Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano04/0403a005.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/04/04 11:29:44
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2004
NOTÍCIAS 2004

Realizada a 1ª transmissão de rádio em ERB's CDMA 450 MHz

Com o apoio da Anatel, a Lucent inicia experiência que permitirá viabilizar o processo de Inclusão Digital e Universalização do Acesso à Internet no País

Especialista na implantação de infra-estrutura e serviços para redes de Terceira Geração, a Lucent Technologies inova ao realizar a primeira transmissão de rádio em
Estações Rádio Base CDMA na freqüência 450 MHz do continente americano. A experiência tem o apoio da Anatel e parcerias do CPqD, CPM e Diebold-Procomp.  A transmissão do CDMA2000 em 450MHz vem sendo realizada na região de Brasília, inclusive com um enfoque no novo serviço Sistema de Comunicações Digitais (SCD), que está em fase de regulamentação pela Anatel.

"Estamos muito felizes com o excelente resultado desse primeiro teste", destaca Luiz Cláudio Rosa, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Lucent Technologies no Brasil. "Isso confirma que a tecnologia CDMA2000 na freqüência 450MHz é a solução ideal para se atingir a democratização da informação, pela abrangência de cobertura e reduzido investimento".

A empresa já realizou com sucesso experimentos semelhantes na Europa e na Ásia.  Hoje a viabilidade desta solução já é realidade. As operadoras de diversos países como a Delta Telecom e a Moscow Cellular Communications, na Rússia; e a Telemobil, na Romênia; selecionaram a Lucent Technologies para implementar Estações Rádio Base (ERBs) Modular Cell FlexentTM 450MHz. "A Delta Telecom foi a primeira operadora de serviço móvel da Rússia a implementar uma rede móvel de terceira geração (3G) na freqüência de 450 MHz, baseada na tecnologia CDMA2000 1xRTT", aponta Cláudio.

Segundo ele, o modelo de negócios proposto para esta tecnologia no Brasil é distinto e muito mais abrangente que o adotado na Europa e na Ásia: "Estamos propondo o uso da tecnologia CDMA 450 MHz para serviços fixos e/ou móveis, banda larga e/ou banda estreita, oferecendo voz, dados e imagens, sendo possível qualquer combinação destes serviços". Neste contexto, a Lucent demonstra na prática que esta solução é a melhor alternativa para reduzir a deficiência de soluções de acesso de última milha em países de dimensões continentais, com concentração de infra-estrutura nos grandes centros urbanos, como é o caso do Brasil. Além disto, é considerada a tecnologia mais adequada para o oferecimento de acesso para o novo serviço SCD.

"O CDMA 450MHz permite uma cobertura geográfica de 10 a 20 vezes maior que as EBRs nas frequências em uso para o SMP, atinge um raio com alcance médio de 60 km e tem maior eficiência de redução de custos, possibilitando cobrir regiões mais remotas", comenta o executivo. Ele explica ainda que, com isso, a operadora utilizará menos torres e Estações Rádio Base (ERBs), as quais poderão também fazer a transmissão de dados em alta velocidade. Com isso, o usuário final poderá ter acesso em banda larga em qualquer lugar, até mesmo nas localidades de difícil acesso, onde os cabos não chegam por falta de viabilidade econômica.

Outra vantagem de quem operar em baixa freqüência é a proteção dos investimentos. As ERBs Modular Cell FlexentTM 450MHz, já produzidas no Brasil pela Lucent, garantem às operadoras manutenção e suporte local imediatos, chão-de-fábrica muito mais ágil e financiamento dessa tecnologia por meio de linhas de créditos oficiais brasileiras.

Além da implementação da rede com um número reduzido de equipamentos, o CDMA 450MHz possibilita, de um modo simples e rápido, um overlay seletivo para a implantação de tecnologias 3G - banda larga sem fio – tanto com CDMA2000 1xRTT (transmissões de até 153 kbps) quanto com CDMA2000 1xEV-DO (transmissões de dados a 2,4 Mbps).

A implementação no país da tecnologia CDMA operando em baixa freqüência ainda depende de definições dos órgãos reguladores do setor. Mas estamos trabalhando junto à Anatel e outros reguladores na América Latina, apresentando estudos e fazendo demonstrativos práticos que comprovam os benefícios da regulamentação desta freqüência.

Padrão - Segundo o CDMA Development Group (CDG), o número de usuários adeptos da terceira geração de telefonia móvel já ultrapassou a marca de 190 milhões no mundo e, a cada mês, mais de 4 milhões de novos assinantes são adicionados às redes. Hoje são mais de 75 milhões de usuários de serviços CDMA2000 3G, em 64 operadoras, de 32 países e 46 dos maiores fabricantes já comercializam em todo o mundo mais de 445 modelos de terminais 1xRTT e 1xEV-DO. As tecnologias CDMA2000 3G são consideradas a melhor opção para a evolução de redes para a terceira geração, pelo efetivo desempenho aos seus usuários e maior proteção de investimento às operadoras.

As tecnologias CDMA2000 3G, habilitam os terminais (celulares, PDAs e notebooks com PC-cards), a estarem permanentemente conectados à Internet, o que permite aos assinantes efetuar cópia de arquivos pela rede, conectar serviços de correio eletrônico, WAP, sistemas de mensagens curtas etc., com rapidez e mobilidade.

A Lucent é pioneira no desenvolvimento e incentivo à implementação global da tecnologia CDMA, que já conta com base instalada superior a 190 milhões de assinantes nos principais continentes e apresenta a maior taxa anual de crescimento do mercado (30%) - O CDMA é considerado pela União Internacional de Telecomunicações (ITU) como a base dos principais padrões de evolução das redes para terceira geração: CDMA2000 (Américas e Ásia), W-CDMA (Europa) e TD-SCDMA (China).

Empresa - A Lucent Technologies, com sede em Murray Hill, Nova Jersey, nos Estados Unidos, projeta, produz e instala redes para as maiores empresas de telecomunicações do mundo. Contando o suporte do Bell Labs – consagrado centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico - a Lucent foca as áreas de redes fixas e móveis para construir redes de próxima geração.

Hoje, com ênfase em setores de alto crescimento como banda larga (ADSL, CDMA2000 e UMTS), além de programas de gerenciamento, serviços e redes ópticas. Todos os seus sistemas, serviços e programas são desenhados para ajudar a seus clientes na implementação rápida de redes, e gerenciá-las de forma a criar novos serviços que gerem receitas e ajudem empresas e consumidores.