Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0201d014.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/31/02 09:12:28
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Como conduzir o visitante pelo site

Roberto Guarnieri (*)
Colaborador

Ao visitar um site na Internet, o consumidor digital tem uma tela dividida em uma infinidade de informações, o institucional da empresa, produtos, banners, links, e isto sem falar nas empresas que decidem inserir uma janela popup na abertura do site que leva séculos para carregar. O site deve ser uma peça publicitária que interage com o visitante e desta forma devemos estar preocupados com a imagem que queremos “vender”: a criação, o design e a tecnologia são fatores importantes para atingir o público alvo da forma certa. Preocupados com tudo isso os marketeiros e tecnólogos de plantão acabam esquecendo de um fator importantíssimo: o planejamento de navegação.

A começar pela home (página principal de um site): geralmente contém informações que concorrem entre si pelo clique do visitante, não podemos desperdiçar todo o espaço e tempo com um simples menu. Podemos definir uma área nobre (lado direito
do monitor), onde divulgamos informações de acordo com a necessidade do visitante e as prioridades da empresa. A home é responsável por conduzir a navegação através de todo o site. Não esqueça que na Internet a infidelidade está à distância de um clique: se a home não cumprir o seu papel, você está correndo o risco de perder o visitante.

Para chegar à informação desejada, os visitantes digitais consideram tolerável até 3 cliques, portanto não desperdice os cliques com menus lindos e animados, mas em conduzir o visitante até a informação de seu interesse. Ao chegar à informação, ofereça vínculos para outras páginas, não perca a oportunidade de vender sempre, afinal tempo e espaço na Internet são muito preciosos.

Vínculos cruzados - Em todos os trabalhos que a A1.Brasil vem criando na Internet, temos uma equipe preocupada em oferecer uma excelente experiência de navegação. Entre os diversos recursos que utilizamos está um conceito chamado crosslink (N.E.: vínculo cruzado), que tem o objetivo de conduzir o visitante através de todo o site.

Por exemplo em um comércio eletrônico para o setor de alimentos, quando o visitante está na página de massas, o crosslink poderia oferecer uma passagem para a história das massas e outra para molhos especiais. Nestas últimas páginas, ofereceria um vínculo para receitas italianas ou chinesas, dando a opção do visitante comprar em um único clique todos os ingredientes necessários para determinada receita.

É como a experiência de ir a um restaurante: o manobrista pega seu carro, o maitre conduz o visitante até uma mesa (fumante ou não fumante), carta de vinhos, cardápio, apreciar o prato e o vinho, sobremesa, conta e a saída do restaurante. O que fará com que o visitante retorne é toda esta experiência. O planejamento deve ter 3 objetivos básicos:

1º) Produzir uma  navegação eficiente e adequada aos novatos,

2º) Conduzir os visitantes pelo site, oferecendo uma excelente experiência de navegação,

3º) Garantir que os visitantes retornem.

O dinamismo e a atualização das informações também são um elemento essencial para o sucesso de um site, afinal só existe uma coisa mais importante que o primeiro clique: todos os outros.

(*) Roberto Guarnieri é diretor de criação da A1.Brasil, primeira agência do país especializada em mídia digital.

Veja também:
Personagem virtual desperta ciúmes