Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0207a012.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/05/02 23:11:12
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Chip grava vídeo e som em DVD

Com funcionamento simples, permite aos usuários de computadores pessoais armazenar arquivos de vídeo e som em formato de DVD

A PI Componentes, principal distribuidora de circuitos integrados do mercado nacional, lança no Brasil um dispositivo que grava arquivos de vídeo e som em formato DVD. É o processador CS92288, da Cirrus Logic. Projetada especialmente para atender o mercado de usuários domésticos, a nova tecnologia tem funcionamento simples e grande demanda reprimida. "Gravação em DVD é o novo foco da indústria de entretenimento em vídeo. No Brasil as vendas de drivers de DVD, câmeras e programas gravadores tem dobrado a cada ano", observa Ana Cristina Avoletta, diretora da PI.

CS92288, da Cirrus Logic, permite gravar DVDs em discos rígidos

A executiva explica que, com esta tecnologia, qualquer fonte de vídeo ou som pode ser armazenada no formato MPEG2, arquitetura interpretada por programas de PCs. Além disso, também pode ser incorporada a um "PVR" (Personal Video Recorder - gravador pessoal de vídeo), um novo equipamento que realiza gravações em formato digital em discos rígidos.

Referência - Já para permitir que os fabricantes consigam lançar seus produtos rapidamente no mercado, o produto vem acompanhado de um "modelo de referência de desenvolvimento", composto por três componentes principais: o CS92288 MPEG-2 A/V, o CS4223 áudio e o CS4954 NTSC/PAL. Juntos, esses produtos oferecem uma gravação fiel de dados em vídeo para prover aos seus usuários a mais alta qualidade de gravação em DVD.

O chip CS92288 trabalha com dois canais de áudio. Um Dolbly Digital (AC-3) e outro em MPEG (camadas I, II e III), além de também interpretar arquivos no formato MP3. Já no quesito imagem, a novidade trabalha em diversos formatos: OSD, VCD, SVCD e DVD. Com várias alternativas de arquitetura de imagem, o dispositivo permite múltiplas resoluções e taxas de freqüência de tela.

A linha de produtos Cirrus é composta por mais de 56 mil itens, com uma base de usuários em que se  destacam marcas como Pionner, Philco-Itautec, Aiwa, Bose, Sony, JBL, Gradiente e CCE. Seus produtos encontram aplicações em sistemas como reprodutores de DVD, aparelhos de som do tipo micro-sistemas e cinema doméstico, entre outros equipamentos que usam recursos avançados de áudio como Dolby digital, DTS, som surround sound e super-bass. O novo processador tem preço sugerido de US$ 20 para volumes de 100 mil peças ao ano.