com qualidade. Um módulo de conversões suporta 2.300 conversões entre diferentes unidades de medida. Há também um teste vocacional interativo, vestibular simulado e um planetário digital com mais de 3.000 estrelas que permite simular a vista do céu no dia e local do nascimento do usuário (incluindo horário de verão). Requer Kit DVD-2, Windows-95, Pentium 100 ou superior, 16 MB de RAM e 30 MB de espaço livre em disco, placa de som totalmente compatível SoundBlaster e Active Movie instalado. O preço sugerido de venda é R$ 130,00.

Zico – Primeiro título nacional em DVD-ROM para computador (pois o primeiro título de filme nacional em DVD, Era Uma Vez Na América, foi lançado em 1997), Aprenda Futebol com Zico é iniciativa da empresa brasileira MicroPower. O produto é originário do CD-ROM homônimo, lançado em 1996, em que o jogador Zico ensina as melhores jogadas, técnicas de ataque, domínio de bola etc. Para desenvolver este DVD, a MicroPower contou com o suporte da Intel, que está interessada no surgimento de novos produtos que possam utilizar de maneira mais efetiva os recursos do processador Pentium II.

Na versão em DVD, o programa ganhou imagens melhores, mais trabalhadas, e vídeos em tela cheia, aproveitando os recursos que a nova plataforma oferece. As interfaces também foram refeitas e atualizadas. O produto está disponível inicialmente apenas em OEM (ou seja, para venda junto com equipamentos novos), visando os integradores que tenham computadores com drive de DVD. Para o consumidor final, o produto deverá estar disponível apenas a partir de 8/1998, nos idiomas Inglês e Português, com preço final em torno de R$ 70,00.

****
MicroPower: tel. (011) 744.7313.
MSD: tel. (011) 5677.7087.