Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0202a001.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/01/02 23:39:26
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Argentinos batem panelas na Internet

Nos dias 1º a 3/2/2002, pessoas em diferentes países estarão batendo panelas (caçarolas) em protesto pela situação política da Argentina: é o Cacerolazo Mundial, que já conta com a adesão de diversas entidades internacionais e uma convocação que está circulando pela Internet - onde existem também três sites Web: Cacerolazo, El Cacerolazo e Cacerolazo.com.ar.

Desde dezembro, as mais diversas formas de protesto vêm ocorrendo na Argentina, em razão da recessão econômica que provocou a queda de vários presidentes dessa República com intervalo de poucos dias. Uma nova moeda, o Argentino, deveria ter entrado em circulação em 15/1/2002, mas o projeto foi cancelado, em meio ao turbilhão em que entrou a economia desse país.

Imagem da página Cacerolazo.com.ar

Sugestão do site Cacerolazo: clique aqui para bater sua panela

Cavalos contra os manifestantes em Buenos Aires, em 20/12/2001 (Imagem: TV CNN-espanhol/EUA)De forma semelhante ao que ocorreu no Brasil em 15/3/1990, quando o presidente Fernando Collor de Mello, ao assumir, decretou o confisco dos depósitos bancários, o governo argentino também decretou o confisco, mas a reação foi imediata, inclusive com pessoas acampando dentro dos bancos, ao mesmo tempo em que ocorreram saques em estabelecimentos comerciais e incêndios em prédios públicos. Inclusive, um novo feriado bancário está sendo programado para os dias 4 e 5/2/2002, para proteger o sistema bancário contra saques, já que a Suprema Corte argentina decretou ser inconstitucional o "corralito", que é o confisco decretado pelo governo.

Página principal de El Cacerolazo
Imagem na página principal de El Cacerolazo

Telefones também - Além do protesto com as panelas, os argentinos também propõem outra forma de manifestação: ficar dez minutos sem usar o telefone. Porém, os manifestantes explicam: para participar do "Telefonazo", não basta tirar o fone do gancho, pois as companhias tornam esse número inoperante após alguns instantes.

Segundo o site Cacerolazo.com.ar, "a forma efetiva de fazer um boicote contra as empresas de telefones é digitar um número nacional de longa distância (DDD, no Brasil), mas sem digitar o último número. Assim, a chamada nunca se completa e então o sistema informatizado da companhia telefônica registrará isso como um erro na linha. Se 20% dos usuários de telefonia fizerem isso, o sistema telefônico entra em colapso, de forma que o protesto popular não poderá ser ignorado, já que as empresas telefônicas perderão muito dinheiro".

Página Cacerolazo.com Página Cacerolazo.com Argentina... obvio espiritu de protesta

Lembrando que tal protesto foi eficiente na Espanha para que os usuários obrigassem a cobrança das tarifas telefônicas por custo fixo (tarifa plana), o site propõe que o protesto telefônico seja realizado todos os dias, das 20h00 às 20h10, no horário local. Não havendo resposta das autoridades, a proposta é que o tempo seja gradativamente aumentado, para 20 ou 30 minutos de boicote.

Cacerolazo defreonte à Casa Rosada, em Buenos Aires, em 20/12/2001 (Imagem: TV CNN-espanhol/EUA) Cacerolazo em Buenos Aires, em 20/12/2001 (Imagem: TV Band News/Brasil)

Esta é a convocação distribuída via Internet:

Sent: Tuesday, January 29, 2002 3:29 AM
Subject: CACEROLAZO MUNDIAL
 

PASEN ESTE MAIL A TODOS EN ARGENTINA Y EL MUNDO

El sábado 2 de Febrero (entiendo que se enlazará con lo del viernes 1º a la 
noche, madrugada del sábado) se realizará un CACEROLAZO MUNDIAL. Se hará 
nuevamente en la Argentina en cada barrio, pero será acompañado por cacerolazos en muchas ciudades del mundo (2 y 3/feb). Cuenta con la adhesión de movimientos internacionales, que apoyan la lucha del pueblo argentino contra el vaciamiento producido por políticos corruptos, jueces cómplices e intereses internacionales expoliatorios. Es necesario que concurramos porque es la única manera no violenta que tenemos para demostrarle al gobierno y al  mundo que !AQUI ESTAMOS! HAGAN RUIDO!! AUNEMOS NUESTRAS FUERZAS PARA CONSEGUIR VIVIR LA VIDA QUE MERECEN NUESTROS ABUELOS, NUESTROS HIJOS, NUESTROS  NIETOS Y NOSOTROS MISMOS.

Para unirte a los cacerolazos y/o escraches, cheque a estos sitios:
www.c-a-c-e-r-o-l-a-z-o.com.ar
www.elcacerolazo.org
www.cacerolazo.com