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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/06/02 18:47:48
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NOTÍCIAS 2002

CRM analítico tem nova versão de programa

Especializada em tecnologia de mineração e dados e gerenciamento analítico de relacionamento com os clientes (aCRM), a SPSS Tecnologia lança no Brasil a versão 6.5 de seu programa de mineração de dados voltado para gestão de relacionamento com clientes. O Clementine 6.5 traz como diferencial uma série de recursos baseados em modelos (CATs - Clementine Application Templates) que ajuda os usuários corporativos a montar passo-a-passo o mapeamento dos consumidores e internautas, bem como elaborar projeções de negócios.

O sistema permite criar modelos que indicam migração de clientes (churn), que produtos e serviços são mais consumidos e utilizados em conjunto, as páginas e seqüências mais consultadas dentro do site Web e outras informações para incrementar as soluções de CRM.

Tela do programa Clementine 6.5

O produto mantém as funções básicas do programa original. Ajuda a desenvolver modelos preditivos inclusive gráficos, endereçados a cada questão específica do negócio, identifica e classifica grupos de consumidores de acordo com perfil e comportamento, faz agrupamento de casos, entre outros. Com base nessas funcionalidades, os usuários podem traçar o perfil do cliente, identificar oportunidade de pré e pós venda, atingir novo público alvo, detectar fraudes, reduzir riscos de negócios e aprimorar serviços e comércio eletrônico.

No entanto, a nova versão do programa reúne uma série de funções e tem interface mais interativa, que facilitam e agilizam todo o trabalho analítico. O CRM CAT, por exemplo, ajuda a aumentar o lifetime value de um cliente, revelando informações que contribuem para a redução do churn e prevendo taxas de resposta de ações promocionais.

O programa agora conta com a função Operation Reordering, para reordenar automaticamente as operações, de modo a enviar quantidade de tarefas do Clementine para a própria base de dados, o que resulta em melhoria na performance e diminuição do tráfego na rede. Outra novidade é o Expression Builder, sistema que permite selecionar funções de operação, seleção de campos e manipulação de dados a partir do mouse, o que minimiza erros no processo e o trabalho de digitar expressões complexas. A ferramenta também faz subdivisão de grupos de dados de acordo com características peculiares e apresenta um novo algoritmo seqüencial para identificar padrões de informações em ordem cronológica e fazer predições seqüenciais.

O Clementine 6.5 chega com outras funções aperfeiçoadas. É o caso da mineração Web CAT, usada para colher dados e fazer projeções sobre atividades do site Web. O sistema inclui 14 novos modelos de mapeamento (streams), com espaços para registros comuns, estendidos e Microsoft IIS. O dispositivo pode ser usado para agregar partes do site no modelo preditivo, registrar o tempo de navegação do internauta, as páginas mais consultadas e serviços Web mais procurados.

Segundo Ricardo Ventura, presidente da SPSS Brasil, cada vez mais as corporações estão constatando que as ferramentas analíticas são fundamentais para o sucesso do CRM. E o lançamento da edição 6.5 vem reforçar a posição do Clementine como a mais prática e completa tecnologia de datamining para  gestão de relacionamento com clientes. O Clementine já é utilizada por mais de 500 companhias no mundo,  dos segmentos de manufatura, telecomunicações, finanças, varejo, saúde, governo, universidades e comércio eletrônico.

O produto - que tem preço a partir de US$ 74.250 - é compatível com o sistema operacional Windows 95, 98, 2000, XP, ou NT4.0 (cliente); Windows  2000, NT4.0, Solaris 2.6, 7 ou 8, HP/UX 10.20 ou 11, AIX 4.2.2 ou 4.3 (Server). Disponível na versão cliente-servidor.