Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0008b020.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/24/00 18:46:30
Cietec abre 119 vagas para empreendedores 

Situado no campus da Cidade Universitária de São Paulo (USP), o Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec) abriu 119 vagas para interessados em criar novos empreendimentos com o apoio de um dos principais pólos incubadores do País. O pré-requisito para ingressar no projeto é ter propostas inovadoras em pesquisas para produtos com alta tecnologia nas áreas de Tecnologia da Informação, Biotecnologia, Biomedicina, Química, Meio Ambiente, Materiais, Técnicas Nucleares e softwares especiais. O prazo para retirada do edital de seleção é até dia 31/8/2000.

Oferecendo suporte tecnológico e orientação para os negócios, o Cietec tem como proposta, incubar negócios nascentes, novas idéias e empreendimentos de base tecnológica. O centro fornece aos incubados a infraestrutura básica que permita aumentar o índice de sobrevivência e a competitividade dessas empresas, objetivando o crescimento da economia brasileira, o aumento da geração de empregos e da capacidade de exportação do país.

Atuando no auxílio a micros, pequenos e médios empresários, o Cietec neste ano expandiu suas atividades. "Ampliamos o número de vagas para 119 e estamos prevendo o recebimento de mais de 200 inscrições", afirma o diretor Sérgio Wigberto Risola. Para ele, o centro incubador é uma nova forma de incentivo ao desenvolvimento de tecnologia, muito popular no exterior e que está a cada dia se fortalecendo mais no Brasil. O setor que mais ganhou espaço no centro foi o de informática. Do total de vagas, 29 são reservadas às empresas de criação de softwares.

"O panorama é promissor para pequenas empresas de base tecnológica", acredita Risola. Outra novidade do projeto é a pré-incubadora que vai manter em um Hotel de Projetos 42 assessorados até terem estrutura para passar para a incubadora. O diretor destaca ainda que neste ano até empresas que já atuam no mercado poderão participar da seleção. "Uma companhia que está desenvolvendo um produto e que necessita de apoio tecnológico também poderá ser uma empresa incubada e contar com toda nossa infraestrutura", diz Risola.

As empresas incubadas no Cietec têm à sua disposição todas as facilidades técnicas e operacionais oferecidas pela USP, o IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). São laboratórios em todas as áreas do conhecimento humano, com o apoio de técnicos e pesquisadores de todas as entidades envolvidas. Além disso, o CIETEC conta com Assessoria de Marketing em assuntos referentes à Gestão de Negócios, Marketing e Vendas e Assessoria Jurídica.

Algumas das empresas residentes no Cietec já atraíram a atenção do mercado. Um bom exemplo disso é a Lasertools que trabalha na área metalúrgica com furos e cortes usando o laser como ferramenta. Esta empresa já presta serviço a diversos clientes. Outro caso de sucesso é a Pro-line que trabalha em um projeto de implante ortodôntico em titânio e na fabricação de compostos de enxertia óssea e também está comercializando seus produtos para o ramo odontológico.

Roteiro - A retirada do edital pode ser feita até 31/8 no prédio do Ipen na USP (Travessa R, 400, Cidade Universitária), das 8 às 17 horas. As propostas serão recebidas até o dia 11/9. Nesta etapa, serão pré-selecionados os candidatos que participarão de um workshop, de 4 a 16/10. Até o dia 30/10, as propostas finais deverão ser encaminhadas, com apresentação do plano de negócios. Os resultados serão divulgados até o dia 31/12 para o preenchimento de 64 vagas na primeira fase e no dia 31/3/2001, para outras 55 vagas em uma segunda fase. Mais informações peo telefone (0**11) 212.8466

Um dos mais importantes centros incubadores do país, o Cietec foi criado em abril de 1998 por um convênio entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), a USP (Universidade de São Paulo), o Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).