Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0205d010.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/31/02 17:26:58
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Distribuições Linux criam o UnitedLinux

Caldera, Conectiva, SuSE e Turbolinux agora são parceiros na criação de uma iniciativa para padronização do Linux

As principais desenvolvedoras e distribuidoras do sistema operacional Linux, Caldera International Inc., Conectiva S.A., SuSE Linux AG e Turbolinux Inc. anunciaram em 30/5/2002 a criação do UnitedLinux, uma nova iniciativa que vai dinamizar o desenvolvimento do Linux e sua  certificação através de uma distribuição comum a todos e concebida para o mercado corporativo. O UnitedLinux foi criado para responder à necessidade de uma oferta padronizada para o mercado corporativo.

Devido à sua compatibilidade com plataformas de equipamentos e programas, a nova versão deve acelerar a adoção do Linux nas grandes empresas. As quatro companhias vão colaborar no desenvolvimento de um ambiente operacional Linux comum, chamado UnitedLinux. Cada parceiro agregará seus conhecimentos, produtos e serviços ao sistema operacional UnitedLinux, que será comercializado por cada um dos quatro parceiros com suas respectivas marcas.

Devido aos grandes investimentos realizados para certificar produtos e serviços em diferentes distribuições Linux, corporações como AMD, Borland, Computer Associates, Fujitsu Siemens, Fujitsu Japan, Hewlett-Packard, IBM, Intel, NEC, Progress Software e SAP têm expressado apoio ao UnitedLinux. Basicamente, porque essa iniciativa proporcionará redução de custo com certificações em diversas distribuições.

Benefícios - Pesquisa realizada em 2001 pela International Data Corporation (IDC) com 800 empresas norte-americanas e da Europa Ocidental, apurou que 40% dos entrevistados estavam usando ou testando Linux em suas organizações. A iniciativa do UnitedLinux ajudará a acelerar a adoção do Linux nessas empresas, já que proverá uma ampla gama de aplicações e equipamentos certificados para trabalhar com uma versão padronizada do Linux. Além disso, os clientes serão beneficiados com serviços de vendas, capacitação e suporte globais, que serão oferecidos conjuntamente pelas quatro empresas.

A colaboração entre os quatro desenvolvedores Linux resultará numa distribuição global corporativa do sistema, com a vantagem de dispor de suporte, capacitação e serviços profissionais localmente e na língua nativa, além de contar com o apoio dos parceiros estratégicos mencionados anteriormente. O UnitedLinux fornecerá um único código-base de Linux para a linha completa dos produtos eServer da IBM, para a linha de processadores Athlon 32-bit e para a futura linha Opteron 64-bit da AMD.

Da mesma maneira, oferecerá suporte para a linha x86, 32 bits e família de processadores Itanium da Intel. O UnitedLinux suportará os padrões LSB, Li18nux e GB18030, assim como permitirá  realizar instalações em inglês, alemão, francês, italiano, japonês, coreano, português, espanhol e chinês, tanto simplificado quanto tradicional.

Com o UnitedLinux, as empresas cooperar na pesquisa e desenvolvimento de Linux, o que aperfeiçoará ainda mais o sistema. A iniciativa UnitedLinux é uma forma de potencializar a disponibilidade e atualização da plataforma, seguindo o mesmo espírito colaborativo no qual foi fundado.
 
O grupo de fundadores da UnitedLinux está aberto para a inclusão de outras empresas de Linux. Os quatro parcerios planejam oferecer seus produtos e serviços baseados na UnitedLinux no final de 2002.

Solução mundial - A UnitedLinux é uma solução mundial Linux baseada em um padrão e destinada ao mercado corporativo, desenvolvida por Caldera, Conectiva, SuSE e Turbolinux, planejada para ser um sistema operacional para soluções adequadas a grandes empresas. UnitedLinux fornece ao mercado uma plataforma estável, uniforme, certificada e com cobertura global, que permite aos implementadores de Linux e empresas de equipamentos e aplicativos, assim como integradores OEM, oferecer e suportar uma única plataforma de alto valor tecnológico.