Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0008b016.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/24/00 15:03:34
Fotografia se rende à tecnologia digital 

O crescimento da tecnologia digital nas redações jornalísticas, nos estúdios fotográficos e entre o público em geral será o ponto forte da PhotoBrazil 2000 - Feira Internacional de Imagem -, evento organizado e promovido pela Alcântara Machado Feiras de Negócios de 29/8 a 1/9/2000 no Centro de Exposições Imigrantes (km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes), na capital paulista. 

"Os destaques entre os produtos serão as câmaras e minilabs digitais. Além disso, serão apresentados insumos para este segmento", conta Duda Escobar, diretora da feira. O "Técnica e Performance", ciclo de palestras e debates voltado ao público profissional, reunirá grandes fotógrafos brasileiros com opiniões divergentes sobre o digital. 

A exposição permanecerá aberta das 14 às 21 horas, sendo proibida a entrada de menores de 14 anos. Os visitantes devem apresentar convite ou comprovante de vínculo com o setor. O pré-cadastramento pode ser feito através do site da feira na Internet. 

Estão previstos dois eventos paralelos: Técnica e Performance, das 15 às 19 horas, organizado pelo Sindicato das Empresas de Artes Fotográficas do Estado de São Paulo (Seafesp), com inscrições pelo telefone (0**11) 259-3422 e pelo fax: (0**11) 259-3825 ou por e-mail. Já o 26º Congresso Brasileiro de Fotografia e Vídeo, das 9 às 14h30, recebe inscrições pelos mesmos telefones e por e-mail.Onde: Centro de Exposições 

Internet para fotógrafos - O último dia do "Técnica e Performance" será dedicado ao tema Internet, sua utilização como ferramenta de mercadologia e divulgação do portifolio de um profissional e a polêmica sobre o direito autoral das imagens disponíveis na rede. 

O fotógrafo Clício Barroso explorará o tema "Como vender imagens pela Internet". Segundo Clício, "a Internet é uma ferramenta de mercadologia para o fotógrafo". A utilização do correio eletrônico para divulgar o portifólio do profissional e a utilidade da criação de um site Web serão assuntos em discussão: "a idéia é usar a rede como uma vitrine", conclui. O palestrante mostrará ainda bancos de imagens específicos para venda de acordo com a demanda. 

Completando o tema, o advogado Paulo Gomes colocará em discussão "O Direito Autoral" na Internet. "Vou falar sobre como a fotografia pode ser usada e as eventuais infrações cometidas pelos e contra os fotógrafos", conta Gomes. Ele apresentará casos que demonstram os problemas que mais afetam os profissionais. 

Os três primeiros dias do evento abordarão os temas: Moda, com Daniel Klajmic, Still (publicitário), com Fernando Carrieri e Ricardo de Vicq, e Fotojornalismo, com João Bittar e Jorge Araújo (respectivamente editor de fotografia e repórter fotográfico da Folha de São Paulo). 

"Convidei os grandes fotógrafos brasileiros. Cada um tem seu estilo e sua forma de enxergar a tecnologia digital", conta Duda Escobar. "Alguns preferem o digital, outros não, mas todos são admirados e reconhecidos pelo mercado", conclui. O visitante poderá conferir as diferenças e os estilos dos profissionais na exposição realizada durante a PhotoBrazil. 

Tecnologia digital - Marcas como Pentax, Olympus, Fujifilm, Noritsu, Kodak, Zenit, Kis, Sony, Gretag Imaging e Ilfor apresentarão na oportunidade os últimos lançamentos em câmaras, insumos, acessórios, filmadoras e equipamentos. 

"Poucas pessoas sabem que as fotos de sua câmara digital podem ser impressas com qualidade fotográfica normal ou até melhor", conta Dominique Brelingard, distribuidor de minilabs digitais da marca francesa Kis. Neste segmento estarão presentes também a Fujifilm e a Noritsu. 

A tecnologia entra como o grande diferencial para o lojista e para o consumidor final. O equipamento aceita todas as fontes: slides, filmes 35 mm, fotografias ampliadas, CD-ROM, disquete, zip e conexão direta com câmaras digitais, e permite a criação de um produto diferenciado. É possível modificar cores, corrigir imperfeições, produzir cenários, criar molduras, acertar erros de luz, produzir calendários e cartões personalizados, além de oferecer a mesma qualidade e custo, agregando valor ao produto final. 

"Os minilabs digitais manipulam automaticamente as imagens do negativo por meio de um programa capaz de reconhecer detalhes de imagem", afirma Flavio Takeda, gerente de vendas da Fuji Film do Brasil. As fotos podem ainda ser extraídas da Internet e armazenadas num CD-ROM por décadas. "O lojista poderá ampliar suas possibilidades de faturamento, diferenciando-se da concorrência", analisa Edmundo Salgado, da Noritsu. 

A Sony trará o sistema de foto digital instantânea UPX - C21. Ao contrário do minilab, não existe manipulação de imagem devido à finalidade da fotografia. O equipamento é compacto e necessita de um espaço de cerca de 0,5 X 1,8 m. Segundo o fabricante, evitam-se perdas e conquista-se a satisfação do cliente, que pode escolher a melhor pose. O processo envolve ampliação por sublimação em cera (dye sublimation) em papel térmico. 

A Photolab Digital, especializada em produtos Kodak, terá como destaque a câmara DCS-660, equipamento que oferece a melhor resolução do mercado mundial. Além disso, haverá impressoras para papel fotográfico. "Outro produto será a estação digital. Com ele é possível imprimir um negativo normal com imagens digitais", explica William Bittar, proprietário da empresa. Seguindo a tendência, a Ikonfoto, fabricante de bolsas para fotógrafos, lançará a bolsa para laptop, para profissionais que precisam disponibilizar seus trabalhos em tempo real. 

Promotora - Pioneira no Brasil e na América Latina na realização de feiras de negócios, desde 1958, a Alcântara Machado tem sua história ligada ao desenvolvimento da indústria do País. A empresa já realizou mais de 600 eventos em amplitude nacional e internacional. 

Hoje, promove 30 feiras de negócios por ano, englobando diferentes segmentos da economia, incluindo as mais importantes realizadas no Brasil e na América Latina. Entre elas, Fenit, Fenatec, UD, Salão do Automóvel, Feicon, Cosmética, PhotoBrazil, Elétrica, Fiaflora, Mecânica, GEOBrasil, Expolux, Expolav, Cosmoétnica, Fiagro, Hortifruti, Fiepag/Converflex, Elétrica, Qualidade, Feimafe, Brasilplast, Febrava, Acts, M&T Expo, Fenatran, Expomilk, Feicorte e Petland.