Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0206c002.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/21/02 13:08:36

Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Rádio para surdos busca patrocinadores

O programa Clip Informática da Rádio USP (93,7 MHz FM), no ar desde 1985 na capital paulista, trouxe aos portadores de surdez, em 10/2001, a possibilidade de acessarem pela primeira vez um programa de caráter radiofônico. A iniciativa do projeto veio do editor do programa, Alexandre Fejes Neto, que desde 1988 realiza pesquisas e desenvolve projetos na área tecnológica para inserir pessoas surdas no mundo do rádio. Entretanto, desde 2/2002, o projeto está fora do ar por falta de patrocínio.

Segundo Alexandre, o programa já conta com o importante apoio da Derdic (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação da PUC-SP), que além de oferecer uma consultoria ao programa, fornece informações do setor por meio do "Minuto Derdic". "Esse programa é elaborado pelos profissionais da entidade e é transmitido durante a programação do Clip Informática. Os assuntos abordados variam entre as questões da surdez, voz e linguagem, assim como dicas de serviços e saúde", explica.

Segundo o diretor geral da Derdic, Alfredo Tabith Junior, é muito importante o auxílio na veiculação de informações sobre os distúrbios da comunicação. "Estamos muito satisfeitos de poder informar à população sobre os problemas que envolvem a audição, a linguagem e a voz e, muito mais, em poder incluir nesse público as pessoas que formam a comunidade surda", explica.

Funcionamento - Os portadores de surdez podem acessar o programa de rádio por meio da Internet, no qual um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) reproduz todas as informações veiculadas durante o Clip Informática, que vai ao ar todos os domingos das 11 às 12 horas.

A Derdic é uma entidade sem fins lucrativos que oferece atendimento educacional a crianças e adolescentes surdos e atendimento clínico a portadores de distúrbios de audição, voz e linguagem, priorizando famílias economicamente desfavorecidas. Além de ser um centro de formação de profissionais e de pesquisa no campo dos distúrbios da comunicação humana, também atua na conservação da audição de trabalhadores e idosos e na prevenção de problemas vocais em profissionais da voz.