Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0203a008.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/04/02 22:05:22
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Colégio lança jogo interativo sobre Santos

Mistérios e tarefas a cumprir ajudam o estudante a conhecer a cidade

O desaparecimento de uma mala sem dono e a necessária contratação de um detetive para desvendar esse estranho caso é o tema do jogo interativo O Sumiço da Mala, um trabalho desenvolvido em CD-ROM pelo Colégio Santa Cecília, de Santos/SP, cujo principal objetivo é levar os estudantes a conhecerem essa cidade.

Desenvolvido no programa Visual Class, o jogo chama a atenção pela criatividade e leveza com que mostra ao mesmo tempo a Santos antiga e seus principais vultos históricos e tudo de atual que a estância balneária oferece.

Tela de apresentação do jogo

A trama envolve uma forasteira que perdeu a mala em um ponto turístico da Cidade, o qual ela não se lembra, e que foi encontrada por desconhecidos que, entretanto, não sabem a quem pertence.

Os trabalhos do detetive Cocílio são solicitados tanto pela turista, que quer sua mala de volta, como pelas pessoas que a encontraram, mas não sabem a quem pertence.
Dicas sobre os caminhos percorridos pela forasteira, como também dados sobre as características da sua personalidade vão surgindo à medida em que o jogador vence desafios apresentados, como, por exemplo, acertar o nome de determinados vultos históricos ou personalidades.

Atrelada à parte histórica, o jogo mostra a Santos atual, tendo como recurso as localidades visitadas pela turista, possíveis pontos onde poderia ter perdido a mala.

Tela de apresentação do jogo Tela de apresentação do jogo

Criatividade - Entre charadas para adivinhação e perguntas de conhecimentos gerais, músicas clássicas e modernas, o jogador percorre os quatro cantos da Cidade, como os Caminhos da Barra e do Mar; os bairros da Alemoa, Boqueirão, Gonzaga, José Menino; morros; a Usina de Itatinga; principais ruas e avenidas como a Ana Costa e suas Palmeiras Imperiais; museus, teatros, monumentos, praias etc.  Por onde passa, encontra informações históricas e atuais.

O jogo oferece ainda a visão de Santos através das obras de dois de seus grandes artistas, Benedito Calixto e Lauro Ribeiro da Silva, o Ribs, bem como as técnicas de pintura que ambos utilizavam. Com cerca de 15 minutos de duração, é acessível a qualquer criança alfabetizada, embora tenha sido planejado para os estudantes do Ensino Fundamental.

O Sumiço da Mala é uma criação das professoras Sônia Regina Azzari Miguel Martinho e Patrícia Quissak Chirico Mahtuk, que tiveram a ajuda de alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília. A professora Patrícia cita ainda que Novo Milênio foi uma das fontes de consulta usadas pelos alunos e incluídas na bibliografia desse trabalho. Conforme destacaram, o jogo é uma maneira simples e divertida de os alunos realmente conhecerem Santos: "Não só estudantes, mas também adultos, uma vez que há muitas pessoas que desconhecem grande parte da cidade onde vivem".

Tela de apresentação do jogo

Portal - O Colégio Santa Cecília também tem um novo portal em seu endereço na Internet, onde os internautas encontram - além de assuntos específicos da escola - temas de interesse geral distribuídos em vínculos sobre cultura, lazer, profissões, curiosidades, novidades científicas e desafios. Um jornal virtual atualizado e sala de Bate-Papo completam o portal, cuja principal característica é atender às necessidades dos alunos e professores da escola e, ao mesmo tempo, estar aberto ao púbico jovem como um todo, em especial os inseridos na faixa etária que comporta estudantes a partir da 5ª série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Trabalhar a aprendizagem a distância é a proposta do portal, conforme ressalta o professor Alfredo Cordella, coordenador geral do projeto. "Cerca de 60 pessoas entre diretores, coordenadores e professores estão envolvidos no trabalho, seja em termos pedagógicos como na formatação técnica do portal", diz. O projeto vem sendo desenvolvido desde abril de 2001.

Além de ser uma vitrine do que está acontecendo na escola, como esclarece a Logo do Santa Cecíliaprofessora Patrícia Quissak Chiricco Matuk, o portal "tem também muitas lentes para os visitantes". Na sala de Bate-Papo, por exemplo, estão programadas conversas em determinados idiomas: "Haverá ocasião em que as conversas só serão em inglês ou espanhol, por exemplo".

Entre outros serviços disponíveis, a professora Luiza Helena Willmersdorf, revisora do portal, destaca os vínculos Tarefas Online (que disponibiliza diversas atividades pedagógicas), Provas Resolvidas e Banco de Aulas. Através deste último, o docente pode complementar atividades e fornecer subsídios ao conteúdo ministrado em sala de aula. No Grupo  de Discussão, os internautas podem trocar idéias com os professores e convidados sobre temas atuais como clonagem, por exemplo, além de sugerirem assuntos para debates.