Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0212a003.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/10/02 16:34:14
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Quest implanta novo gerenciamento de projeto

Sistema exclusivo interliga as unidades da Quest em 38 países, agilizando a criação de aromas, e fortalece o uso global das melhores tecnologias

A palavra de ordem do setor de alimentos e bebidas é lançar constantemente produtos para disputar as gôndolas dos supermercados. A Quest International, uma das maiores empresas do mundo especializada em aromas e ingredientes para a indústria alimentícia, acompanha de perto esse cenário e - para garantir a competitividade de seus clientes - investe em tecnologia para otimizar o processo de criação de soluções para novos produtos, implantando novo sistema de gerenciamento de projetos.

O programa é baseado no conceito de gerenciamento de relações com os clientes (CRM - customer relationship management) e gerencia todas as fases do projeto do cliente dentro da Quest. São armazenados e atualizados automaticamente cada item e documento que compõe o projeto, desde o briefing inicial, o acompanhamento da criação do aroma, as aplicações dos insumos nos produtos finais, os dados e datas dos envios de amostras ao cliente, as ações mercadológicas envolvendo busca e análise de  informações do mercado onde será comercializado o novo produto, até a conclusão do projeto.

Desenvolvido nos Estados Unidos especialmente para a Quest International, o sistema foi testado na unidade norte-americana da companhia, passando pelas plantas da Ásia Pacífica, e agora implantado em todas unidades da empresa nos 38 países onde está presente. Segundo Rogério de Almeida Prado Guimarães, especialista em Mercadologia da Divisão de Alimentos da Quest no Brasil e responsável pela implantação e gerenciamento do sistema na América Latina, o padrão adotado pela companhia de usar o mesmo sistema é uma grande vantagem para o cliente e, ao mesmo tempo, uma ferramenta valiosa para a Quest.

"O programa possibilita que a Quest atue cada vez mais de forma global, com um atendimento especial a cada cliente. Os recursos do Centro Mundial de Ciência e Tecnologia e dos Centros Regionais consultados pela Quest, além da tecnologia de cada unidade da empresa são acessados de maneira rápida e eficiente, agilizando o processo de desenvolvimento. A tendência é o projeto ser concluído em menos tempo, com a aplicação das tecnologias mais avançadas do segmento de aromas", acrescenta Rogério.

O investimento da empresa nesse novo sistema de gerenciamento de projetos garante ao cliente se manter no novo ritmo que está comandando o mercado alimentício. "O lançamento de produtos está cada dia mais rápido e o seu ciclo de vida mais curto. Em 2002, por exemplo, foram lançados e relançados mais de 600 itens. Por isso, como uma empresa fornecedora de insumos às industrias alimentícias, nosso compromisso é criar soluções para agilizar o processo de desenvolvimento de produtos dos nossos clientes, adaptando-nos a essa realidade, com qualidade e precisão nos projetos", finaliza Rogério.

Instalações da Quest em Vinhedo, no interior paulista

Empresa - Localizada em Vinhedo, interior de São Paulo, a Quest International faz parte, desde 1997 do grupo ICI, um dos maiores do mundo. A empresa atua internacionalmente com duas divisões distintas: Alimentos e Fragrâncias. A divisão de alimentos da Quest desenvolve e fornece uma variedade de aromas e ingredientes que - combinados a uma solução específica e integrada para cada cliente - ajudam a trazer o sabor, a textura e aparência desejada aos seus produtos, sempre adequados às necessidades do consumidor e às tendências de mercado.

Para criar, desenvolver e fornecer produtos de alta qualidade, todos os escritórios e fábricas da Quest, contam com o apoio dos Centros de Ciência e Tecnologia Mundiais, localizados na Holanda e Inglaterra, e dos Centros Regionais que estão no Brasil, Estados Unidos, Japão, Austrália, Indonésia e África do Sul.

Trabalhando com uma estrutura direcionada para o mercado final, a Quest atua nos segmentos: Alcoólicos, que inclui todas as categorias de bebidas alcoólicas, como cerveja e as bebidas ICE; Não Alcóolicos - sucos, refrigerantes, energéticos, chás prontos para beber etc.; Culinários - atendendo desde o mercado de pratos prontos e semi-prontos, derivados de carne, molhos diversos até petiscos; Forneados e Confeitos - voltados às indústrias de biscoitos, pães, bolos e balas, chicletes e chocolates; e Lácteos - que fornece soluções para empresas produtoras de sorvetes, margarinas, sobremesas lácteas e iogurtes, entre outros.