Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano03/0301a013.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/11/03 15:42:48
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2003

NOTÍCIAS 2003

Apple mostra o menor notebook profissional

E lança também o primeiro do mundo com tela de 17 polegadas

Além de apresentar ao público o primeiro notebook do mundo com tela de 17 polegadas, o PowerBook G4, a Apple apresentou no dia 7/1/2003 - durante a MacWorld Expo na cidade de San Francisco (Califórnia/EUA) - uma versão desse computador portátil com tela de 12 polegadas, matriz ativa de alta nitidez e resolução de 1024x768 pixels, acomodado em um gabinete resistente de liga de alumínio pesando apenas 2 quilos e bateria com até 5 horas de duração. Disponibilidade e preços desses produtos no Brasil serão anunciados em breve.

PowerBook G4 com tela de apenas 12 polegadasO novo PowerBook G4 de 12 polegadas tem processador PowerPC G4 de 867MHz, com Velocity Engine, e oferece 256 MB de memória rápida Double Data Rate (DDR), expansível até 640 MB, e processador gráfico NVIDIA GeForce4 420 Go com 32 MB de DDR RAM dedicada para performance considerada incrível em gráficos 3D. O drive óptico Combo (DVD-ROM/CD-RW) permite assistir DVDs e gravar CDs de dados e música.

"O novo PowerBook G4 12 polegadas é uma jóia", disse o diretor executivo da Apple, Steve Jobs. "É o menor e mais acessível PowerBook que a Apple já criou e o modelo de 12 polegadas mais compacto e completo do mundo". Esse produto traz a conexão Bluetooth integrada para conexão sem fios a periféricos compatíveis, como telefones celulares e PDAs. O programa iSync, da Apple, é distribuído com o equipamento, possibilitando sincronizar automaticamente lista de contatos e calendários entre o Mac e celulares habilitados para Bluetooth.

O novo PowerBook também inclui antenas internas e slot para cartão AirPort Extreme, a próxima geração Apple para redes sem fio baseada no novo padrão 802.11g que transmite dados sem fio à velocidade de até 54 Mbps – quase cinco vezes mais do que tecnologias utilizadas anteriormente - e é compatível com os milhões de dispositivos 802.11b existentes no mundo.

Pré-instalado nos novos portáteis, o Mac OS X v10.2 melhora a experiência de mobilidade com características únicas, como o Instant On, que acorda o PowerBook do modo prontidão com apenas um clique, ou o Automatic Networking, que automaticamente muda a conexão de rede entre Ethernet, 802.11 e modem, ou, ainda, avançadas ferramentas de gerenciamento de energia como o Energy Saver Profiles, que aumenta a vida útil da bateria.

Os PowerBook G4 trazem também os aplicativos iLife, uma suíte integrada de programas que inclui o iTunes 3, para gerenciamento de músicas digitais, iPhoto 2, para organizar e compartilhar fotos digitais, iMovie 3 para fazer vídeos digitais e iDVD 3 para criar e gravar DVDs no melhor estilo Hollywood.

17 polegadas - O primeiro notebook do mundo com tela de 17 polegadas, a maior em um computador portátil, foi também lançado na mostra californiana. Acomodado em um resistente gabinete de liga de alumínio, o novo PowerBook G4 tem altura de apenas 2,5 centímetros.

PowerBook G4 com tela de 17 polegadasO PowerBook G4 também é o primeiro a incorporar o AirPort Extreme 54 Mbps 802.11g, para redes sem fios mais velozes, além da nova conexão FireWire 800 e um teclado iluminado, com sensores de luz ambiente, e Bluetooth para conexão sem fios a telefones celulares e outros periféricos equipados com Bluetooth.

"A Apple está dando um salto enorme à frente dos notebooks PCs com a apresentação do PowerBook G4, o primeiro no mundo a trazer tela de 17 polegadas, miraculosamente desenhado em um gabinete super leve de liga de alumínio com apenas uma polegada de altura", afirmou Steve Jobs. "Muitos usuários vão se perguntar porque precisam de um computador de mesa".

O PowerBook G4 tem tela e nível de desempenho antes somente encontrados em computadores de mesa. A resolução desta tela impressionante é de 1440 x 900 pixels de alto brilho e o formato de tela é  de 16:10. O novo PowerBook com tela de 17 polegadas é o portátil da Apple mais poderoso já produzido, com processador PowerPC G4 de 1 GHz, nova arquitetura de alta velocidade, placa gráfica NVIDIA e SuperDrive sem gaveta, que permite ao usuário assistir, ouvir e gravar CDs e DVDs.

Acomodado em um gabinete ultraleve e resistente de liga de alumínio, com apenas 1 polegada de altura e pesando pouco mais de 3 quilos, o novo aparelho é mais leve que os concorrentes com telas de 15 e 16 polegadas.

PowerBook G4 com tela de 17 polegadasInclui, ainda, o primeiro teclado no mundo iluminado através de fibra óptica e com sensores de luz ambiente que automaticamente regulam a iluminação do teclado e reduzem o brilho da tela, diminuindo a tensão ocular e aumentando a vida útil da bateria. Quando o nível de iluminação ambiente aumenta, o brilho do monitor é automaticamente ajustado e a luz de fundo do teclado se apaga. Essa característica inovadora de integração entre monitor e solução de iluminação será bem-vinda especialmente entre os profissionais que ficam muitas horas em frente ao computador em condições de pouca luz.

O PowerBook G4 de 17 polegadas é o mais bem preparado para redes sem fios, trazendo as tecnologias AirPort Extreme e Bluetooth integradas, além de incluir o programa iSync e iLife. Há um conjunto completo de entradas e saídas, como duas portas FireWire, sendo uma para FireWire 400 e outra para o novo FireWire 800, permitindo assim que o usuário transfira rapidamente, por exemplo, grandes quantidades de vídeo sem compressão para dispositivos de armazenamento de alta capacidade. E continua a ser o único notebook com rede Gigabit Ethernet (10/100/1000BASE-T).

O PowerBook G4 com monitor de 17 polegadas oferece ainda 1 MB de memória cache nível 3 e 512 MB de memória rápida Double Data Rate (DDR) rodando a 333 MHz. Combinado com o poder do sistema operacional Mac OS X v.10.2, baseado em Uix, executa tarefas específicas em aplicações como Adobe Photoshop até 51% mais rápido do que um notebook baseado em Pentium 4. Possui placa de processamento gráfico NVIDIA GeForce4 440 Go e 64 MB de memória de vídeo dedicada, capaz de oferecer até 880 milhões de pixels texturizados por segundo.