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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/22/01 17:58:32
Brasil terá 42,3 milhões na Internet em 2006
Estudo indica que o número de internautas crescerá cerca de 23% ao ano

Com taxa de crescimento anual média de 22,8%, o Brasil chegará a 2006 com 42,3 milhões de usuários de Internet, quase o triplo do número previsto para o final de 2001. A previsão é da consultoria e instituto de pesquisa Yankee Group. Batizado de A Second Wave: The Brazilian Internet User Forecast (Uma Segunda Onda: A Pesquisa de Usuários da Internet Brasileira), o estudo aponta que a segunda onda de usuários de Internet será composta principalmente por internautas das camadas sócio-econômicas B e C.

Segundo Raphael Duailibi, analista do grupo no Brasil, a facilidade de acesso à Internet nas escolas, em locais públicos e empresas contribuirá decisivamente para o crescimento da base de internautas no país. Já o acesso à Internet por usuários domésticos terá uma média de crescimento anual de 20,8% até 2006. A queda no preço dos equipamentos e a oferta de modelos de financiamento mais atrativos são os principais condutores desse crescimento.

O número de usuários corporativos que se conectarão à Web a partir de seus locais de trabalho deverá crescer, em média, 22,8% ao ano no mesmo período. A pesquisa prevê ainda crescimento anual de 27% do número de pessoas que utilizam a Internet a partir de escolas. 

"Apesar do crescimento da base de usuários ser uma boa notícia para todo o mercado, não há garantias de que todas as companhias estejam aptas a transformar o aumento do tráfego em receitas”, afirma Raphael Duailibi. “As empresas precisam reavaliar suas estratégias para a Internet. As mais beneficiadas com a segunda onda serão aquelas que estiverem aptas a atender às necessidades dos novos internautas brasileiros”, finaliza Duailibi.

98,3% de acertos - Há 30 anos no mercado de telecomunicações e Internet, o grupo comemora o sucesso dos resultados das pesquisas que realizou mundialmente neste tempo. Acertos de 99%, 98,1%, 99,4%, 97%, 98% marcam algumas das mais recentes previsões do grupo, resultando na média de 98,3% de acertos.

Tendo o pioneirismo como marca registrada – foi fundado em 1970 e foi a primeira empresa de pesquisa e consultoria estratégica - e o maior número de pesquisas entre os institutos de mercado em 2001 (só na América Latina serão 75 pesquisas em 2001, 30 para o Brasil), o Yankee Group credita o segredo de seu sucesso a três palavras chaves: Exatidão, Confiança e Experiência. A empresa é subsidiária da Reuters Enterprise e possui sede em Boston, Massachusetts (EUA). No Brasil, está em atividade desde 1992, tendo como foco de seus serviços os mercados de telecomunicações, Internet e tecnologia da informação corporativa. 

Para o diretor executivo Berge Ayvazian, os analistas têm responsabilidades muito importantes: entregar com exatidão, confiança e clareza as pesquisas e não permitir a influência de publicidade, manter a independência em qualquer trabalho. Ele afirma que o mercado de pesquisas está sendo desvalorizado por alguns analistas que abusam de exageros e aumentam a verdade. “O Yankee Group preserva a exatidão, confiança e experiência. Nossa maneira tradicional, imparcial e focada no cliente serve de base para o sólido relacionamento da empresa com seus clientes”, diz.

Dentre algumas previsões e acertos do Yankee Group, que comprovam a exatidão e a eficiência de suas pesquisas destacam-se:

Previu US$ 9 bilhões de vendas conectadas no varejo, para o quarto trimestre de 2000. O U.S. Census Bureau do Department of Commerce anunciou em 16/2/2001 que as vendas no varejo de comércio eletrônico para o quarto trimestre de 2000 foram de US$ 8,7 bilhões. 97% foi a margem de acerto do Yankee Group. Além disso, o grupo projetou que as vendas conectadas no varejo para 2000 continuariam representando menos de 1% de toda a venda no varejo dos Estados Unidos. A exatidão desta previsão confirmou com os dados divulgados pelo Department of Commerce: vendas conectadas representaram 0,8% do total das vendas no varejo em 2000.

US$ 109,2 bilhões foi a previsão de movimentação nos EUA do mercado de telecomunicações de longa distância. A Federal Communications Commission (FCC) comprovou: em 1999 o mercado movimentou US$ 108,2 bilhões. O acerto foi de 99%. O grupo também previu que as receitas de serviços do mercado estadunidense seriam de US$ 113,9 bilhões em 1999. Novamente a previsão correspondeu aos resultados divulgados pelo FCC, que reportou US$ 111,8 bilhões, um acerto de 98,1%.

A previsão do Yankee Group foi que os Estados Unidos teriam 14,5 milhões de assinantes de DBS residenciais, no ano de 2000. Os provedores confirmaram 14,8 milhões. A margem de acerto da pesquisa foi de 98%.

O grupo previu que em 2004 os serviços de dados sem fio representariam 25% das receitas do mercado europeu de operadoras sem fio. Em março de 2001 a Vodafone, maior operadora de serviços sem fio da região, realizou sua própria pesquisa e previu que os serviços de dados representarão entre 20% e 25% das receitas.

No final de 1999, o grupo previu que o Brasil teria 172 mil usuários residenciais de banda larga (ISDN, ADSL e modem a cabo) em 2000. Operadoras brasileiras confirmaram: o Brasil alcançou 171 mil usuários, resultando em 99,4% de margem de acerto.

A exatidão das previsões é o que faz com que as análises da empresa sirvam como o principal recurso de consulta dos clientes para a tomada de decisão. “A cada ano, o Yankee Group realiza diversas análises de mercado e todas são muito consistentes. Estas análises são verificadas sistematicamente, para - com resultados confiáveis - atender às necessidades do cliente e ajudá-lo a entender seu público alvo, a demanda tecnológica e a movimentação de mercado. Estas informações permitem traçar estratégias de negócios de sucesso”, declara Dário Dal Piaz, vice-presidente do Yankee Group para a América Latina. Alguns trabalhos, são prova da confiança dos resultados e experiência em pesquisas: 

Por 15 anos a pesquisa Technologically Advanced Family (TAF) complementou as análises do mercado, mensurando os hábitos do consumidor e suas escolhas por mais de 100 produtos e serviços de comunicação e tecnologia. Um questionário, realizado com 2.500 famílias americanas, permite que o Yankee Group analise o ponto de vista dos consumidores em relação às tecnologias e serviços que seus clientes estão oferecendo ou avaliando.

A pesquisa anual de usuários móveis, realizada pelo Yankee Group há 11 anos, é uma amostra de mais de 5.000 usuários de equipamentos sem fio por toda América do Norte e oferece uma visão das tendências e demandas dos dispositivos móveis e do mercado de Internet sem fio.

Por mais de nove anos, a pesquisa Global Network Strategies (GNS) tem avaliado o comportamento do usuário final em relação às redes corporativas globais e analisado as tendências e oportunidades emergentes, traçando o futuro do mercado internacional para as soluções de redes corporativas.

Segundo a entidade, conhecimento, análise crítica e comprometimento com a veracidade das informações diferenciam o grupo na capacidade de entregar pesquisas e realizar consultorias estratégicas que direcionam as decisões de negócio de seus clientes. Seu diretor executivo, Brian Adamik, observa: “a empresa sempre produziu informações à sua maneira e nunca realizou pesquisas e análises com o objetivo de publicidade. Nossos analistas são íntegros em suas previsões. Continuaremos construindo a barreira da exatidão, confiança e experiência no mercado de pesquisas e consultoria, nos diferenciando pela exatidão de nossas pesquisas e previsões e pelo relacionamento individualizado com nossos clientes”.