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NOTÍCIAS 2002

Datastream amplia atividades na A. Latina

Empresa especializada no desenvolvimento de soluções para a gestão de ativos, a Datastream Systems anunciou a criação do Departamento de Atenção ao Cliente no Brasil e em todos os países da América Latina. Erika Sato, que já ocupava o cargo de assistente de diretoria, será a ouvidora da Datastream no Brasil.

  Departamento funciona como uma central de chamadas receptiva

O objetivo da empresa com essa iniciativa é preocupar-se exclusivamente com a satisfação plena do cliente. Para isso, uma equipe treinada oferecerá atenção especial, escutando as dúvidas, sugestões, solicitações e necessidades dos clientes para satisfazê-los da melhor maneira. "Essa ação vem ao encontro da estratégia que já estava sendo desenvolvida com os setores de suporte telefônico e serviços profissionais. Este método significa não só atender ao cliente quando este tem uma reclamação a fazer, mas também se relacionar com ele periodicamente e atender suas necessidades", afirma o gerente regional da Datastream Systems do Brasil, Daniel Figueiredo.

Para o vice-presidente para América Latina, Carlos Pallotti, o novo departamento de Atenção ao Cliente está pondo em prática a principal filosofia da empresa. "Dar o respaldo adequado aos nossos clientes sempre foi o nosso foco. Agora, podemos contar com um departamento totalmente especializado e voltado a eles. Não queremos seguir com o tradicional conceito de ter apenas uma área de suporte técnico, queremos fazer muito mais pelos clientes Datastream", explica.

Muitas empresas vêm utilizando as aplicações da Datastream na América Latina durante vários anos e em sucessivas versões. São cerca de 1.800 instalações que empregam diariamente os produtos Datastream na região. "Queremos reafirmar nosso compromisso com os usuários do nosso programa. Para isso, estamos criando esse novo serviço", ressalta Jeanine Reisin, recentemente designada ao cargo de diretora do novo serviço para a América Latina.

Ciclo de gestão de vida - Ao comparar a aquisição de um programa com um produto qualquer, o aspecto da manutenção e do relacionamento do cliente com o bem adquirido são as primeiras ações percebíveis. Ter um programa de qualidade implica em atualizações, suporte técnico, migrações, consultoria e integrações.

"O intuito do departamento de Atenção ao Cliente da Datastream é estabelecer uma parceria estruturada sobre a qualidade da prestação do serviço. Um produto em geral trabalha exclusivamente sobre a garantia, enquanto o programa conta com suas atualizações, devido ao acompanhamento da tecnologia", explica Daniel.

Empresas de pequeno porte geralmente não possuem uma área específica de Tecnologia da Informação e, por conseqüência, usam as soluções e os serviços de suporte técnico de seus fornecedores. Geralmente são áreas que necessitam de implementação de programas para informatizar a manutenção e dos serviços de suporte técnico. "Quando vendemos um programa, iniciamos uma parceria na realização dos projetos" explica Erika Sato.

Funcionamento - O serviço de Atenção ao Cliente atua como um centro de chamadas receptivo. Periodicamente o cliente será contatado. Ao detectar algum problema, todo o processo será acompanhado até a solução final. "Seremos o representante do cliente na empresa e trabalharemos sobre os quatro pilares que fundamentam e direcionam nossos serviços: tecnologia, simplicidade, funcionalidade e valor", argumenta Erika Sato.

Segundo ela, quando o cliente abre seu canal de comunicação, propicia à Datastream a oportunidade de entendê-lo e satisfazê-lo. "É preciso entender a reclamação como ponto positivo, pois enquanto o cliente estiver comunicando sua insatisfação ele está nos dando a chance para solucionar seus problemas. Mas, caso o cliente pare de comunicar suas dúvidas, podemos estar diante de um forte candidato à descontinuidade do produto", finaliza.

Tela do Datastream 7i, considerado o único do setor de manutenção totalmente Web

Expansão -  A Datastream também anunciou que o Datastream 7i, a única solução do mercado nacional 100% Web para gestão de ativos corporativos, conquistou 212 novos clientes desde o seu lançamento em 2001.

"As implementações são a forma de medição mais importante do êxito quando se introduz um novo programa no mercado, especialmente no caso de uma nova categoria de produto para o setor da manutenção que possui sua arquitetura totalmente Web", comenta o diretor executivo da emrpesa, Larry Blackwell. "O ambiente competitivo para as implementações em grande escala de sistemas de Enterprise Asset Management (EAM) está mudando. As instalações únicas cliente/servidor estão migrando para implementações Web, disponíveis em sites múltiplos para toda a empresa", explica.

Diante esse cenário, o Datastream 7i, apresentado durante o 2º Fórum Datastream de Manutenção, demonstra ser uma excelente solução para estas instalações corporativas, pois é um programa que os usuários finais podem acessar pela Internet, sem a necessidade de conexões de alta velocidade para rodar o sistema de gestão de ativos. Além disso, possui um conjunto completo de funcionalidades necessárias para o gerenciamento de ativos, orientado os equipamentos para máxima eficiência, desde a compra até a desativação.
 
Outro diferencial é o fato da solução poder ser hospedada tanto pelo cliente, como pela Datastream, sendo que a segunda opção resulta em muitos benefícios para os clientes: eliminação de investimentos em equipamentos, programas e custos com pessoal relativos à compra, implementação e manutenção de um sistema instalado na própria empresa.

Entre os clientes mundiais conquistados pela Datastream com o 7i estão: ChevronTexaco Global Technology Services Company,Coast Mountain Ônibus Company, DaTang Power, FMC Airport Services, GlaxoSmithKline, Holly Corporation, Nucor, Pfizer a Ásia Pacific Pte. Ltda., Pfizer Ireland, Pfizer Porto Rico, Pepsi Gemex SRL do CV, Pepsico do Brasil SEJA, Smurfit-Stone Container Corporation e Sodiaal Yoplait.

Empresa - A Datastream Systems, Inc. se especializou no desenvolvimento de programas de manutenção industrial. Fundada em 1986 em Greenville, no estado da Carolina do Sul (EUA), ampliou as atividades no mundo e já possui 60 mil instalações em 129 países. Com filiais na Alemanha, Argentina, Austrália, Chile, China, Estados Unidos e Cingapura, iniciou as operações no Brasil em 1999. Entre seus clientes estão empresas do porte da American Airlines, BMW, Caterpillar, Metrô de São Paulo, Michelin, Nasa, Nokia, Philips, Unilever e Weg Motores.

Por meio da rede Datastream, os clientes podem usar os produtos, serviços e alianças na automatização das suas avaliações, compras, rastreamento, gestão e desativação de ativos. A  rede Datastream compreende o Datastream 7i, o portal iProcure e o MP2, sistemas que auxiliam a gerenciamento da manutenção.