Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0202b008.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/17/02 18:52:14
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Criada a Kodak Express Serviços Digitais

Loja desmistifica e aproxima a fotografia digital dos consumidores

Já está em funcionamento em São Paulo a primeira loja Kodak Express totalmente equipada com Sistema 88, Picture Maker GC 2.1 e Pakon. A Digiphoto tem todos os equipamentos disponíveis no mercado para a digitalização de imagens. "Este é o primeiro passo para a massificação da fotografia digital", diz Magui Castro, diretora de Saídas Fotográficas da Divisão de Consumo Massivo da Kodak brasileira, que pretende ter cinco lojas dedicadas a serviços digitais até o final de 3/2002.

As lojas Kodak Express "Serviços Digitais" contam com o Sistema 88, minilab digital de alta produtividade que pode ser facilmente conectado em rede com outros computadores e com a Internet para receber imagens e dar saída em papel fotográfico, mídia digital (CD/disquete) e Internet. Aceita entrada de filmes 35 mm, APS (Advantix), slides, fotos, cartões de câmaras digitais, CDs e disquetes.

Além do minilab digital, a Kodak coloca à disposição as estações digitais Pakon e Picture Maker GC 2.1 para os lojistas da rede Kodak Express montarem a melhor estrutura para atender à crescente demanda por serviços de digitalização de imagens. "Atualmente temos 1700 lojas Kodak Express, somos a maior rede de serviços de fotografia do Brasil e ajudamos na popularização da fotografia - diz o diretor comercial da Divisão de Consumo Massivo da Kodak brasileira, Luís Fernando Staub -. Agora nos empenhamos em levar os serviços digitais para o alcance de todos, de forma simples como apertar o botão de uma câmara".

Estações digitais - A Picture Maker GC é uma estação digital composta por uma câmara digital Kodak megapixel, uma impressora térmica Kodak 4700, um computador e um digitalizador de imagens de mesa para fotografias até 20x25 cm, um leitor de cartões PCMCIA e o programa da Kodak PMGC.

Foi desenhada para combinar baixo custo para o lojista e grande variedade de serviços ao consumidor. Fabricada com a tecnologia digital Kodak, a versão 2.1 da Picture Maker GC faz não apenas fotos para documentos em cinco minutos (inclusive para passaportes), como também faz fotos em calendários, fotos com molduras, transforma fotos coloridas em preto e branco, corrige cor, brilho e contraste e, com alguns opcionais (digitalização de filme, gravador de CD e impressora para papel A4), faz também álbuns digitais em CD, gravações das fotos em disquetes e ampliações até 20x25cm.

Já o Sistema Pakon é o digitalizador de filmes mais veloz do mundo. Desenvolvido para qualquer tipo de filme e laboratório fotográfico, é capaz de digitalizar um filme de 24 poses em 25 segundos na resolução 600 x 900 dpi, ou em dois minutos, na resolução máxima de 2.000 x 3.000 dpi. É composto pelo digitalizador Pakon F-12 Plus embutido em um computador, dois discos rígidos de 15 GB cada, drive para disquete, leitor e gravador de CD (16X gravação/4X regravação/32X leitura), placa SCSI Adaptec, modem 56K e monitor colorido de 15 polegadas.

O Sistema Digital Pakon imprime as fotos em porta-negativos com índice visual para facilitar sua identificação, aceita negativos inteiros e/ou cortados com quatro ou seis fotos, o que possibilita o total aproveitamento do filme e permite ainda que as fotos, uma vez digitalizadas, possam ser gravadas em CDs, disquetes ou compartilhadas via Internet em formato JPEG.

A empresa - Especializada em ajudar pessoas e empresas a tirar, compartilhar, armazenar e imprimir fotografias (tradicionais ou digitais), a Eastman Kodak Company registrou em 2001 vendas de cerca de US$ 14 bilhões, que foram divididas entre produtos e serviços comerciais e para consumidores, incluindo câmeras digitais para consumidores e profissionais, diagnósticos por imagens a laser para radiologistas, filmes fotográficos para profissionais e amadores, serviços digitais para cinematografistas, digitalizadores de alta velocidade para documentos e imagens aéreas.

A Kodak se destaca na participação em infoimagem, um mercado de US$ 225 bilhões criado pela convergência de imagens e de tecnologia de informação, que reúne três mercados de imagem intimamente relacionados - equipamentos, infra-estrutura e serviços/mídia, possibilitando que pessoas ou empresas tirem e compartilhem fotos facilmente, como meio de informações, entretenimento ou recordações.