Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0009dpub.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/28/00 10:41:00
Publicações 

A (r)evolução do e-business -  O livro de 606 páginas, escrito por Daniel Amor e publicado pela Makron Books, é um guia de e-business e e-commerce para tomadas de decisão, com exemplos para ajudar empreendedores e executivos a elaborar planos e escolher tecnologias corretas, evitando armadilhas legais e muito mais. 

Nos últimos anos, a Internet deixou de ser apenas uma rede científica para tornar-se uma plataforma que está possibilitando uma nova geração de negócios. Segundo o autor, a primeira onda de negócios eletrônicos foi fundamentalmente a troca de informação. Com o tempo, maior variedade de negócios tornaram-se eletronicamente disponíveis. Hoje, pode-se comprar mercadorias on-line, fazer reservas de viagens, traduzir textos em instantes, entre outras facilidades. O home banking, por exemplo, é uma modalidade já oferecida pela maioria dos bancos em todo o mundo.

A razão da escolha do título está na abordagem, que utiliza duas dimensões. A tecnologia revolucionou a forma de realizar negócios. Mas o negócio, por si só, está apenas se adaptando vagarosamente às novas possibilidades. A Nova Economia necessita de um novo paradigma, mas o processo de conversão levará algum tempo para ser completado. Daniel Amor é consultor de e-business da Hewlett-Packard, na Alemanha, e está envolvido em diversos projetos de grande porte sobre e-business por toda a Europa.

Jogos de empresas - O livro de Paulo Vicente, publicado pela editora Makron Books, reúne, pela primeira vez, a teoria que existe por trás dos modelos utilizados em jogos de empresas e de como criá-los para atender as suas necessidades. Os jogos de empresas têm sido um assunto muito discutido nos dias de hoje, mas há pouca literatura sobre o assunto, não apenas no Brasil, como no mundo. Este livro de 112 páginas foi concebido justamente para suprir essa demanda.

Nele, o leitor encontra jogos pelos quais a linha entre a realidade e a simulação se confundem. Assim, poderá inter-relacionar todas as disciplinas da Administração de forma coerente e lógica: finanças, marketing, estratégia, recursos humanos, produção. Temas complexos como globalização e capital de risco se tornarão claros e sólidos. 

Segundo o autor, os jogos são uma ferramenta poderosa para se compreender melhor o mundo dos negócios por duas razões: ajudam a perceber a realidade de um ponto de vista dinâmico, fugindo dos modelos clássicos ensinados nas salas de aulas e na maioria dos livros; e atraem fazendo com que aprender se torne um hábito prazeroso, em vez de um processo penoso e sacrificante.

Paulo Vicente é engenheiro, formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), e mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Estrategista e especialista em jogos de guerra, o autor está trazendo para a administração empresarial o que há de mais avançado em termos de simulação e modelagem. Atualmente, leciona na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), no curso de Administração, com ênfase em estratégia empresarial e gerência de negócios.

Teoria do ERP - Com  332 páginas e um CD-ROM com exercícios e o Jogo de "Empresas + Chaveiro", o livro lançado pela mb foi desenvolvido em linguagem simples, com o objetivo de oferecer a solução Enterprise Resource Planning (ERP) a todos os usuários de informática, administradores de empresas e interessados em conhecer mais sobre o SIGA Advanced.

Para o autor, Ernesto Haberkorn, o livro é o retrato de trinta anos de evolução da tecnologia da informação. 

Ele é sócio e vice-presidente da empresa Microsiga, especializada em sistemas de gestão da pequena e média empresa, com mais de 200 clientes no Brasil e exterior, e diretor de Software da Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática (Assespro-SP). É autor do livro "Introdução à Análise de Sistemas" que serviu de base para a primeira versão do SIGA.

Informática Hoje - Na edição 503, da segunda quinzena de setembro/2000, a publicação da Plano Editorial alerta: começam a faltar módulos de memória para os computadores no mercado, pois a produção é insuficiente para atender à demanda. Outro tema é o incremento da guerra de preços na área de software. E, apesar da desvalorização cambial de 1999, o setor de informática registrou um crescimento global de 2,7%. 

Já o agribusiness, antes um negócio tão tranqüilo quanto as atividades no campo, busca hoje a produtividade da logística virtual, que proporciona ganhos de até 30% em armazenagem, transporte e distribuição. A revista salienta ainda que o processo de universalização da informática alcança mesmo quem não tem recursos para usar a Internet: o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal estão investindo pesado no financiamento de computadores, telefones celulares e navegação gratuita na Internet.