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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/03/01 11:05:29
Publicações 
Info Exame - Na edição de 10/2001, a revista da Editora Abril mostra como é problemático o atendimento técnico aos clientes no Brasil; explica como instalar praticamente sem risco o novo sistema operacional Windows XP; cita que uma loja de jogos eletrônicos na Internet é uma boa oportunidade de negócios; apresenta uma lista das melhores faculdades de computação do Brasil; demonstra os novos recursos à disposição do público nos sistemas de banco via Internet; e compara os mais destacados navegadores para Internet: Internet Explorer, Netscape e Opera.

Nesta edição, a revista inicia uma seção de informática para neófitos, com explicações passo a passo, tendo como tema o uso de uma planilha de cálculo. Explica ainda como instalar na intranet uma rádio Web e comenta a linguagem XML, que vem tomando conta do mercado de intercâmbio de dados entre as empresas.

CADesign - A revista da editora Market Press destaca na edição 77 as siglas EDM/PDM/WF, explicando na matéria principal que as soluções para integração com a web ampliam as possibilidades de distribuição dos documentos dentro da empresa e para parceiros. Cada uma das siglas tem uma função no gerenciamento de documentos técnicos e não-técnicos: EDM - com sigla portuguesa GED - significa gerenciamento eletrônico de documentos (Electronic Document Management); PDM é o gerenciamento de dados de produtos (Product Data Management) e WF (Workflow) é o controle do fluxo de trabalho. Os próprios desenvolvedores, entretanto, não fazem distinção clara entre essas categorias de aplicativos.

A revista destaca os novos recursos do AutoCAD 2002 e do MicroStation V.8; o uso do CAD na recuperação de prédios históricos; e diversas aplicaçoes com uso de georeferenciamento (GIS).

Cliente S.A. - Uma publicação voltada à gestão de atendimento e ao relacionamento com clientes, foi lançada em 24/9/2001 pela Grube Editorial durante a CT Expo, em São Paulo. O projeto, idealizado por Vilnor Grube, editor-executivo dos sites Callcenter e CRM, é fruto da experiência adquirida durante os dez anos em que o jornalista acompanhou o desenvolvimento do mercado de gestão de clientes e também dos resultados obtidos com os portais. A revista pretende preencher um nicho do mercado carente de publicações especializadas, apesar do rápido desenvolvimento: o de gestão de atendimento e relacionamento com clientes. Com um projeto que promete inovar o mercado nesse segmento, evidenciará a visão estratégica nas tomadas de decisão no processo de gestão de clientes.

“Durante os dois anos em que estão no ar, os portais fizeram ampla cobertura do segmento, e criaram uma rede de informação que estreitou os vínculos do mercado. Agora, a Cliente S.A. vem integrar essa rede, mostrando a visão estratégica da gestão de clientes do ponto de vista dos principais executivos e tomadores de decisão do mercado”, garante Vilnor. 

“Os portais foram o caminho para entrarmos no mercado e inovar, fazendo o caminho inverso da mídia tradicional. A mídia desconectada, no nosso caso, é que virou complemento”, avalia.

Telecom - Na edição de 9/2001, a publicação da Plano Editorial destaca o novo debate suscitado pelas reações ao regulamento aprovado do Serviço de Comunicação Multimídia, em torno da garantia de acesso ao conteúdo e do estímulo à produção brasileira. O mais importante é o conteúdo ou a distribuição?

Em outra matéria, analisa como as operadoras, especialmente as concessionárias, consideram que as regras propostas inibem os investimentos para 2002 e esperam que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reduza a pressão das exigências no serviço local. Também é analisado, em reportagem especial, como a concorrência e as metas de qualidade levam as operadoras a buscar mais ferramentas de gerenciamento, o que estimula os investimentos na performance das redes. Já as operadoras de telefonia celular entram em compasso de espera, no momento em que a Anatel lança nova licitação de bandas D e E e a conjuntura econômica leva à contenção dos investimentos.