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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/19/01 21:58:30
Escola do Futuro apóia Telemar-Educação 

Muito mais do que simplesmente levar a Internet a escolas públicas do interior do país, o Projeto Telemar de Educação, juntamente com a Escola do Futuro da USP, vai unir 952 estabelecimentos de ensino de localidades com até 10 mil habitantes (e baixos índices de desenvolvimento humano) em 16 estados do Brasil, através da criação de uma comunidade virtual. Essa é uma das primeiras comunidades virtuais unindo escolas públicas de diferentes estados do país. 

“A Telemar foi buscar a experiência da Escola do Futuro da USP para desenvolver a concepção pedagógica e realizar a capacitação, presencial e a distância, dos professores das escolas que fazem parte  do Projeto Telemar de Educação”, explica o gerente responsável pelo Projeto Telemar de Educação, Pedro Werneck. 

Para que o objetivo seja alcançado, os educadores da Escola do Futuro da USP  estão apostando na capacitação on-line com educação à distância para os professores. “A proposta envolve várias matérias do currículo e valoriza o indivíduo, que é o pivô de todo o processo”, afirma a coordenadora pedagógica da Escola do Futuro, Silvia Fichmann. 

O portal já contém diversas atividades e informações, como as salas de conversa em que os professores envolvidos no programa podem trocar experiências entre si. “Aos poucos, estamos criando uma comunidade virtual”, diz Silvia. 

Objetivos - A intenção do Projeto Telemar de Educação é assegurar a comunidades de baixa renda o acesso ao conhecimento, reduzindo a exclusão social e criando novas oportunidades para a melhoria da qualidade de vida da população local. “Buscamos democratizar o conhecimento, utilizando tecnologia avançada em localidades onde só a Telemar pode chegar”, comenta Werneck. 

Instalar a infra-estrutura de telecomunicações, foi o primeiro passo do projeto. A etapa seguinte foi a capacitação dos professores por meio da Escola do Futuro, da USP. Inicialmente, cinco professores de cada escola, num total de 80, foram levados para quatro capitais – Belo Horizonte, Manaus, Recife e Fortaleza, e receberam instruções sobre como utilizar a informática na sala de aula. Em seguida, os educadores da USP viajaram pelos 16 Estados em que a operadora atua, ensinando os demais docentes o funcionamento pedagógico do programa. 

Outro ponto do projeto é que, ao oferecer conexão à Internet, a Telemar quer incentivar estudantes e educadores a buscar na rede a solução para os problemas de cada localidade. Em resumo, a idéia é fazer com que de posse da nova ferramenta - a tecnologia - alunos e professores desenvolvam projetos comunitários nas escolas. “O diferencial do nosso projeto está em não só criar salas de aulas com computadores e capacitar professores para trabalharem com as máquinas. No Projeto Telemar de Educação, realizamos um acompanhamento pedagógico e transdisciplinar em grande escala,” explica Silvia. 

Estímulo - O Projeto Telemar de Educação foi instituído para estimular o desenvolvimento da cidadania, facilitando o acesso de comunidades carentes à Internet e valorizando as diversidades regionais.

O Projeto, que conta com a parceria da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo, está sendo implementado em escolas públicas do ensino fundamental nos 16 Estados da área de atuação da Telemar. Ao longo dos próximos 5 anos, ele abrangerá uma rede de escolas de 952 municípios, quando estará atingindo mais de 6 milhões de pessoas, beneficiando diretamente 700 mil alunos e cerca de 25 mil professores. Sua implantação envolve a doação pela Telemar de todos os equipamentos necessários às escolas selecionadas, além de sua interligação a uma rede de acesso rápido à Internet. A concepção pedagógica e a capacitação dos docentes são de responsabilidade da Escola do Futuro da USP.

A Escola do Futuro da USP é um núcleo de pesquisas multidisciplinar da Universidade de São Paulo - subordinado à Pró-Reitoria de Pesquisa -,  que se dedica a investigar a utilização das novas tecnologias de comunicação aplicadas à educação.  Iniciou suas atividades em 1989 e hoje desenvolve mais de 20 projetos que envolvem pesquisadores das mais diferentes áreas, tais como Engenharia, Ciências Humanas, Psicologia, Educação e Comunicação. Em suas pesquisas, a Escola do Futuro utiliza as mais avançadas tecnologias para criar e avaliar as estratégias pedagógicas e cognitivas apropriadas para uma sociedade cujo dinamismo está na informação, enfatizando ainda uma abordagem humanista e cooperativa. Para contatos com a entidade, está disponível um endereço de correio eletrônico.

Cursos - Por meio do Centro de Capacitação Profissional, a Escola do Futuro oferece cursos práticos e teóricos que fundamentam a tecnologia educacional. Os cursos são voltados para educadores que atuam em diversas funções, como, professores, coordenadores pedagógicos e orientadores. Todos os cursos estão sujeitos a um número mínimo de participantes e os profissionais da rede pública têm 20% de desconto sobre o valor dos cursos.  Há novo local para as inscrições, na USP: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, tr. 4, Bloco 2 CEP 05508-900, na capital paulista – telefone (0**11) 3818.4254 ou correio eletrônico. Estão programados:

"Desenvolvendo competências e habilidades para pesquisa através de projetos temáticos", ministrado nos dias 2 a 6/7/2001 pela professora Luciana Allan Salgado, das 9 às 16 horas (duração total de 30 horas), objetivando eninar a usar a Internet como meio de pesquisa, troca de informações e divulgação de dados e usar o pacote de aplicativos Microsoft Office para trabalhar os dados e conclusões de acordo com as normas estabelecidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para apresentação de um projeto de pesquisa. É destinado a educadores em geral que tenham noções de informática.

"Começando por aqui" -  Esta série é formada por dois cursos independentes, ministrados pela professora Maria Isabel Porazza Mendes, das 9 às 18 horas, com 8 horas/aula. São destinados a pessoas que desejam aprender os primeiros comandos necessários para a construção de um site, com lay-out criativo e funcional, devendo ter conhecimentos prévios de Windows e Internet. O primeiro, "Fireworks e Photoshop - programas gráficos e de edição de imagens" abordará, no dia 3/7/2001: ferramentas básicas de desenho vetorial; tratamento de fotos; efeitos especiais em imagens; criação de gifs animados; construção de títulos, barras e botões personalizados (o participante deve levar uma caixa de disquetes novos para uso próprio). O segundo curso, no dia 27/6/2001 (5/7/2001 sujeito a confirmação), abordará "Dreamweaver - programas para criação de arquivos html (home-pages)", incluindo planejamento e organização, construção de mapa hipertextual e de um site (o participante deve levar uma caixa de disquetes e materiais de texto que o auxiliem na construção do conteúdo de seu site).

"A pintura como motivadora da criatividade na escola"  - A dinâmica desta oficina permite aos educadores se colocarem no lugar do educando e perceberem a importância da pintura e, em especial a pintura de Tarsila do Amaral, como motivadora da criatividade e sua contribuição para a descoberta das potencialidades recônditas do ser humano. Conduzida pela professora Izildinha Vanize dos Santos Sobral, em 20/6/2001, das 18 às 22 horas, tem 4 horas/aula e é destinada aos coordenadores e educadores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. 

"Implantação da Qualidade Total na Educação" - Este curso tem o objetivo de fornecer parâmetros para a implantação de um programa de gestão pela qualidade total voltado para as escolas apresentando  Conceitos, Princípios e Fundamentos, e Filosofia da Qualidade Total; Preparação Técnica (Gerenciamento de Processos,
Ferramentas da Qualidade). Serão apresentados casos de sucesso na implantação de programas de qualidade total (Koalaty School) e a utilização de ferramentas da qualidade como diagrama de Pareto, diagrama causa/efeito, ciclo PDCA, tempestade cerebral (brainstorming). Será ministrado pela professora Sandra Cristina Salgado nos dias 23, 26 e 27/7/2001, das 13 às 18 horas, com 15 horas/aula, para educadores, coordenadores e diretores de escola. 

"Ambientes Colaborativos de Aprendizagem: desenvolvendo a cultura das redes de computadores nas escolas" - Neste curso, os educadores terão oportunidade de vivenciar a importância do trabalho em ambientes colaborativos para a aprendizagem e troca de experiências entre alunos e professores. As redes de computadores são ferramentas que permitem esta modalidade de aprender, onde se valoriza as trocas de experiências e o compartilhamento de descobertas, fazendo com que ocorram aprendizagens significativas. Será ministrado pela professora Teresa Cristina Jordão, nos dias 23/6 ou 28/7/2001, das 9 às 18 horas (total de 9 horas/aula), para profissionais da área educacional. 

"Novas tecnologias e mediação pedagógica" - Este curso para profissionais da área educacional tem por objetivo mostrar aos educadores a utilização das ferramentas tecnológicas como recurso pedagógico para enriquecer suas aulas e motivar seus alunos, sempre em busca do conhecimento. Com 9 horas/aula, abordará a importância do desenvolvimento de projetos na escola e como a informática pode auxiliar neste sentido. Será ministrado pela professora Teresa Cristina Jordão, nos dias 23, 24 e 27/7, das 19 às 22 horas.

"Comunicação para a aprendizagem: criando um jornal eletrônico para Internet" - Esta oficina tem como proposta a elaboração e construção de um jornal eletrônico, numa abordagem de trabalho com projetos, que valorize os processos interativos e a expressão criativa como elementos fundamentais na construção do conhecimento. Com 12 horas/aula, das 9 às 16 horas (nos dias 26 e 28/6 ou 24 e 26/7/2001), será ministrada pela professora Vânia Aparecida Marques Leite, tendo como público alvo os profissionais da Educação e, como pré-requisitos, conhecimentos básicos de Informática. 

"Geometria interativa: Mosaicos e simetria" - Uso do espaço cibernético como fonte de pesquisa educacional interdisciplinar. Utilização de conceitos da Geometria para a criação de mosaicos usando programas de computador. Padrões geométricos de pavimentação no plano nas obras de Escher. Com 7 horas/aula (das 9 às 17 horas, no dia 25/6/2001) e distribuição de programas shareware aos participantes, será ministrado pela professora Isabel Pereira dos Santos, para professores de 5ª a 8ª séries. 

"Estimulando o fazer através da construção de sites com o MS FrontPage 2000" - Este curso tem como objetivo discutir o desenvolvimento da disseminação da informação que é muito importante em um processo de ensino-aprendizagem. Serão abordados os temas: "Orientação dos alunos na busca de informações na Internet", "Construção de uma página com auxílio do programa FrontPage 2000" e "Publicação na Internet". Ministrado no dia 10/7/2001, das 9 às 18 horas (total de 8 horas/aula), pela professora Luciana Salgado, é aberto a todos os interessados.

"Utilizando a Internet como recurso pedagógico" - Visa mostrar as potencialidades da Internet dentro da escola, as diversas formas de utilizá-la como recurso pedagógico, auxiliando alunos e professores a interagirem entre si por meio das redes, criando uma cultura de Aprendizagem Colaborativa dentro da escola. Serão abordados serviços da Internet, dentre eles: como pesquisar na Internet (sites de busca); salas de bate-papo, fórum, correio eletrônico, download (cópia via rede) de arquivos - todos sendo usados para o desenvolvimentos de projetos na escola. Com 9 horas/aula, nos dias 4, 11 e 18/7/2001, das 19 às 22 horas, será ministrado pela professora Teresa Cristina Jordão, para profissionais da área educacional.

"O supermercado como temática geradora da interdisciplinaridade" - Esta oficina tem como objetivo contemplar conforme as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a interdisciplinaridade educativa, permitindo ao Educador, a partir de um tema gerador presente no cotidiano infanto - juvenil, trabalhar todas as áreas do conhecimento, promovendo o gosto do educando pelo estudo e pela pesquisa no momento em que se vê construtor do próprio conhecimento e portanto participante da História do mundo em que vive. Conduzida pela professora Izildinha Vanize dos Santos Sobral, no dia 17/7/2001 das 18 às 22 horas, é destinada a coordenadores e educadores de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 

"Oficina Literária em língua espanhola (Taller literario)" - Para professores de idiomas, especialmente de espanhol, visa estimular a criação de um texto partindo de leituras efetuadas e de programas televisivos a fim de sensibilizar o novo leitor e conseguir que ele se instale na nova cultura apresentada através da porta aberta de um idioma, o que o levará a um mundo global, fundamental para o seu desenvolvimento. A proposta consiste em - revertendo a posição rígida imposta pelos meios de comunicação de massa - descobrir os caminhos que essa nova linguagem oferece. Será ministrado em 27/6 ou 25/7/2001, das 9 às 12 horas, pela professora Mônica Palacios.

"Ensino a Distância via Internet – Capacitação de Professores" - Destinado a profissionais da área educacional que tenham acesso regular à Internet, este curso é semi-presencial e tem por objetivo proporcionar aos participantes a utilização
dos recursos da Internet para vivenciarem o ambiente conectado de aprendizagem. Tanto nos encontros presenciais como à distância serão abordados: estratégias de ensino conectado; aprendizagem colaborativa; análise de ferramentas tecnológicas para ensino a distância, papéis dos agentes do processo de ensino-aprendizagem no ensino conectado, a avaliação nos cursos à distância, entre outros tópicos. Será ministrado pela professora Teresa Cristina Jordão, nos dias 4 e 11/7/2001, das 19 às 22 horas, com carga horária de 6 horas presenciais e 4 horas à distância.