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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/15/01 15:04:38
GeoBrasil 2001 destaca a geoinformação 

Todas as aplicações da geoinformação, inclusive casos em que essas tecnologias trouxeram benefícios e facilitaram o trabalho de instituições privadas e públicas serão tratadas no Congresso e Feira Internacionais de Geoinformação (GeoBrasil 2001), realizado de 19 a 22/6/2001 no Centro de Convenções Imigrantes, na capital paulista (Km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes). 

O evento, organizado pela Alcantara Machado Feiras de Negócios, reunirá cerca de 100 empresas expositoras brasileiras e internacionais, como Sisgraph, Santiago & Cintra, Gisplan, GeoDesign, Sightgps, Gempi, Multispectral, Engemap e Imagem Sensoriamento Remoto. Os setores envolvidos na feira serão agrimensura, agricultura de precisão, mapeamento, monitoramento de veículos, sistema de informações geográficas (GIS), sistema de posicionamento global (GPS), imagens de satélite, cadastro, publicação de dados geográficos e geomercadologia. 

Além da exposição, que conta com as empresas mais expressivas do setor, o evento tem como ponto forte o congresso, com a participação de profissionais qualificados. A programação do Congresso e outras informações estão disponíveis no site do evento. A feira será realizada das 14 às 21 horas, com entrada gratuita, bastando um convite ou vínculo com o setor, ou mediante pré-cadastramento no site (é proibida a entrada de menores de 16 anos de idade). O congresso paralelo ocorre das 9 às 21 horas. Mais detalhes pelos telefones (0**11) 6096.5311 ou 3826.9111, ramal 259. Há estacionamento pago (independente) no local, com 4 mil vagas.

O GeoBrasil 2001 tem o apoio internacional da Geospatial Information & Technology Association (Gita). No Brasil, o evento é apoiado pela Associação Nacional das Empresas de Aerolevantamento (Anea), Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Equipamentos Topográficos, Geodésicos e Aerofotogramétricos (Abitopo), Associação Brasileira de Empresas de Geotecnologias (AGTEC), Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica (ABCE), Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira de Tecnologia não Destrutiva (Abratt), Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp), Associação Profissional dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Apeaesp), Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) e Sociedade Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobratema).

Novidades - Um dos lançamentos da feira é um equipamento capaz de monitorar veículos por celulares e mensagens de correio eletrônico. Até agora, qualquer veículo monitorado só conseguia passar informações para a central e de lá se tomava as providências. Hoje, o novo equipamento pode mandar um sinal de emergência para a central, e no mesmo instante envia uma mensagem para o celular e uma mensagem de correio eletrônico para a pessoa cadastrada no sistema. O sinal de emergência indicará a localização exata do carro. Para que todo esse processo aconteça, é necessário instalar no veículo uma antena GPS, um modem e um celular ou rádio. De acordo com Diogo Nava Martins, gerente de produtos de Localização Automática de Veículos (AVL - Automatic Vehicle Location) da Santiago & Cintra, o custo de instalação é a partir de R$ 2 mil.

A Prefeitura de Maceió, por exemplo, investiu R$ 6 milhões em geoinformação e em apenas um ano arrecadou a mesma quantia só com as descobertas de construções clandestinas. Esses e outros casos, como os de instituições financiadoras de projetos - Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Brasil -, farão parte da programação do Congresso.

O presidente da Agência Espacial Brasileira, Luiz Gylvan Meira Filho, apresentará uma proposta para as novas normas de controle do uso de imagens de satélite no Brasil e o presidente da Associação Brasileira de Tecnologias não Destrutivas (ABRATT), Sérgio Palazzo, lançará a idéia de criação de um consórcio para a produção e manutenção do mapeamento do subsolo da cidade de São Paulo. 

O evento também debaterá a importância da geoinformação como suporte nos registros de terras, as leis de direitos autorais de mapas e o uso das geotecnologias no projeto Sivam e no auxílio ao combate e prevenção de crimes em São Paulo e no Ceará.

Tecnologia - Com essa tecnologia é possível detectar vazamentos de petróleo, ajudar o IBGE no censo realizado anualmente, auxiliar a Funai na dimensão das reservas indígenas brasileiras, e o Incra, com a reforma agrária. Além disso, auxilia na melhoria dos serviços das concessionárias de água, luz e energia. Um exemplo de que a geoinformação está presente no dia-a-dia das pessoas são os mapas disponíveis na Internet. Basta fornecer a rua onde está e outra onde se quer chegar, e imediatamente é traçado o melhor caminho a ser percorrido. 

Segundo o coordenador do congresso, o engenheiro cartógrafo Emerson Zanon Granemann, o mercado brasileiro está maduro, mas ainda tem um imenso potencial de crescimento. "As geotecnologias, que eram tratadas como áreas muito especialistas, começaram a se popularizar e passaram a integrar as modernas ferramentas de Tecnologia da Informação para gestão empresarial", declara.

Esse mercado deve gerar em 2001, no Brasil, R$ 1,4 bilhão, o que significa um crescimento de 55% em relação aos R$ 900 milhões movimentados em 2000. No evento, serão apresentados números do setor e discutidas as inúmeras aplicações da geoinformação, como:

Monitoramento de veículos pelo celular e correio eletrônico (um dos lançamentos do evento);

Apresentação de uma proposta para uma base georeferenciada (mapa) única da superfície e do subsolo da cidade de São Paulo;

GIS para prefeituras – como aumentar a arrecadação identificando as construções clandestinas por imagens aéreas, evitar o crescimento desordenado da cidade ou ter uma praça de atendimento aberta ao público;

Segurança – carros de polícia com GPS e mapeamento sistemático das ocorrências possibilitam ação preventiva contra a violência;

Geomercadologia (casos de sucesso) – permite escolher com segurança os locais mais indicados para se abrir negócios;

Uso da Tecnologia da Informação, utilizando atributos espaciais, como suporte a decisão no setor de Telecomunicações.

Organizadora - Pioneira no Brasil e na América Latina na realização de feiras de negócios, desde 1958, a Alcantara Machado tem sua história ligada ao desenvolvimento da indústria do País. A empresa já realizou mais de 600 eventos em amplitude nacional e internacional. 

Hoje, a Alcantara Machado promove 30 feiras de negócios por ano, englobando diferentes segmentos da economia, incluindo as mais importantes realizadas no Brasil e na América Latina. Entre elas, Fenit, Fenatec, UD, Salão do Automóvel, Feicon, Cosmética, Photobrazil, Elétrica, Fiaflora, Hortifruti, Automec, Brasilpack, Mecânica, Geobrasil, Expolux, Expolav, Cosmoétnica e Fiagro.