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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/21/02 22:42:42
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NOTÍCIAS 2002

Site O Pesquisador facilita obter dados na Web

Os pais lembram quando eram estudantes e precisavam fazer um trabalho para escola: era necessário fazer todas as pesquisas na biblioteca. Procurando em livros, revistas, jornais, microficha etc. Gastavam horas e horas em busca de informação e quase sempre não achavam o que precisavam.

Mas hoje tem a Internet, e o que demorava dias, semanas e meses pode-se achar em poucas horas. Tudo está na Internet. O problema era achar a informação dentro da floresta de informações. Por isso, foram criados os sites de busca: Yahoo!, Cadê, AltaVista, Google e mais de 10 mil outros, no mundo inteiro. Eles tentam armazenar o conteúdo da Internet nos seus bancos de dados e usam programas para buscar as informações através de palavras-chaves, retornando uma lista de sites relevantes.

Meta-busca - Agora, esse processo avançou mais um passo. Além de buscar as informações no banco de dados, os sistemas farão também o trabalho de pesquisar cada resultado. O Pesquisador é um mecanismo de meta-busca, ou seja, ele usa os sites de buscas existentes (como Google, Hotbot e AltaVista) para retornar seus resultados. Ele junta todos os resultados e elimina os duplicados. Então, visita cada um dos resultados. Caso não exista mais a página, ela é automaticamente eliminada. Caso o site tenha novo endereço, é automaticamente substituído.

Após entrar no site, ele retira todas as imagens e animações da página, vínculos e também os scripts (códigos usados para abrir popups, fazer animações, mudar partes da página etc.). O que resta é apenas a página em HTML e o texto. Então, O Pesquisador procura as palavras-chaves na página e as grifa em amarelo. Finalmente, coloca a página em uma mensagem eletrônica e a envia ao internauta. E continua fazendo isso para cada resultado, até um máximo hoje de 150 páginas.

Tudo isso acontece dentro de alguns minutos, enquanto o internauta faz outras coisas. Depois, o internauta só precisa receber suas mensagens eletrônicas e ver cada resultado. Como suas palavras estão grifadas na página, é fácil e rápido decidir se as informações interessam ou não. Caso não interesse, é só apagar a mensagem. Esta vem também com o vínculo do site original para que o internauta possa buscar mais informações direitamente nesse site. O assunto da mensagem, aliás, é escolhido pelo internauta na hora de pedir a pesquisa, permitindo fazer várias pesquisas e manter tudo organizado no seu programa de correio eletrônico.

Economia - Os desenvolvedores de O Pesquisador fazem uma comparação rápida para mostrar a economia que o internauta obtém usando tal sistema. Usando uma pesquisa em três sites de busca, usando 50 resultados de cada busca, para um total de 150 páginas, esta é a tabela de tempo:

 

Entrar

10 
resultados

Visitar 
10 sites

Confirmar conteúdo 
de 10 sites

Copiar ou salvar 
dados interessantes

TOTAL

Google

10s

5s

100s

150s

300s

565s

Hotbot

10s

5s

100s

150s

300s

565s

AltaVista

10s

5s

100s

150s

300s

565s

Total: 1695 segundos. Agora, repita cada um 5 vezes para um total de 50 resultados de cada site de busca: 1695s X 5 = 8475s, o mesmo que 141,25 minutos ou 2 horas e 21 minutos de trabalho. Isso custa em pulsos R$ 2,50.

Por O Pesquisador, a pesquisa demora em torno de 20 segundos para ser pedida. Depois, demora entre 5 e 15 minutos para receber as mensagens do correio eletrônico (e, enquanto isso, o internauta pode fazer outras coisas). Depois são mais cerca de 5 segundos por resultado para conferir (e excluir, caso não interesse), totalizando menos de 30 minutos e R$ 0,52. 

Se o internauta fizer umas 10 pesquisas assim durante o mês, pode economizar aproximadamente R$ 20,00 em pulsos no telefone e mais de 15 horas de trabalho. Se as pesquisas estiverem sendo feitas por um funcionário de uma empresa com salário de R$ 1.000,00, as 15 horas valem em torno de R$ 150,00 por mês, além da economia em banda de telecomunicações.

Gratuito - O Pesquisador é gratuito. Os desenvolvedores só pedem que o serviço seja usado de forma ética. Assim, o internauta não deve usar endereço falso de correio eletrônico, pois toda pesquisa tem que ser confirmada por correio eletrônico e os resultados são enviados por essa forma. Colocando um endereço falso, resultará em uma pesquisa perdida.

Também não é interessante usar o recurso Webmail (tipo Yahoo!, Hotmail, Bol, IG, etc). Todas as contas de correio eletrônico e quase todas as gratuitas têm como acessar as mensagens por servidor POP3. Assim, o internauta pode usar um programa de correio como Outlook, Netscape ou Eudora. Ao usar Webmail, o internauta perde a vantagem de economizar tempo, pois cada mensagem será acessada via Internet: seria quase igual acessar pelos sites de busca. Além disso, muitos Webmails não mostram mensagens de HTML de forma certa, o que causa muita dificuldade em visualizar os resultados.

Propaganda - Grande parte da receita deste mecanismo vem de banners inseridos nos resultados. No entanto, O Pesquisador tem duas grandes diferenciais neste aspecto. Quem fizer publicidade de banner em O Pesquisador pode regionalizar. Ou seja, pode colocar um anúncio só para pessoas do Paraná, ou só para São Paulo etc. Nenhum outro site no mundo pode fazer isso, lembram. O custo por inserção é mais barato, devido à quantidade de resultados que O Pesquisador gera. Com isso, as empresas e os usuários ganham.

Outro serviço de O Pesquisador é a promoção de enquetes. As empresas podem optar por colocar um enquete no programa de buscas. Cada usuário terá que responder uma pergunta na hora de pedir uma pesquisa. Para o usuário, é uma questão de alguns segundos e terá que fazer apenas uma vez (e só pode responder uma vez). Os resultados são entregues exclusivamente para a empresa contratante.