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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/01/01 09:21:58
Delphi mostra inovações tecnológicas 

Durante o X Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade (SAE Brasil'2001), realizado de 19 a 22/11/2001 no paulistano Expo Center Transamérica, a Delphi Automotive Systems apresentou tecnologias especialmente desenvolvidas para proporcionar maior conforto e conveniência aos ocupantes de um veículo. Na vanguarda dessas tecnologias, destacaram-se os equipamentos de entretenimento de bordo, como o Mobile Overhead Entertainment e o Mobile Seat Top Entertainment que, entre outras novidades, ilustraram bem o tema do congresso deste ano: "A Engenharia no Início do Milênio - Conectividade e Mobilidade".

"As tecnologias desenvolvidas pela Delphi têm como premissa a melhoria da dirigibilidade nos veículos, considerando aspectos de segurança, conforto e conveniência de motorista e passageiros. Graças à nossa vasta experiência em sistemas eletrônicos e de integração, estamos aptos a oferecer  inovações tecnológicas nas áreas de economia de combustível, segurança e comunicações", disse Volker Barth, presidente da empresa para a América do Sul. 

Em sua décima edição, o SAE Brasil se tornou um dos mais importantes fóruns para discussão de novas tecnologias e pesquisas na indústria automobilística da América Latina. Nesses anos, o congresso foi marcado pela crescente contribuição para o desenvolvimento do profissional e da indústria da mobilidade. Além disso, ele se consolidou como plataforma técnica e de negócios orientada para o segmento OEM dos setores automotivo e aeroespacial em toda região. 

Além de apresentar algumas de suas mais recentes tecnologias, a presença da Delphi no SAE Brasil'2001 incluiu a participação de alguns de seus engenheiros e executivos em conferências temáticas do evento. Entre os temas discutidos, destacaram-se: "A Evolução do Conteúdo Eletroeletrônico no Veículo" e "Novas Tecnologias de Eletrônica Embarcada nos Sistemas de Veículos Automotores".

Tecnologias - Entre outras, a Delphi apresentou nessa exposição paulistana as tecnologias: 

Mobile Seat Top Entertainment - Sistema portátil de entretenimento de bordo que pode ser usado em qualquer tipo de veículo, compacto ou utilitário, que disponha de um banco traseiro e até mesmo fora do veículo, na casa de praia ou de campo, por exemplo. O equipamento consiste em um console que integra um tocador de DVD/CD e permite a acomodação de uma plataforma de vídeojogo. Seu visual arrojado permite que seja facilmente removido. Sua instalação é fácil e segura, bastando que seja preso com o cinto de segurança do banco traseiro e conectado ao acendedor de cigarros do veículo. Possui espaço para a armazenagem de cartuchos de vídeojogos, DVDs e outros acessórios, além de entradas para fones de ouvido.

Mobile Overhead Entertainment - Sistema de entretenimento de bordo que integra funções de áudio e vídeo, como DVD e vídeojogos. O conjunto é composto por uma tela LCD de 6,8" dobrável, instalada no teto do veículo, um transmissor sem fio de 2,4 GHz, fones de ouvido sem fio com controle individual de volume, além do conjunto de instalação. Sua instalação é simples, acomodando-se às dimensões da maioria dos carros compactos, vans e utilitários. A tela de alta resolução possibilita visibilidade de qualquer ângulo. O uso de um transmissor de freqüência de rádio sem fio permite ainda que esta visibilidade seja otimizada, uma vez que não será obstruída com a presença de fios.

Truck PC - Productivity Computer - Projetado para trabalhar nas condições mais adversas de uma cabine de caminhão, o Truck PC é um equipamento que auxilia os grandes frotistas que necessitam de uma máquina robusta, flexível e compatível com as mais modernas aplicações de controle de frota, logística e segurança. O equipamento inclui sistema de navegação via satélite (GPS) além de receptor AM/FM com RDS, tocador de CDs e suporte para MP3.

E/E Architecture - Sistema que permite a diminuição do número de chicotes elétricos e conexões, sem prejudicar a transmissão de informações e comandos no veículo. Além disso, possibilita maior facilidade de manutenção do sistema elétrico, menor consumo de carga da bateria, além de facilitar a implementação de novas funções via programação.

Unidade Injetora Eletrônica E-1 - Tecnologia de injeção para motores diesel de 9 a 16 litros, oferecendo pressão de injeção de 2000 bar. O sistema atinge os limites de emissões Euro 4 e Euro 5 e dispõe de controle eletrônico. Além disso, possui um design compacto: seu tamanho é 50% menor do que o dos sistemas tradicionais. 

Ford - Consumidores que buscam a versatilidade de um veículo utilitário combinada a conveniência oferecida por um cinema caseiro logo serão capazes de ter o melhor desses dois mundos com a nova Ford Excursion 2002, que é um dos primeiros utilitários grandes a oferecer o sistema Communiport de entretenimento integrado de bordo da Delphi, com reprodutor de DVD instalado de fábrica.

"Viagens longas podem ser estressantes para  os pais, uma vez que seus filhos ficam inquietos e entediados, mas com o sistema de entretenimento de bordo da Delphi possibilita que as crianças fiquem ocupadas e entretidas assistindo a filmes em DVD, ouvindo CDs ou ainda até jogando no videojogo", disse Bob Schumacher, executivo para a linha de eletrônicos da Delphi. 

O sistema Communiport de entretenimento de bordo da Delphi é original de fábrica e reúne funções de áudio e video, como DVD, reprodutor de CDs, possui fones de ouvido duplos e entradas para áudio e vídeo para qualquer plataforma de videojogo, videocassete ou outros aparelhos eletrônicos auxiliares. 

A Delphi desenvolveu os sistemas eletrônicos e a Plastech complementou a integração mecânica no teto do veículo. A tela de cristal líquido (LCD) colorido de 7" oferece alta definição de imagem, é instalada no teto do veículo e se dobra para baixo para o uso, sendo controlada através de controle remoto infravermelho. A empresa também oferece versões do equipamento para o mercado de reposição, para instalação no teto do veículo ou sobre o banco traseiro. 

Multinacional - Com sede em Troy (Michigan/EUA), a Delphi Automotive Systems, produz componentes automotivos e sistemas tecnológicos. Os três setores de atuação da empresa - Dinâmica & Propulsão, Arquiteturas de Segurança, Térmicas & Elétricas, e Comunicações Eletrônicas & Móveis - oferecem soluções variadas para as necessidades de seus clientes. A Delphi tem 202.700 funcionários, 197 fábricas próprias, 44 parcerias, 53 centros de fornecimento e escritórios de vendas e 31
centros técnicos em 43 países.

A unidade de negócios de multimídia móvel da Delphi Automotive Systems já atende nove montadoras de veículos, incluindo Toyota, Honda, GM e Subaru, além de alguns clientes na área de veículos comerciais. As vendas neste segmento atingiram US$ 322 milhões em 2000 e a previsão é que esse crescimento continue anualmente. Em 2010, espera-se que a multimídia móvel represente um mercado de US$ 50 bilhões.

Os negócios da Delphi em multimídia móvel têm crescido para mais de US$ 3 bilhões de dólares, sendo que há vendas programadas até 2005. Além disso, a empresa espera que, até lá, cerca de 60% de seus negócios incluirão sistemas eletrônicos e sistemas de alta tecnologia.

"Mais do que nunca, os veículos devem servir para oferecer ao usuário algo mais do que um simples meio de deslocamento de um lugar para outro. Muitas vezes, o carro se transforma numa extensão da casa ou do escritório, assumindo funções não diretamente ligadas ao seu princípio básico, que é o de transportar pessoas. As montadoras querem atender os consumidores neste sentido e a Delphi representa o parceiro que pode oferecer as tecnologias que o consumidor deseja", disse Volker Barth.

Por outro lado, após dois anos de produção, a Delphi atingiu a marca de mais de um milhão de unidades de EhSteer produzidas. Este é o primeiro sistema de direção totalmente elétrico do mercado, já disponível nos modelos de veículos europeus Fiat Punto e no VW Lupo. O sistema funciona independentemente do motor e é equipado por um motor brushless, o que significa que não utiliza bombas, mangueiras, fluidos hidráulicos, correias de transmissão e polias. Menos partes significa uma importante redução no uso de matéria-prima, resultando em menos material residual, o que faz do EhSteer um sistema mais limpo do ponto de vista ambiental, além de melhorar em 4% a economia de combustível, se comparado a um sistema de direção hidráulica tradicional.