Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0010ccdr.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/19/00 18:13:34
JOGOS
Fifa 2001 chega às lojas nacionais

Está chegando às lojas brasileiras a nova versão - totalmente em português - do simulador de futebol mais vendido de todo o mundo - já foram vendidas mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo, desde a primeira versão. A Electronic Arts firmou acordos com 13 clubes brasileiros para incluir seus times e o jogo é lançado tendo na caixa a imagem do jogador Leonardo (atualmente no Milan, da Itália). 

Fifa 2001 evolui no realismo humano dos jogadores, com muitas opções de faces. Aliás, realismo foi o foco dos trabalhos da EA Sports no desenvolvimento de Fifa 2001. Movimentos, luzes, sombras e sons foram minuciosamente transferidos para dentro do CD, oferecendo aos jogadores a mesma emoção de uma partida de futebol em um estádio. 
 

Grammy - Outro ponto de destaque é a trilha sonora do jogo, "Bodyrock", um remix exclusivo produzido pelo techno performer Moby. A música original está presente no álbum "Play" que foi um dos indicados ao último Grammy. A adaptação de Fifa 2001 ao Brasil conta com a narração do locutor esportivo Milton Leite e comentários de Antonio Moreno. 

Os 13 times brasileiros são apresentados com seus uniformes oficiais: Atlético Paranaense, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama. No total, são mais de três mil jogadores, 250 times, 16 ligas e 60 seleções nacionais de países de todos os continentes. 

Movimentos mais suaves dos jogadores, diversidade nas feições de seus rostos, luzes e sombras no estádio deixam Fifa 2001 muito mais próximo da realidade de um jogo de futebol. A iluminação, seja noturna ou à luz do sol, os efeitos sonoros e o posicionamento das câmeras foram melhorados em relação à última versão. 

As expressões faciais, a linguagem corporal, a habilidade e o comportamento dos jogadores atingiram a realidade graças aos trabalhos realizados no estúdio canadense da EA Sports. O aperfeiçoamento da inteligência artificial para o aprendizado das jogadas possibilita melhor jogabilidade. A torcida é um capítulo à parte, muito mais ativa, com bandeiras e camisas dos times em campo.

Requisitos - Apresentado em um CD-ROM com programa e manual e português, o jogo requer, no mínimo, sistema operacional: Windows 95/98/2000, em CPU com processador Intel Pentium 166 MHz MMX ou superior; 350 MB livres no HD; 64 MB de RAM; leitor de CDs 4x; placa de vídeo PCI ou AGP, high color (resolução de 800x600) de 2 MB, compatível com DirectX 7.0; placa de som compatível com Direct Sound; teclado e mouse. Não requer placa aceleradora 3-D.
Gol de Letra - Dando continuidade ao acordo realizado em 1999 para o lançamento de Fifa 2000, jogo que foi comercializado com a imagem do jogador Raí na caixa, a Electronic Arts acertou com Leonardo - parceiro de Raí na Fundação Gol de Letra - a veiculação de sua imagem na caixa da nova versão nacional do jogo. O contrato garante que um percentual das vendas desse jogo será revertido para aquela fundação. 

"Ficamos extremamente felizes em manter a parceria com a Fundação Gol de Letra também para o lançamento de Fifa 2001", diz Bertrand Caudron, gerente-geral da Electronic Arts Brasil. "As empresas de hoje têm de se conscientizar da importância do social, não somente como uma ferramenta de mercadologia, mas também como uma ação de cidadania", acredita Caudron. 

A Fundação Gol de Letra tem como objetivo investir na formação de crianças e adolescentes, garantindo direito à educação, cultura e assistência social. A proposta da entidade é promover um projeto de acompanhamento de sua vida escolar, oferecendo ações de apoio a escolarização, de desenvolvimento cultural e esportivo, além de investir em melhorias na qualificação de escolas públicas e na promoção da família e das comunidades mais carentes.