Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0109b015.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/19/01 05:23:44
TERROR NOS EUA
CNN desmente que teria usado imagens antigas 

Foi desmentido pela rede norte-americana de televisão a cabo Cable News Network (CNN) o boato que vem circulando via correio eletrônico, de que as importantes imagens das reações paquistanesas de alegria com os atentados terroristas nos EUA não teriam sido geradas no dia 11/9/2001, mas em 1991. Os próprios líderes palestinos já haviam explicado que essa reação de alegria registrada pela televisão foi de grupos isolados, que não representam a opinião do povo palestino em geral. As imagens, inclusive, foram apresentadas nesse dia em emissoras de todo o mundo, como a francesa TV 5 e a portuguesa Radio Televisão Portuguesa Internacional (RTPi):
 

Imagens na TV francesa TV 5 exibidas às 12h22 do dia 11/9/2001 Imagem da TV portuguesa RTPi às 12h24 de 11/9/2001

A resposta da CNN, enviada aos jornalistas através da agência de pautas Maxpress:
 

Está circulando pela Internet um boato de que imagens veiculadas pela CNN, com palestinos comemorando os ataques terroristas da última semana, seriam de 1991. 

Eason Jordon, presidente de coleta global de informações da CNN comunica: “Fomos informados de que alguns e-mails e Web sites estão sugerindo que o recente videotape exibido pela CNN, em que palestinos dançam nas ruas de uma cidade de West Bank, é idêntico a um videotape de 1991. A CNN nega veementemente esta afirmação. Em meio aos terríveis acontecimentos, é lamentável que pessoas utilizem uma ferramenta como o e-mail para espalhar informações falsas de maneira irresponsável”. 

As imagens foram cedidas pela Reuters, que está disponível para esclarecimentos com os seguintes contatos: Peter Thomas +44 207 542 4890 ou Adrian Duffield 542 4728.

O comunicado à imprensa emitido pela CNN no Brasil

Esta é a sucessão de mensagens que espalhou o boato agora negado, apontando como origem da informação um estudante da Universidade de Campinas (Unicamp):
 
Consultor Juridico
Fraude no ar
CNN teria usado imagens da Guerra do Golfo como atuais

A emissora estatal espanhola, TV3, informou em seu noticiário das 20h30 nesta sexta-feira (14/9) que as primeiras imagens transmitidas pela CNN, mostrando comemorações de palestinos pelo atentado covarde contra edifícios e Nova York, não seriam verdadeiras.

As imagens levadas ao ar seriam de 1991, gravadas durante a Guerra do
Golfo. Para o professor espanhol de Direito Penal, Joan J. Queralt, ainda
que muçulmanos tenham se regozijado com a tragédia, faltou responsabilidade
e compostura à CNN, uma vez que o impacto das imagens influenciaram
decisivamente no ímpeto de vingança
americana.

 Para o professor espanhol, a abordagem excessivamente tendenciosa e
simplista da TV americana gera sentimentos irracionais como o patriotismo
cego, que ele define como "o refúgio dos canalhas", porque se tende a achar
que "vale tudo quando se trata de pátria e segurança
===========================================================

Noticias.com

Un mensaje electrónico emitido en Brasil y poniendo en duda las imágenes que ofreció la CNN sobre la celebración por parte de los palestinos del ataque a las torres gemelas está inundando la red. Listas de distribución, foros, chats y tablones reproducen  este mensaje sin poner en duda su veracidad y sembrando la duda, triste duda, sobre la veracidad de la información servida por la popular cadena de noticias y los intereses ocultos que llevaron a la compañía a emitir ese video en un momento en que millones de ciudadanos de todo el mundo estaban conmociandos por ese ataque.

Según explica el autor del mensaje, un estudiante de la Universidad estatal de Campinas - Brasil, una pofesora de su universidad comentó durante una clase que esas imágenes correspondían a las celebraciones que se realizaron en Palestina a raíz de la invasión de Kuwait por parte de Irak. La certeza de este profesor se debía a que almacenaba imágenes sobre el conflicto palestino y al observar el vídeo de la CNN recordó uno identico emitido en 1991.

Concluyendo que "Ahora, piense por un momento sobre el impacto de tales imágenes. Esta transmisión tiene una alta posibilidad de crear olas de enojo y rabia contra los palestinos. Es absolutamente irresponsable mostrar imágenes como estas."

Sin pruebas

Sin embargo el propio autor de la información ha tenido que responder en en foro de "indymedia" que no dispone de pruebas que sostengan esta teoria. 

En un mensaje insertado en el foro de este medio de comunicación al servicio de ONGs y movimientos antiglobalización, explica, "El pasado 13 de septiembre, he enviado un correo electrónico a una lista de teoría social en la que me proporcioné alguna información sobre la falsedad de las imágenes de celebración Palestina para el terrorismo en EE.UU., (bases) la información dada por un profesor. Pasé el día de ayer buscando a aquel profesor, y, lamentablemente, cuando la encontré, ella NEGÓ tener el acceso  a tales imágenes.

Ella estuvo segura de que había visto las imágenes anteriormente en 1991, pero NO PUEDE DEMOSTRARLO. La profesora no estaba dispuesta de proporcionar la información adicional, NEGANDO lo que ella había dicho antes a una clase llena de estudiantes.

Sinceramente pido perdón por esta información incierta; lamentablemente no
puedo demostrar la información contenida en anterior mensaje; SÓLO, QUE AQUELLAS IMÁGENES DE CELEBRACIÓN DE PALESTINOS SON FALSAS.

Cogí la idea yo mismo, y lo reproduje en esta lista dada la importancia de ello, y que debía ser confirmado."

Xornal, La Coruña

Las imágenes de CNN sobre palestinos 'festejando el atentado' datan de 1991

Antonio Muñoz Molina, columnista del diario "El País" que estos días se encuentra de 'vacaciones' en Nueva York explica en la edición digital del rotativo madrileño que la CNN difundió imágenes "falsas" de niños palestinos celebrando los atentados.

(viernes 14 de septiembre de 2001)

XORNAL/A Coruña.- La grave oleada de atentados que el pasado martes mantuvo en jaque al Gobierno norteamericano provocó un despliegue informativo sin precedentes en la historia de la televisión. Durante varias horas, la cadena CNN brindó a cientos de emisoras de todo el mundo imágenes en directo de lo que ocurría en todo momento en Nueva York y Washington. Intercaladas, también difundió imágenes en las que varios niños palestinos festejaban, supuestamente, los ataques.

En el vídeo se veía como varias personas, en su mayoría menores,disparaban al aire y cantaban consignas a la gloria del terrorista de origen saudí Osama Bin Laden, principal sospechoso de los atentados. Imágenes que, según se rumorea a voces en la Red, están manipuladas y ya fueron utilizadas durante la Guerra del Golfo, otro 'hito informativo' de la CNN.

Entre los analistas que sostienen esta hipótesis se encuentra el escritor y columnista del diario El País Antonio Muñoz Molina. En una charla que mantuvo esta tarde con los lectores de la edición digital del rotativo madrileño, Muñoz Molina explica que el vídeo sobre los palestinos fue grabado, en realidad, en 1991.

"Tal vez por eso --concluye el escritor-- Arafat se mostró ante el mundo donando sangre para las víctimas americanas". 
--------------------------------------------------------------------------

Um exemplo de como uma agência de Notícias, razoavemente séria, se referiu as imagens, em editorial, em inglês - 

http://www.canoe.ca/TorontoNews/903n1.html

Fonte: pesquisa de texto feita por Marko Ajdaric

O próprio estudante da Unicamp que originou o boato também emitiu nota de desculpas, e o Relatório Alfa, distribuído pela Internet desde Guarulhos/SP por Aldo Novak, acrescenta detalhes:
40.571 Assinantes
Edição número 263 -  Ano III  -  18 de Setembro de 2001
http://www.relatorioalfa.com.br - Enviado somente para assinantes
R  E  L  A  T  Ó  R  I  O
A L F A
Descubra o que não querem que você saiba.
©1998-2001  -  Diretor Responsável: Aldo Novak 
Destaque: 
"Foi somente uma conjectura",
afirma estudante da Unicamp

Em contato com o Relatório Alfa, MárcioCarvalho, estudante da Unicamp  e autor doe-mail sobre a CNN e os Palestinos, se desculpa pela mensagem e explica que o mal entendido já foi resolvido.

por Aldo Novak (aldonovak@relatorioalfa.com.br)

[Agência Alfa]  Na noite de ontem o Relatório Alfa conseguiu conversar por telefone com o estudante da Unicamp, Márcio A. V. Carvalho, responsável pelo envio de uma mensagem de e-mail que atravessou o planeta em três idiomas. O e-mail afirmava que uma professora tinha um vídeo, feito em 1991, que mostrava os Palestinos comemorando a invasão do Kuwait, e que esse mesmo vídeo teria sido usado pela CNN para forjar a reportagem que mostrava os Palestinos comemorando o ataque terrorista ao WTC e a Washington.Na edição especial de ontem o Relatório Alfa provou que as afirmações do e-mail eram falsas, quando separamos e ampliamos a imagem de um garoto usando o uniforme da Seleção Brasileira. Em seguida contatamos as empresas responsáveis pelos uniformes e consultamos especialistas e arquivos, quando ficou claro que aquele uniforme só passou a ser usado a partir de 1994/5. Se a camiseta era um modelo de 1994, então o vídeo não poderia ser de 1991.  Em mensagem de e-mail encaminhada ao Relatório Alfa, o assinante Álvaro de Abreu destaca:

Se vc reparar bem, e esta foto está na edição da Veja desde Domingo e na edição extra da Época, vemos bem claramente que acima do brasão da camisa ela possui quatro estrelas conquista feita somente na copa de 1994 . Antes do Tetracampeonato as três estrelas eram distribuídas em forma de triângulo sobre o brasão com uma delas bem ao centro do mesmo, agora há duas estrelas de um lado e duas de outro, não há uma estrela no centro do brasão. Portanto, isto prova que aquele vídeo foi feito após 1994...
A matéria enviada ontem aos nossos mais de 40 mil leitores pode ser lida no endereço: http://www.relatorioalfa.com.br/arquivos/20010917_news_cnn_unicamp

MENSAGEM OFICIAL DO ESTUDANTE DA UNICAMP

Além de confirmar que a professora não tinha as provas, nem o vídeo, Márcio Carvalho enviou a seguinte mensagem, sobre o incidente (As partes do texto em caixa alta foram escritas assim mesmo, no original).

Prezados,No último dia 13 de setembro eu enviei um e-mail para uma lista de teoria social na qual eu fornecia algumas informações sobre a falsidade das imagens da comemoração Palestina por causa do atentado terrorista nos Estados Unidos, informação dada a mim por uma professora. Eu passei o dia de ontem procurando por minha professora e, infelizmente, quando eu a encontrei, ela NEGOU ter tido acesso a tais imagens. Ela disse que estava certa de ter visto aquelas imagens em 1991, mas ELA NÃO PODE PROVAR. Ela não tem intenção de dar outras informações, NEGANDO o que ela tinha dito antes para uma sala cheia de alunos.Eu sinceramente peço desculpas por ter passado essa informação incerta; infelizmente eu não posso provar as informações contidas em meu e-mail; FOI SOMENTE UMA CONJECTURA, QUE AQUELAS IMAGENS DOS PALESTINOS COMEMORANDO SERIAM FALSAS. Eu comprei a idéia e reproduzi para vocês por causa da importância dela no caso de poder ser confirmada.Qualquer nova notícia, eu passo a vocês.
Atenciosamente,
Márcio A. V. Carvalho
Brasil

Nosso contato telefônico direto com Márcio e sua mensagem oficial colocam um ponto final no incidente (por favor, leia nosso editorial sobre isso).Ele confiou no que ouviu, em sala de aula, de uma professora.Talvez a Unicamp devesse conversar com a professora, já que foi ela quem -- sem provas -- deu uma informação que não poderia ser confirmada aos seus alunos.Este incidente mostra o poder que a internet possui para disseminar informações incorretas. Exatamente por isso temos que ter cuidado redobrado em tudo o que publicamos.  Agradecemos ao pronto apoio do Centro de Mídia Independente (http://www.midiaindependente.org) em esclarecer este evento.


Em breve:
Jornal Relatório Alfa
O newsletter que mais cresce no país vai para as bancas de todo o Brasil. AGUARDE.
 Opinião Editorial

NEM TUDO É PERFEITO

Por que razão o Relatório Alfa demorou a confirmar que a mensagem do e-mail não era correta? Uma palavra: responsabilidade.Tínhamos que ter certeza de que as imagens não tinham sido feitas em 1991. E isso ficou estabelecido sem sombra de dúvida. Qualquer um que queira acreditar em algo que é claramente falso, pode faze-lo. Nós não.Agora que essa confusão parece ter acabado, talvez sejao momento de observarmos um perigoso movimento que está começando a surgir dentro do Congresso dos Estados Unidos e contaminando outros países. Um movimento que, com a desculpa de buscar os terroristas, pode simplesmente acabar com a parcela de liberdade individual que ainda existe em nosso continente. É hora de estarmos atentos. Muito atentos.
Aldo Novak 
Editor 

 Veja mais:
Ataques paralisam centro de Washington e NY 
Terror e videogame - artigo de Sérgio Buaiz 
Ataque terrorista nos EUA repercute na Net (1)
Todos os americanos foram esfaqueados - artigo de Sérgio Buaiz
Discovery apresenta especial sobre o atentado 
Ataque leva empresas à falência
eAgora cobre o ataque terrorista
Ataque terrorista nos EUA repercute na Net (2)
Místicos e golpistas ampliam presença na Web
Microsoft auxilia na recuperação de Nova York
Atentado é comentado via correio eletrônico
Segurança x liberdade: nova briga na Internet