Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0008bbps.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/14/00 16:24:18
Bips 

Vide bula - Você, que já se acostumou a espiar bula de remédio, tentando entender aqueles termos de enciclopédia médica que teoricamente deveriam ser instruções destinadas ao consumidor final, comece agora a se acostumar a conferir os detalhes nas caixas dos produtos de informática.

Por exemplo - aconteceu há alguns dias -, uma consumidora instalou em seu computador o MS Office 2000 e viu sumir do sistema o programa FrontPage, da Microsoft. Só depois, instruída por amigos a dar uma olhada melhor na caixa do produto que tinha adquirido, percebeu que aquela versão do conhecido pacote de programas Office não continha esse programa.

Para quem estava acostumado a ver programas de computador em versão única, padronizada, a boa notícia é que eles estão cada vez mais personalizados. A má notícia é que as pessoas precisam ficar cada vez mais atentas para as pequenas diferenças entre as versões comercializadas simultaneamente. Assim, um pacote do MS Office pode conter determinados programas e outro pacote, com o mesmo nome, pode ter configuração diferente. Só para dar um exemplo.

Vide bula - 2 - E, quem se sentir prejudicado por um engano desses, leia atentamente a bula, isto é, o contrato que acompanha o programa. Escondida entre as cláusulas existe sempre - ou pelo menos deve existir - a que dá ao consumidor o direito de devolver o produto, mesmo depois de instalado em seu equipamento (nesse caso, desinstalando antes da devolução) e receber o dinheiro de volta, integralmente. Provavelmente, vai precisar de auxílio do Procon ou órgão equivalente, como já descobriu um grupo de consumidores do estado norte-americano da Califórnia, há algum tempo. 

E não espere que a empresa se responsabilize pela restauração do computador à configuração imediatamente anterior à da instalação do programa. Para evitar problemas no seu equipamento, siga o sábio conselho que os internautas estrangeiros costumam dar nas listas eletrônicas de debate: RTFM. A sigla, cujo significado é impublicável literalmente, significa mais ou menos: "Leia o maldito manual"!