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NOTÍCIAS 2002

Maior ferrovia dos EUA completa 140 anos (I)

Marcos F.Pipan (*)
Colaborador

No dia 1º de julho de 1862, o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, transformou em lei a Ata Ferroviária do Pacífico, criando a ferrovia Union Pacific Railroad, que marcou o início do desenvolvimento da costa Oeste daquele país. Junto com a Central Pacific Railroad Company, começou ali o trabalho de ligar o país desde Omaha (Nebraska) até Sacramento (Califórnia). 140 anos depois, a empresa é uma das mais importantes ferrovias dos EUA e, segundo seu presidente do Conselho e diretor executivo, Richard Davidson, este é o momento de lembrar "o trabalho monumental dos primeiros empregados da UP, que - em quatro anos - construíram o maior sistema ferroviário do país".

Página Web principal da Union Pacific Railroad

"A Union Pacific começou a construir desde Omaha em direção ao Oeste, com 250 trabalhadores e a meta de instalar duas milhas (3,2 km) de vias por dia", disse Dick (Richard).

"Trabalhando sete dias por semana, de 12 a 16 horas por dia, a força laboral chegou a 10 mil pessoas que enfrentaram todo tipo de obstáculos possíveis, desde tormentas e grandes ventos até montanhas e canions. Em 10/5/1869, a Union Pacific se ligou à Central Pacific em Promontory Summit (Utah) para completar a viagem. Quando o grampo dourado do trilho foi introduzido no dormente, os funcionários do governo em Washington receberam uma mensagem telegráfica que simplesmente dizia: Feito! Na realidade, nosso trabalho apenas começava", explicou.

A 844 foi a última locomotiva a vapor construída para a Union Pacific

Disse o executivo que a Union Pacific vem registrando diversos papéis-chave na construção dos Estados Unidos, mobilizando gente e insumos que ajudaram a construir cidades e empresas; e suas maiores contribuições ocorreram durante as duas Guerras Mundiais do século XX. "Durante a Primeira Guerra Mundial, nosso foque esteve em mobilizar as tropas aliadas e seu equipamento desde a Costa Oeste até a Costa Leste, de onde seria embarcada para a Europa. Já na Segunda Guerra Mundial, tanto as tropas como os equipamentos deviam ser mobilizados até ambos os oceanos. A cada dia, desde 1942 até 1945, mais de 10 mil pessoas, homens ou mulheres, passaram por nossa estação de North Platte (Nebraska), em seu caminho para ganhar a guerra".

Ike Evans, presidente e gerente geral de Operações da UP, lembrou que, através de fusões, aquisições e crescimento interno, a Union Pacific passou a ser uma das maiores companhias estadunidenses e uma das de crescimento mais rápido no campo dos transportes: "Da mesma forma como os primeiros empregados em 1862 ajudaram a construir o país, os 48 mil homens e mulheres da UP atual continuam fazendo uma diferença positiva na vida dos estadunidenses. A partir de nosso compromisso inicial de levar passageiros e uma quantidade limitada de cargas, agora movimentamos alimentos, metais, minerais, produtos químicos, carvão, automóveis e autopartes, como também traillers e contêineres", explicou.

Foto de C. R. Savage, fotógrafo de Salt Lake City que acompanhou as obras, mostra a passagem dos trilhos pelo Wyoming

Estatísticas - Entre os dados mais importantes da ferrovia, são destacados: 33.586 milhas (53.738 km) de vias; 153.272 vagões; 6.921 locomotivas; mobiliza por ano 8,92 milhões de vagões carregados; conta com 48 mil empregados, resultando numa folha de pagamento de cerca de US$ 2,7 bilhões por ano; suas compras anuais atingem cerca de US$ 2,9 bilhões; o faturamento anual chega a US$ 12 bilhões.

A frota de locomotivas diesel-elétricas começou a ser introduzida em 1941

A Union Pacific Corporation, com ações cotadas na Bolsa de Valores de New York (Nyse), tem como principal empresa operativa a Union Pacific Railroad, maior ferrovia da América do Norte, cobrindo 23 estados nos dois terços da área ocidental dos EUA. Destaca-se no transporte de carvão com baixo teor de enxofre (usado na geração de energia) e no atendimento às numerosas áreas de produção da indústria petroquímica localizada principalmente na costa do Golfo do México. Com rotas competitivas de longa distância entre os maiores portos da Costa Oeste e as saídas para o exterior do lado Leste, e com seis vias de acesso desde o México, a UP tem ainda operações rodoviárias, como a famosa empresa Overnite Corporation, com suas subsidiárias Overnite Transportation e Motor Cargo. Também é acionista de Ferrocarril Mexicano (Ferromex), um dos três grandes sistemas ferroviários do México.

(*) Texto traduzido e adaptado da publicação eletrônica castelhana El Reportero Ferroviario (ERF), edição 137 extra (28/6/2002), editada em Buenos Aires (Argentina) por Marcos F. Pipan (M.F.Pipan & Associados). Fotos: Acervo Union Pacific Railroad.

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