Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0006bpub.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/15/00 17:58:02
Publicações 

Dois novos livros na área de negócios e informática estão sendo lançados pela editora Makron Books no mercado brasileiro: "Gestão da Ação" e "Salvando a IBM".

"Gestão da Ação - Aprenda a lidar com mudanças e reconhecer oportunidades nos negócios" é o tema da obra de Stephen Redwood, Charles Goldwasser e Simon Street. O livro aborda a experiência da PricewaterhouseCoopers em ajudar empresas a planejar e implementar estratégias de ação frente a mudanças.

Apresentando uma nova forma de gerenciamento, a obra identifica em suas 198 páginas os principais desafios que as empresas enfrentam para agir e fornece as melhores ferramentas e reflexões da PricewaterhouseCoopers para empresas que estão conduzindo mudanças de grande escala. Além disso, descreve planos de ação da Siemens, Bristol-Myers Squibb, Neiman Marcus, entre outras. "A chave é lidar com a mudança e aproveitar a oportunidade de sucesso, gerenciando a ação empresarial", explicam os autores.

Fazendo uso da própria experiência e de centenas de administradores em todo o mundo, eles apontam os dez desafios que os administradores devem enfrentar e dominar para completar uma ação empresarial: planejar para agir; alocar para agir; liderar para agir; fortalecer-se para agir; mobilizar para agir; esclarecer para agir; cultivar para agir; integrar-se para agir; equipar-se para agir e revigorar-se para agir. E, ainda, fornecem um esquema para construir um programa de ação de sucesso.

Stephen Redwood (Tóquio) é líder global de Organização e Prática de Estratégia de Mudança da PricewaterhouseCoopers. Charles Goldwasser (Los Angeles) é líder regional de Organização e Prática de Estratégia de Mudança dessa empresa, na qual Simon Street (Londres) também é diretor..

"Salvando a IBM: estratégias de sucesso para todos os tipos de epresas", de Robert Slater, conta a história de como Lou Gerstner ressuscitou a IBM de uma morte certa, tornando-a um exemplo da mágica transformação que é possível fazer em uma empresa. Em 282 paginas, relata como Lou Gerstner levou a Big Blue, de uma perda de 8 bilhões de dólares em 1993 para um lucro de 3 bilhões de dólares em 1994. Uma virada sem precedentes, com ganhos de 11 bilhões de dólares.

Com esta atitude, Gerstner firmou sua reputação como um dos maiores executivos de gerenciamento de mudanças da história. O livro registra detalhadamente o trabalho realizado por Gerstner na IBM e descreve os segredos de liderança que orientaram cada passo do processo.

Para escrever essa obra, Robert Slater utilizou várias entrevistas de Gerstner para a mídia, seus discursos e alguns memorandos internos valiosos. Além disso, o autor entrevistou vários consultores e analistas financeiros da IBM que dedicavam grande parte de suas horas de trabalho a monitorar Lou Gerstner e sua empresa.

Segundo o autor, "Lou Gerstner tem aquilo que todo grande comunicador precisa e quer ter: uma presença poderosa. Quando entra em uma sala, todos sabem que ele está lá. Quando fala, as pessoas o ouvem. Quando discursa em público, é capaz de destilar grandes quantidades de informação facilmente e transmiti-las para o público, usando termos e idéias simples. Ele tem sido chamado de "um pacote bem enrolado de poder cerebral, de alta voltagem".

Robert Slater é biógrafo e repórter da revista Time há mais de 18 anos. Escreveu vários livros de negócios, como "Get Better or Get Beaten!"; "31 Leadership Secrets from GES", "Jack Welch, The New GE: How Jack Welch Revived an American Institution" e "This... is CBS". Seu último best-seller foi "George Soros: A Vida, a Luta e os segredos do Maior Investidor Financeiro do Mundo". Anteriormente, trabalhou na agência UPI e na revista Newsweek. Também foi presidente da Foreign Press Association. Atualmente, Slater vive e trabalha em Jerusalém, Israel.