Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0105a006.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/05/01 20:04:12
SBT digitaliza seu acervo de vídeo 

A Silicon Graphics Inc. (SGI) e a Informix/Ascential Software vão usar o Media 360, uma solução pioneira em gerenciamento de mídia digital, para modernizar as operações do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que pretende armazenar no formato digital seu acervo de vídeo e todas as futuras produções da emissora. 

O projeto de infra-estrutura digital do SBT é o primeiro desse porte a ser implantado na América Latina. Segundo Alfonso Aurin Palacin Jr., superintendente de engenharia do SBT, este é apenas o primeiro passo para um projeto muito maior que pretende eliminar as máquinas de vídeotape. “Nosso projeto representa uma grande mudança de paradigma e, claro, uma mudança cultural”, diz Aurin. 

“As fitas e o vídeocassete vão ser substituídos pelo sistema digital. Além da economia em manutenção do material, será muito mais rápido, para o profissional, encontrar o programa ou a notícia de que ele necessite”, afirma o gerente de canais da SGI, Marcelo Ronchetti. Os equipamentos SGI usados no projeto são os servidores Origin e SGI 1450 e unidade de armazenamento TP 9100. 

A Videodata é a empresa responsável pela integração de todo o sistema para que falem a mesma língua e, no caso do SBT, a consultoria abrange a catalogação e documentação de todo o acervo da empresa. “O nosso trabalho é o de adequar a solução automática ao processo de atuação já existente no SBT, ou seja migrar do sistema manual para o sistema automático”, explica o gerente de mercadologia e vendas da Videodata, Antonio Leonel da Luz. 

Para realização do projeto, a emissora encontrou na SGI uma parceria que atende as expectativas de agilidade e performance, além da experiência que a empresa tem no mercado de broadcast. “A SGI possui conhecimento e experiência no mercado de broadcast, além da performance e escalabilidade de seus sistemas”, diz Aurin. 

A primeira etapa do projeto prevê a digitalização de todo o acervo de vídeo da emissora, que compreende mais de 30 mil horas de gravação. Para isso, serão usados recursos tecnológicos que permitem a armazenar juntamente com as imagens de vídeo informações que facilitarão sua localização dentro do acervo. Também participaram do projeto as empresas Grass Valley, Ampex e Avalon. 

Programa - O Media360 é uma solução final para coleta, organização, entrega e proteção de qualquer tipo de arquivo de mídia. O programa se integra com novos sistemas de armazenamento de dados, soluções de gerenciamento de programação e difusão, sistemas de edição de áudio e vídeo, edições para a Web, comércio eletrônico, distribuição de conteúdo digital e sistemas analíticos. 

Esta solução fornece um completo ambiente de gerenciamento de conteúdo que carrega, digitaliza, indexa, recupera todos os tipos de arquivos de mídia e libera o tempo gasto com pesquisa para a criação e divisão de conteúdo. O Media360 possibilita a preparação e publicação eficiente do conteúdo, de dentro e fora da empresa, e permite criar novas oportunidades de rendimento com a publicação, distribuição, vendas ou licenciamento de conteúdo em novos mercados. 

Empresas - A Silicon Graphics, Inc. (SGI) fornece amplo leque de soluções tecnológicas em computação de alta performance, sistemas gráficos avançados e serviços de consultoria que permitem a clientes de áreas técnicas e criativas manter vantagem competitiva em seus core businesses. Os sistemas e a experiência da SGI estão fortalecendo inovações e descobertas ao redor do globo, indo do desenho e produção de automóveis e aviões mais seguros à descoberta de novos medicamentos e reservas petrolíferas, passando pelo melhor entendimento e previsão do clima e pelo refinamento de efeitos especiais para a indústria do entretenimento, entre outras aplicações. 

Já o centro de produção do SBT, chamado complexo Anhanguera, possui oito estúdios independentes, além de centros de produção, pós-produção e exibição, em uma área de 231 mil metros quadrados. Com 102 emissoras afiliadas e cobertura de 97% da população brasileira, o SBT é a segunda rede de televisão do País, com audiência de 15 milhões de pessoas diariamente. Programação ao vivo, filmes, novelas e desenhos animados são as principais atrações de sua programação. 

Videodata é um integrador de sistemas para o mercado brasileiro de televisão há seis anos, representando no Brasil alguns dos maiores fornecedores do mundo. Com uma equipe altamente qualificada, a Videodata desenvolveu soluções de comprovada eficiência para clientes nos mercados de TV, produção de vídeo e agências governamentais.