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Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática
do jornal A Tribuna de Santos/SP, em 30 de dezembro de 1997
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/04/00 04:39:16

HISTÓRIA DO COMPUTADOR - 39 - O futuro que vem aí
Inteligência também é aplicada aos objetos

A página Projetos de Pesquisa também apresenta objetos inteligentes, como uma escrivaninha para escritório preparada para conhecer os hábitos e preferências do usuário, lembrá-lo de compromissos, perceber quando ele está frustrado ou cansado, e antecipar-se às suas necessidades. Da mesma forma, a cadeira inteligente registra dados sobre a postura, os movimentos e forma de sentar do usuário e responde acionando mecanismos que facilitam e aumentam o conforto do usuário. No futuro, poderá ser interligada com a escrivaninha e com a sala inteligente, para que o uso desses equipamentos seja o mais simples e confortável para as pessoas.

O pesquisador Bradley Rhodes, do MIT, mostra um computador de vestir

Já foram mencionadas nesta série de matérias as roupas inteligentes, que funcionam como computadores de vestir, meios de comunicação etc., e podem por exemplo ajudar o usuário a lembrar o nome de uma pessoa que esteja chegando, por exemplo. Os pesquisadores já ultrapassaram a fase da invenção, e trabalham agora com modelistas de roupas para tornar as peças tão utilitárias como atrativas e da moda.

Câmaras de televisão inteligentes (SmartCams) poderão operar sem o camera-man: recebem instruções verbais como "Close-up guest" (Feche o foco no convidado) e, usando técnicas de visão computadorizada, localizam a pessoa no estúdio e ajustam o zoom para focalizá-lo.

Já a WearCam combina tecnologias de conectividade sem fio e de computação móvel, permitindo que uma pessoa passeie pela cidade com uma câmara de televisão na cabeça, transmitindo as imagens que vê, o que seria útil em sistemas de vigilância, por exemplo.