Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano05/0510d002.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/04/05 09:01:56
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2005
NOTÍCIAS 2005

Estudantes escrevem quase 40 mil livros e jornais pela Internet

Alunos de todo Brasil participam do projeto Oficina do Texto, que só no primeiro semestre letivo gerou 39.492 mil obras

Mais de 45 mil alunos de escolas de todo o Brasil tornaram-se co-autoras de livros e jornais escritos e/ou ilustrados em parceria com nomes consagrados como Luis Fernando Veríssimo e Ziraldo. O trabalho é resultado da Oficina do Texto, projeto do Portal Educacional. Alunos paulistas também participam do projeto e, só primeiro semestre de 2005, produziram o impressionante número de 18.825 mil obras, incluindo livros e jornais. Tudo feito pela Internet.

A Oficina do Texto é um espaço para os alunos de escolas conveniadas ao Portal Educacional escreverem livros e jornais. Para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, o Portal sugere um tema e Ziraldo cria ilustrações exclusivas sobre o assunto, enquanto Veríssimo começa um conto. Com base nessas ilustrações publicadas na Internet, os alunos desenvolvem o texto e depois recebem sua obra impressa, com seu nome na capa do livro ao lado do nome de Ziraldo ou Veríssimo, por exemplo.

Já para alunos do Ensino Médio, o desafio é produzir o Jornal Tablóide, projeto desenvolvido em grupo. Os alunos simulam o funcionamento de uma redação e tornam-se verdadeiros repórteres. Eles participam de todos os processos - reunião de pauta, redação das matérias, escolha e produção de imagens e tabelas - e definem desde os temas das matérias até o layout do jornal. Além disso, eles ainda têm a opção de escolher entre Marcelo Tas e Jairo Bouer, parceiros do Portal Educacional, como colunistas de seu Jornal Tablóide. A exemplo dos livros, os alunos também recebem o jornal impresso com os respectivos créditos.

O projeto Oficina de Texto é um dos exemplos mais bem sucedidos do uso da Internet como ferramenta de educação, além de ser um dos maiores casos de co-autoria do mundo: em cinco anos, mais de 370 mil obras, entre livros e jornais, foram produzidos.


Página principal do Portal Educacional

Portal Educacional - Lançado em 2000, quando a Internet como ferramenta educacional ainda era pouco explorada pelas escolas, o Educacional conquistou as mais importantes instituições privadas de ensino, e hoje, com quase meio milhão de usuários, é o maior portal de educação do país, com cerca de 40 milhões de pageviews mensais e mais de 600 mil páginas de conteúdo.

Trata-se de um ambiente de conhecimento, ensino e aprendizagem com milhares de informações organizadas e avaliadas sobre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, ao qual as escolas de todo o Brasil podem se associar, mantendo suas próprias homepages e disponibilizando serviços e conteúdos personalizados, como a Oficina do Texto que contabiliza a produção de mais de 370 mil obras  diferentes, entre livros e jornais, entre outros projetos que mobilizam milhares de alunos do Brasil todo.

Além de 180 pessoas diretamente envolvidas na elaboração e atualização do conteúdo, o Portal Educacional conta com inúmeros colaboradores ou que participam de projetos, como Ziraldo, Luis Fernando Veríssimo e o prof. Celso Antunes, por exemplo.