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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/08/05 11:27:38
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NOTÍCIAS 2005

Programa identifica preferências nas lojas

Com o crescimento das vendas natalinas pela Internet, as lojas virtuais têm nova versão do WebTrends, para descobrir o gosto de seus visitantes

Representante exclusivo de soluções de segurança e métricas de sites Web, a CLM Software lançou em 11/2005 nova versão do programa WebTrends, para análise de tráfego na Internet, que descobre dados sobre o comportamento, o perfil e os interesses do internauta. Segundo Francisco Camargo, diretor da CLM, com a proximidade do Natal, que é o período responsável por quase 30% das vendas virtuais do ano todo, esta solução é uma aliada considerada imprescindível para os vendedores, permitindo direcionarem suas ofertas de acordo com o que o visitante está procurando e, assim, aumentar as vendas. A solução é capaz de prover, por meio de ferramentas inteligentes, informações detalhadas sobre o comportamento do internauta na página e, desta forma, saber, até, o que desejam ganhar no Natal, afirma.

Isto é possível porque a solução dispõe de consoles para administração de tráfego e inúmeros instrumentos de análise comportamental das visitas e da qualidade dos conteúdos, oferecendo uma visão atualizada do perfil de compra de cada cliente, sempre que este faz um login ou o site baixa um cookie para a sua máquina.

 
Webtrends: programa facilita aos lojistas virtuais direcionarem melhor as suas ofertas
Imagem: divulgação

Camargo explica que o ritmo de crescimento do mercado de negócios entre empresas e de comércio eletrônico gera uma demanda por conhecimento profundo das atividades nos portais. "Com o WebTrends, os gestores têm estas respostas; conseguem extrair informações para antecipar-se às necessidades dos clientes e, assim, direcionar produtos e ações mercadológicas, com precisão cirúrgica", avalia. Além disso, seus recursos identificam os pontos de abandono comuns, exploram todas as variáveis sobre a performance das campanhas e determinam quais ações de mercadologia dão os melhores resultados.

Os mecanismos de busca também são aliados muito úteis para o comércio eletrônico. A boa notícia é que o WebTrends consegue analisar os retornos dessas ferramentas, mostrando como as pessoas chegam ao site. Para se ter uma idéia, existem, em média, 625 milhões de buscas todos os dias e estas pessoas são clientes potenciais, já que as pesquisas são feitas usando palavras-chave relacionadas ao negócio. Outro dado relevante é que 65% dos compradores via Internet usam ferramentas de busca para encontrar o que necessitam. Neste sentido, é muito importante estar bem posicionado na lista de resultados. "Cerca de 67% dos internautas não passam da segunda página", menciona.

Ainda segundo o executivo, é importante diferenciar os vínculos pagos dos orgânicos. Os pagos ou patrocinados são os que, geralmente, ficam no canto superior direito da tela e o restante da lista de resultados é chamado de orgânico, explica. O WebTrends mede quais vínculos trazem visitantes mais qualificados ou que geram o retorno esperado pelo site: complete uma compra; baixe um arquivo ou preencha um formulário.

A solução conta ainda com o WebPosition, um produto que ajuda a classificar o site do cliente nas ferramentas de busca, fornece relatórios de tendência, se a página subiu ou desceu na classificação, monitora os vínculos orgânicos versus os pagos e, o mais interessante, compara a posição do site nas ferramentas de busca com a posição dos concorrentes. "Vale ressaltar que os vínculos orgânicos são três vezes mais efetivos que os pagos", comenta.

Além disso, a nova versão do WebTrends está totalmente intuitiva, aproximando-se ainda mais dos usuários que não são da área de informática, como o pessoal de mercadologia e negócios eletrônicos. Ganhou também o WebTrens Express Viewer, que envia as informações diretamente para o computador do usuário, durante todo o dia, e permite visualizar, via navegador, o estado atualizado da página e incorporar facilmente novas métricas dentro do planejamento de negócios. Outra  novidade é a ferramenta WebTrends SmartView, que simplifica a visualização de métricas complexas, utilizando gráficos e diagramas sobre parâmetros analisados como as rotas percorridas pelos usuários no site.

Um dos principais benefícios dessa acuracidade é descobrir as perguntas e respostas que suscitam uma campanha mercadológica, com detalhes do merchandising em relatórios completos, com Drilldown (clique e mergulhe) diretamente na tela, inclusive com seleção dinâmica de métricas que realmente avaliam o desempenho. Vale destacar também que o WebTrends permite total integração, inclusive para fazer a análise na própria área de trabalho, em planilhas Excel ou na página Web que se está analisando, e ainda disponibiliza os resultados a um conjunto abrangente de usuários, por toda a empresa.

Empresa - A CLM Software, fundada em 1990, é distribuidora especializada em soluções voltadas para Gestão de Riscos, Segurança da Informação, Internet e negócios eletrônicos. A empresa representa programas e aplicativos de empresas deste segmento, como a Stellent; SourceFire; WebTrends; SpyDinamics; Barracuda; Shavlik; WatchGuard; NetIQ e ClearSight. Além disso, presta serviços de consultoria, instalação; suporte e centrais de apoio telefônico para os produtos por ela representados.