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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/17/10 09:27:06

 

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NOTÍCIAS 2010

TV no Brasil completa 60 anos e ganha livro

Primeira transmissão ocorreu em 18 de setembro de 1950

Em 18 de setembro de 1950 o Brasil viu, pela primeira vez, a televisão em funcionamento. A transmissão sofreu problemas, os aparelhos eram escassos e a programação uma incógnita. Ainda assim, inaugurou-se uma nova relação do brasileiro com o mundo da imagem. História da televisão no Brasil conta em detalhes a trajetória desse meio de comunicação, analisando sua importância na estruturação da política, da economia e da cultura brasileiras, além do seu impacto no público. Os jornalistas Ana Paula Goulart Ribeiro, Igor Sacramento e Marco Roxo são os organizadores da obra, que conta com 15 autores das áreas de Antropologia, Comunicação, História e Sociologia. Os textos foram divididos em seis partes, seguindo as décadas de existência da televisão no Brasil.

Na primeira, Anos 1950: a televisão em formação, são analisadas a sua estruturação, as experimentações realizadas pelas primeiras emissoras (TV Tupi, TV Paulista, TV Record e TV Rio) e a emergência de um público televisivo. Na segunda parte, Anos 1960: a televisão em ritmo de popularização, discute-se a televisão no momento em que houve o aumento de telespectadores das classes populares e a conseqüente produção de programas que procuravam conquistá-los.

A terceira parte, Anos 1970: a televisão em tempos de modernização, trata das transformações por que a televisão brasileira passou na década de auge e declínio da ditadura militar. A televisão se modernizou não só pela sua centralidade no projeto de integração nacional do Estado autoritário, mas também pela necessidade mercadológica de renovação. A quarta parte do livro, Anos 1980: a televisão em transição democrática, discute as novas formas de popularização da televisão brasileira no contexto de distensão política e de reconfiguração do mercado com o fim da TV Tupi, o aparecimento do SBT e da TV Manchete.

Anos 1990: a televisão em divergência é o título da quinta parte, que analisa as mudanças no cenário televisivo diante da consolidação de um modelo democrático neoliberal no país. Finalmente, a última parte, Anos 2000: a televisão em convergência, retrata as transformações na programação ocasionadas pela produção de novos formatos, pelo boom de reality shows, pela digitalização da TV e pela crescente relação com o cinema e com a Internet.

É através dessas décadas que os autores narram as transformações do meio – e da sociedade. Dos programas de auditório aos humorísticos, das novelas às minisséries, dos jornais aos programas interativos, o livro é considerado pelos editores como um passeio indispensável para estudantes, professores na área de comunicação e todos aqueles que querem conhecer a televisão brasileira.

Coordenadores e autores - Ana Paula Goulart Ribeiro é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (1990), tendo também cursado História na mesma instituição. Igor Sacramento é graduado em Comunicação Social/Jornalismo (2005), mestre (2008) e doutorando (desde 2008) em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. Marco Roxo é graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFF (2000), com mestrado (2003) e doutorado (2007) em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF.

Os autores são Alexandre Bergamo, Alexandre Figueirôa, Ana Silvia Médola, Beatriz Becker, Denis Gerson Simões, Cristina Brandão, Kleber Mendonça, Léo Vitor Redondo, Marcos Napolitano, Maria Celeste Mira, Marialva Carlos Barbosa, Marina Caminha, Regina Mota, Valério Cruz Brittos e Yvana Fechine.

Capa do livro História da Televisão no Brasil

 

Serviço
Livro: História da televisão no Brasil
Organizadores: Ana Paula Goulart Ribeiro, Igor Sacramento e Marco Roxo
Formato:16x23 cm; 352 páginas
Preço: R$ 49 ,90


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