Clique aqui para voltar à página inicial http://www.novomilenio.inf.br/ano09/0902d002.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/26/09 10:45:16

 

Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2009

NOTÍCIAS 2009

Empresas apostam no fim do boleto em papel

Projeto DDA, da Febraban, deve começar a ser implantado em 2009

O projeto Débito Direto Autorizado (DDA), que prevê o fim do boleto bancário de cobrança em papel, será um dos principais temas do Ciab Febraban 2009, que ocorrerá de 17 a 19 de junho de 2009 na capital paulista. O sistema, que começa a ser implantado até o final do ano, permitirá reduzir fraudes e obter grande economia em papel.

Para Gustavo Roxo, diretor setorial de Tecnologia da Febraban e coordenador-geral do Ciab Febraban 2009, o DDA será de vital importância, na medida em que reduzirá enormemente o uso de papel. Participam do projeto todos os 129 bancos que compõem a compensação eletrônica dos sistemas de cobrança. Como se pode imaginar, essa nova forma de movimentação trará benefícios sócio-ambientais: mais de 2,36 bilhões de boletos em papel deverão ser processados em 2009, e a meta é atingir 50% desse total em três anos, com a sua apresentação de forma eletrônica.

Alguns dos patrocinadores do Ciab 2009 também destacam pontos importantes do novo projeto. O diretor de Vendas para o segmento financeiro da HP Brasil, Alex Freitas, garante que, para a multinacional, o DDA é um divisor de águas. Após sua implantação, as possibilidades de uso serão ilimitadas. "Acreditamos que o sistema financeiro se renovará e novos modelos de negócios surgirão. Num piscar de olhos, teremos novas oportunidades utilizando a infra-estrutura, os sistemas e os dados do DDA. Ainda que estejamos atravessando uma crise econômica mundial, as instituições continuarão a utilizar a tecnologia como ferramenta estratégica para redução nos custos, controle dos riscos, aumento da eficiência e conformidade regulatória", afirma.

Menos fraudes - Para Juarez Sant'Anna, vice-presidente de Mercadologia e Vendas da Diebold, a redução de custos com papel, postagem e manuseio será, sem dúvida, uma grande vantagem. "Mas a redução no potencial de risco de fraudes será o mais importante". O executivo avalia que os maiores benefícios para a grande massa da população ocorrerão a partir do momento em que o processo se estender ao trio de utilidades: água, luz e telefone.

Para o diretor de Mercado Corporativo Privado da Oi, Luiz Henrique Costa, entre os principais benefícios do DDA estão as reduções de papel e de filas nas agências e maior segurança e agilidade na cobrança, com conseqüente diminuição de inadimplemento para os prestadores de serviço.

Marco Aurélio Freitas, diretor comercial e de Mercadologia da Perto, explica que sua companhia tem acompanhado também o desenvolvimento do projeto DDA: "Será um importante serviço para o cliente. E como a Perto está continuamente diversificando suas propostas na área de auto-atendimento, está analisando este projeto como uma oportunidade de solução".

Outras facilidades - Além do DDA, outros projetos de grande importância terão espaço no Ciab Febraban 2009. A Serasa Experian, co-patrocinadora do evento, anunciou recentemente o primeiro certificado digital da ICP-Brasil totalmente móvel. A solução foi desenvolvida em parceria com a GD Burti. Agora, o usuário de um certificado digital Serasa Experian poderá usá-lo em qualquer dispositivo (token, BlackBerry ou celular) e conectá-lo a qualquer máquina sem a necessidade de instalar programas e outros aplicativos adicionais.

"Este lançamento atende ao crescente número de usuários da ICP-Brasil que necessitam de um dispositivo de fácil uso, conveniente e transparente para portar seu certificado digital", explica Dorival Dourado, presidente da Unidade de Negócios de Serviços e Certificação Digital da Serasa Experian.

Mostra itinerante - O Ciab Febraban já conta com 13 patrocinadores em diversas categorias. São algumas das mais destacadas empresas mundiais de tecnologia, como: CA, CSC BRASIL, Microsoft e NCR, CPM Braxis, IBM, Itautec, Diebold Procomp, HP, Oi e Perto, além da Eccox. A Serasa é mais uma vez a co-patrocinadora do evento, composto por um recinto de exposições de aproximadamente quatro mil metros quadrados, além de congresso para cerca de 1,5 mil representantes de instituições financeiras do mundo todo, espalhados em três auditórios de conferências, palestras e painéis de debates.

A Febraban também repetirá os eventos preparatórios para o congresso. Já há três anos consecutivos, a Federação realiza eventos de um dia nas principais capitais latino-americanas (mostra itinerante), além de eventos em São Paulo com os bancos nacionais. Tais ações permitem discutir previamente questões que serão mais detalhadas no congresso do Ciab Febraban.

Esses encontros reuniram, na última edição, 982 representantes de bancos e instituições, e contaram com patrocinadores próprios. Os eventos internacionais foram realizados em nove países da América Latina.

SERVIÇO:
XIX Ciab Febraban

Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras
Data: 17, 18 e 19 de junho de 2009
Local: Transamérica Expo Center - São Paulo
Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues 387, Santo Amaro
Organização: Febraban – Federação Brasileira de Bancos