Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano04/0412a012.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/07/04 00:25:07
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2004
NOTÍCIAS 2004

Sun Microsystems lança Sun Java Factory

Iniciativa tem por objetivo criar uma comunidade global de parceiros de programação e soluções Java

A subsidiária brasileira da Sun Microsystems anunciou em 12/2004 o lançamento do Sun Java Factory, programa de desenvolvimento de canais de programação que pretende evangelizar o mercado nas principais tecnologias e criar uma comunidade global de parceiros. A expectativa é triplicar o faturamento de programas, duplicar o de serviços e quintuplicar a receita dos parceiros no ano-calendário de 2005. O projeto vai ao encontro da estratégia global da corporação de se posicionar como uma fornecedora de soluções completas de infra-estrutura.

Para alimentar o programa a companhia prepara o lançamento - ainda em 2004 - do Sun Solution Portal, que apresentará todo o portifólio da empresa e soluções complementares de parceiros. O site será um ponto de referência para revendas e clientes, que poderão pesquisar qual aplicativo é o mais indicado às suas necessidades específicas. Além de espalhar conhecimento, a empresa espera
aumentar ainda mais a adoção da plataforma Java no mercado corporativo.

As ofertas apresentadas no portal serão certificadas com Sun Java Certified. "Será um banco de dados de soluções certificadas em Java", explica o diretor de Soluções e mentor do programa, José Sampaio. Além disso, a Sun do Brasil pretende participar ativamente da criação do selo independente de Qualidade de Software Java, que será liderada pelo SOU Java, maior grupo estruturado de desenvolvedores Java do mundo.

O Java está presente em mais de 1,7 bilhão de dispositivos ao redor do mundo. Já são mais de 350 milhões de celulares carregados com a tecnologia e mais de US$ 1 bilhão de investimento anual no mercado. "Precisamos garantir qualidade e robustez das soluções em Java por meio de programas de certificação de produtos e pessoas que tenham o reconhecimento público. Como criadores, assumimos nossa responsabilidade sobre a qualidade Java", afirma José Sampaio.

Fruto de uma ação brasileira, o Sun Java Factory deve ser adotado mundialmente. As primeiras subsidiárias a demonstrar interesse foram China e Inglaterra. A iniciativa é composta de várias frentes, entre elas um programa de desenvolvimento de canais de programação. Os parceiros serão classificados em três categorias: Elite, Premier e Foundation. Além de treinamentos gratuitos e materiais de apoio, as empresas terão acesso a pacotes especiais de certificação, oferecidos pelo Sun Educational Services, área considerada estratégica para o programa.

Outro componente importante são as fábricas de programas. A Sun Microsystems terá metodologia e métricas pré-estabelecidas e as empresas interessadas poderão se adequar aos padrões da companhia, tornando-se "fábricas de programas credenciadas em Java".

Com o objetivo de apresentar a iniciativa ao mercado, a empresa traçou um cronograma de exposições itinerantes que, inicialmente, abordarão cinco tecnologias: Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), Habilitação Web, Arquitetura Java, Convergência de Rede de Comunicação e Gerenciamento de Identidades. Os eventos já confirmados acontecerão em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Ribeirão Preto.

"Apresentaremos as soluções da Sun e a partir daí nossos parceiros poderão mostrar de que forma suas próprias ferramentas complementam as nossas. Com isso, será possível oferecer ao usuário final uma gama maior de aplicações", declarou Cleber Morais, diretor-geral da companhia no Brasil, completando: "O Sun Java Factory garante capilaridade e oferecemos ao parceiro a oportunidade única de comercializar seus produtos em mercados anteriormente não atendidos por ele".

Por outro lado, os clientes também terão acesso aos sistemas desenvolvidos por organizações de outros estados e até mesmo países. "Estamos também em sintonia com o governo, que traçou no início deste ano metas agressivas de exportação de programas de computador. O programa permite que um aplicativo desenvolvido no Brasil possa ser localizado por corporações de outros países", comentou José Morais.

Grupo - Desde o começo em 1982, a visão única de que "A Rede é o Computador" tem levado a Sun Microsystems a se destacar no fornecimento de equipamentos, programas e serviços que fazem a Internet funcionar, atuando agora em mais de 100 países.