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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/23/06 08:27:16
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NOTÍCIAS 2006

O futuro dos negócios na Internet

Eduardo Favaretto (*)

No Brasil quase 14 milhões de pessoas já acessam a Web em suas residências e ficam conectados por volta de 20 horas/mês, dando o título ao Brasil de primeiro colocado mundial em tempo de permanência na Internet doméstica. O Japão vem em segundo lugar com 18 horas, seguido pela França com 17 horas e 43 minutos e os Estados Unidos em último lugar com 17 horas.

Diante destes números, é evidente que estamos migrando rapidamente para um novo mundo virtual, onde são realizadas inúmeras atividades, negócios, relacionamentos pessoais e empresariais. Quando procuramos qualquer produto ou serviço hoje, sempre somos direcionados instintivamente à Web, o instrumento que se tornou capaz de agregar e canalizar uma multiplicidade de informações.

O universo de serviços e atividades disponíveis na Web é enorme: comércio eletrônico, ensino eletrônico, serviços bancários, grupo de amizades, todos os tipos de informações, negócios, atividades financeiras. No mundo real, para oferecer serviços e produtos ao consumidor, são realizadas campanhas publicitárias baseadas em locais mais freqüentados, programas de TV e rádio, jornais e revistas, que condizem com o perfil do público que se gostaria de atingir.

Quando se fala do mundo virtual a propaganda é explorada por vários meios: faixas, pop-ups, sites especiais, boletins promocionais, dentre outros. Entretanto, nos últimos anos, passaram a chamar a atenção do segmento de publicidade conectada, os inovadores vínculos patrocinados. Com eles a publicidade na Internet ganha uma forma barata e direcionada de se investir, independentemente do tamanho da empresa e da verba disponível.

Os vínculos patrocinados são pequenas faixas em modo texto, similares ao formato dos anúncios classificados, exibidos nas páginas de resultados de pesquisas de buscadores como: Google, Yahoo, MSN e portais como Terra, UOL, IG, dentre outros. Ocupam uma pequena área do navegador (browser), quase sempre posicionados lateralmente no formato de uma coluna ou horizontalmente no começo da página.

Surgem criteriosamente relacionados com o assunto requisitado pelo internauta ao digitar palavras chaves no campo de busca de cada site; estas são associadas às escolhidas pelo anunciante. O sistema é parecido ao de um leilão; quando várias empresas escolherem palavras chaves similares, o anunciante que apostar o maior valor aparecerá no local com mais destaque na página.

O sistema automaticamente fixa um valor mínimo para cada grupo de palavras chaves e o preço aumenta à medida que surgem novos interessados nas mesmas palavras - os investimentos iniciais em muitos casos são baixíssimos, iniciando em centavos de reais. Mas o ponto principal é que o investidor só pagará quando efetivamente o seu vínculo patrocinado receber algum clique dos internautas.

O anunciante configura sua campanha publicitária na Internet, via painel de controle administrado na própria Web, sem a necessidade de instalação de programas ou qualquer conhecimento técnico adicional.

Tudo é feito em rede via navegador: a campanha, a exibição de seus anúncios, a localização da  empresa pela Internet por clientes interessados em seus produtos ou serviços - os quais vão clicar no anúncio - e a revisão permanente da campanha em rede. Este é o ciclo dos vínculos patrocinados.

Assim como toda ação mercadológica, uma campanha em rede precisa de acompanhamento constante, verificação de estatísticas e medição dos resultados reais. Comparação de padrões junto aos negócios dos concorrentes – a qual também pode ser feita em rede - também não pode ser esquecida.

A modalidade de anúncios via vínculos patrocinados já permitiu um aumento gradativo da publicidade em rede no Brasil, conforme pesquisa desenvolvida pelo projeto Inter-Meios, que registra um faturamento de R$ 158 milhões no primeiro semestre de 2006, atingindo pela primeira vez, 2% da fatia do mercado publicitário.

Embora os números pareçam modestos em relação aos outros meios, como a TV que registrou o índice de 63,5%; percebe-se a diferença ao compará-los com os investimentos dos quatro primeiros meses de 2005, quando os números da publicidade em rede atingiram a cifra de R$ 70,3 milhões.

Com esses dados é fácil concluir que os negócios da Internet começam a dar resultado à medida que a sociedade canaliza a execução de suas atividades na própria Internet, conforme os dados do e-Bit, que informam que o varejo on-line faturou R$ 196 milhões com o Dia das Crianças, 12 milhões de reais acima das projeções iniciais.

Após tantos anos de publicidade condicionada às mídias tradicionais, com custos que inibiam o investimento dos pequenos e médios empresários, os vínculos patrocinados surgem como uma forma estratégica para obtenção de resultados rápidos e promissores.

(*) Eduardo Favaretto é o criador do iBuscas - gestor de aplicações e recursos on-line via web, e especialista em Tecnologia da Informação e Internet.