Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0201bbps.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/09/02 21:09:24
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Bips

Lá como cá... (I) - Em dezembro de 2000, a Marinha Brasileira conseguiu a proeza de dar um presente natalino ao contrário aos país, afundando um submarino nacional, atracado ao porto do Rio de Janeiro, com mar de almirante.

A Austrália não ficou atrás: em 8/1/2002, com céu de brigadeiro, conseguiu criar um acidente aéreo insólito com um avião parado no aeroporto, fazendo-o literalmente sentar na pista. O truque foi errar nos cálculos da distribuição das cargas, como noticiou a Rede Globo de Televisão em seu Jornal Nacional:

Foguete espacial? (Imagem: captura de tela - Rede Globo de TV) Foguete espacial? (Imagem: captura de tela - Rede Globo de TV)

Lá como cá... (II) - O "jeitinho brasileiro" não é exclusividade nacional. Conta o jornalista Joel Conrado, radicado em Paris, que com a vigência da moeda Euro os comerciantes europeus aproveitaram para "arredondar" os preços para cima:

"Na mudança da moeda uma grande maioria do comércio está aproveitando para arredondar os preços quando da conversão do franco francês para o Euro. Como exemplo, se um cafezinho custava 7 Francos ou equivalente a 1 Euro e 12 centavos, para facilitar o troco o preço em Euro agora é de 1 Euro e 15, ou 1E 20 e até mesmo 1E 50....  A mesma coisa está acontecendo com a famosa baguete - o tradicional pão francês -, os jornais etc. etc. Segundo uma pesquisa realizada na véspera da entrada em circulação do Euro e outra comparativa realizada três dias depois da sua implantação, numa série de compras como sanduíches, cafezinho, lanche rápido e outros artigos de consumo cotidiano, houve um aumento de 15% no custo das compras realizadas com o preço em Euro".

Enquanto isso, no Sul... - No Natal de 2001, os cavalos foram às ruas porque a população argentina não queria mais um Cavallo (de primeiro nome Domingo) conduzindo a Economia. O Cavallo caiu, o (presidente) Fernando De La Rua também foi posto na homônima, enquanto ele saía por uma puerta um (Ramon) Puerta entrava pela outra. Entrou, mas logo saiu, para dar lugar a um presidente Adolfo Rodriguez Saá. Que logo saiu, ficou apenas 9 dias, não conseguiu desvalorizar o argentino (o dinheiro novo, que foi sem ter sido, ia ser a nova moeda do país no início de 2002, acabando com a igualdade mantida há anos com o dólar). Saá saiu, Puerta reassumiu, até que mais um presidente fosse escolhido: Eduardo Duhalde tomou posse. Nesse tango do milonguero doido, muitos já se perguntam: será Duhalde debalde?

Cavallo sai...  (Captura de imagem: TV CNN-espanhol/EUA em 20/12/2001) Cavalos entram...  (Captura de imagem: TV CNN-espanhol/EUA em 20/12/2001)
El presidente de la Rua, prestes a ir para ela..  (Captura de imagem: TV CNN-espanhol/EUA em 20/12/2001) Puerta adentra puerta adentro...  (Captura de imagem: TV CNN-espanhol/EUA em 21/12/2001)
El presidente Saá sai...  (Captura de imagem: TV CNN-inglês/EUA em 31/12/2001) Duhalde entra...  (Captura de imagem: TV CNN-espanhol/EUA em 2/1/2002)

Por reviravoltas assim, que colocam os jornalistas em plantão contínuo mesmo no período das festas natalinas, é que o internauta José Luiz, de Miami (Flórida/EUA), repassou aos jornalistas participantes de uma lista de debates sobre negócios, em 28/12/2001, esta mensagem eletrônica recebida pela Internet de seus amigos argentinos:

Padre Nuestro Argentino

Padre Nuestro que sos argentino, bienaventurado sea tu Pueblo.

Venga a nosotros tu bendición, porque dijiste: "bienaventurados los que lloran y los que tienen hambre y sed de justicia"

Hágase tu voluntad y no la de nuestros acreedores, así sean el Fondo Monetario o el Banco Mundial.

Dános hoy nuestro digno y honrado trabajo diario, para no tener que saquear supermercados, ni cortar las rutas con piquetes, ni hacer huelgas.

- Dános también escuelas y universidades para nuestros hijos y hospitales y remedios para nuestros padres.

- Y envía a nuestros enemigos, las diez plagas que enviaste a Egipto.

Perdónanos nuestros pecados, porque ya llevamos más de 40 años caminando por el desierto, y envíanos a Moisés, para que abra ante nosotros el mar de la injusticia y destruya los ejércitos del Faraón y nos lleve a la Patria Prometida por San Martín, Belgrano, Brown y Güemes.

- Y no nos dejes caer en la tentación de devolver violencia a quienes nos
oprimen y nos saquean...

Más líbranos de Menem, De La Rua, Alfonsín, Cavallo, Ruckauf, De La Sota, y sigue la lista de traidores, ineptos, serviles, cipayos y corruptos... Recuerda darnos aunque sea un solo Juez justo y un solo funcionario patriota y honesto.

-Te lo pedimos en nombre de tu pueblo humilde y hambreado

Amén.

Esta nueva versión del Padre Nuestro Argentino deberá ser enviada a toda tu libreta de direcciones, ya que si no lo hicieras, De La Rúa podría ser reelecto en 2003 y la dupla Menem-Cavallo asumiría en 2007 y durante 10 años Colin Powell sería nombrado Virrey de las Nuevas Colonias del Río de la Plata para concluir con el saqueo.-

Recuerda borrar los nombres de quienes lo recibiste para que al Gran Hermano del Norte y su red Echelon se le haga más dificil reconocerte.

- Pero ten la valentía de no quedarte callado ante la injusticia porque tu
silencio te hace cómplice.

- Y ten la Fé puesta en que sólo los Argentinos honestos podemos salvar a la Argentina.-

Ayúdate y ayúdanos.-

Afeganistão plugado - Depois de cerca de cinco anos sem sequer o direito de usar a televisão, por determinação do governo teocrático Taliban, o Afeganistão voltou a se ligar à Internet no Natal de 2001, com a posse do governo interino e o controle do país pelas tropas internacionais e da Aliança do Norte...

Afeganistão se reconecta ao mundo  (Captura de imagem: TV CNN-inglês/EUA em 26/12/2001) Afeganistão se reconecta ao mundo  (Captura de imagem: TV CNN-inglês/EUA em 26/12/2001)